Estações do Ano e Queda Capilar

Se tem dúvidas sobre as estações do ano contibuem para queda capilar pode ficar mais tranquilo, porque isso pode ser pura coincidência.

Na realidade, a mudança climática contribui para algumas alterações no humor, no entanto, cientificamente não está comprovado a relação com a queda capilar, a não ser no perído do inverno que há um crescimento mais lento dos fios.

Então, se não são estações do ano que contribuem para queda capilar, porque em determinados períodos notamos a perda dos fios mais acentuada?

Ciclo do Cabelo

Nosso cabelo passa por um ciclo, isso é comum a todas as pessoas, sendo que cada um de nós tem seu próprio ciclo capilar.

É importante observar atentamente para não entrar em pânico assim que perceber queda de cabelo.

Em termos simples, nosso cabelo passa por três ciclos:

#1 Anágena

Essa fase o cabelo desenvolve bem, ou seja cresce com mais rapidez. Essa fase dura em média de 2 a 4 anos, e notamos sempre o cabelo em desenvolvimento.

#2 Catágena

Depois de plenamente desenvolvido, os cabelo passam por um período de repouso, ou seja o crescimento para por um tempo e o cabelo estabiliza no tamanho.

Esse ciclo dura pode durar até uns 4 meses.

#3 Telógena

Esse é o último período do ciclo, em que perdemos o cabelo para serem substituídos por novos fios.

Um ciclo aceitável, porém, coincidentemente podem vir em fases críticas de nossa vida quando estamos sobrecarregados por stress ou até mesmo problemas emocionais.

Pode consultar aqui sobre problemas emocionais e queda de cabelo.

Porém, no inverno algumas pessoas notam uma perda mais acentuada dos fios, o que pode acontecer pelos cabelos receberem menos luz solar, o que diminui o estimulo da divisão celular que contribui para o crescimento dos cabelos.

Não queremos dizer com isso, que esse ciclo pode trazer problemas emocionais, já que o mesmo é natural e faz parte do nosso organismo.

Na fase Telógena os cabelos maturam e caem e assim nascem novos fios, o que pode durar até 6 semanas.

Algumas pessoas acabam por confundir e acreditam que as estações do ano contribuem para queda de cabelo, já que o cabelo repete o ciclo de queda exatamente na mesma estação.

Porém, isso pode ser coincidência, já que as estações do ano não influenciam a trocados fios.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos