Hormônios podem causar calvície?

Os  hormônios são essenciais para o pleno funcionamento do corpo. O excesso ou falta deles nos causam problemas.

Os cabelos refletem muito nossa saúde, portanto conhecer quais hormônios nos fazem mal, mais especificamente  aos nossos cabelos, pode nos dar informação importante para algumas decisões atuais que vão influir na nossa vida futura.

Vamos a alguns fatos!

Tipos de calvície

Calvície – é a calvície genética ou hereditária . É também conhecida como alopecia androgenética e é causada pela incapacidade do organismo de produzir novos fios de cabelo, e não devido à perda de cabelo excessiva. A alopecia androgenética é geralmente permanente.

Herdado ou “calvície” afeta muito mais os homens do que as mulheres. Cerca de 25% dos homens começam a ficar carecas no momento em que têm 30 anos, e cerca de dois terços serão  carecas  aos 60 anos.

Alopecia areata

Áreas calvas desenvolvem-se no couro cabeludo, barba, e, possivelmente, nas sobrancelhas.Cílios podem cair também. Isso é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca os folículos pilosos e leva à perda de cabelo do couro cabeludo e em outras partes do corpo. No entanto, os folículos pilosos estão vivos, o que garante potencial de retomada do crescimento com o tratamento devido.

Tinea capitis

É a perda de cabelo devido a infecção fúngica do couro cabeludo. Isso é facilmente tratado com medicamentos antifúngicos.

Mudanças hormonais

Um excesso de atividade ou subatividade da glândula tireoide pode causar queda de cabelo. Tal quadro para, uma vez que a doença da tireoide seja tratada.

O eflúvio telógeno

É a perda de cabelo temporária, que pode ocorrer após uma doença grave, cirurgia de grande porte ou estresse físico ou emocional.

Eflúvio anágena

É  a perda de cabelo devido ao tratamento com medicamentos quimioterápicos, quedirecionam-se rapidamente para a divisão das células, de modo que afeta as células em crescimento ativo de cabelo. O cabelo cresce de volta, após o fim do tratamento.

Alopecia por tração

Certos penteados, quando você puxa o seu cabelo com força pode causar cicatrizes dos folículos pilosos. Se puxar com muita constância e ao longo de muito tempo, vai danificando a produção de cabelo.

Cicatricial ou cicatrizes de alopecia

Perda de cabelo ocorre quando os danos causados pela  inflamação dos folículos e causam cicatrizes no folículo piloso e é substituiído por tecido cicatricial.

Doenças

A diabetes ou lúpus podem também causar a perda de cabelo.

Tricotilomania

É uma condição psicológica em que o indivíduo tem uma vontade incontrolável de arrancar o seu próprio cabelo.

Medicamentos

Perda de cabelo também podem acontecer devido a medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, alguns medicamentos usados no tratamento da gota, anticoagulantes , antidepressivos etc.

Nutrição

Má nutrição ou alimento também pode causar queda de cabelo. Dietas motivadas por  doença e distúrbios alimentares causariam má nutrição.

A seguir veja quais são as principais causas da calvície, relacionadas a hormônios.

Hormônios que podem causar perda de cabelo

Se os hormônios podem tirar sua energia e roubar o seu desejo sexual – ou aumentá-lo – provavelmente não será nenhuma surpresa que eles também possam transformar suamadeixas em uma confusão. Aqui estão apenas algumas maneiras que as hormônios podem causar queda de cabelo:

Estrogênio em excesso

O estrogênio é um hormônio encontrado e produzido naturalmente no corpo das mulheres, é seu amigo quando está na quantidade adequada. Isso faz você se sentir energizado, ajuda a estabilizar o seu humor e contribui para ter sexo saudável.

No entanto, excesso de estrogênio pode causar  ganho de peso, perimenopausa ou toxicidade da exposição aos desreguladores endócrinos (que são presentes em nossos alimentos, de água a matérias plásticas), pode levar à queda de cabelo também. Durante e após a gravidez, por exemplo, os níveis de estrogénioestão no pico e em seguida caem vertiginosamente, causando a perda de cabelo súbita para muitas mulheres.

Insulina

A insulina, hormônio encarregado de regular os níveis de açúcar no sangue, também afeta um variado número de diferentes processos do corpo, incluindo o armazenamento de gordura, a saúde do coração e – você adivinhou – o crescimento do cabelo!

Um estudo publicado no European Journal of Cardiovascular Risk descobriu que mulheres com alguns marcadores de resistência à insulina têm um maior risco de alopecia androgenética (AGA), ou calvície feminina.

Testosterona

Nos homens, a testosterona está associada ao fenótipo masculino. Mas muita testosterona em mulheres, por exemplo, cria todos os tipos de resultados desagradáveis. Ou seja,  é um hormônio que pode causar o crescimento de pelos no rosto, pescoço ou no peito, e a perda de cabelo em sua cabeça.

Tireoide

Seu corpo é um sistema inteligente. Então, quando está sob estresse, devido a desequilíbrios hormonais, como a flutuação dos níveis de tireoide, redireciona a energia utilizada para processos não-críticos (crescimento de pelos) para assuntos mais importantes  (equilibrar seus hormônios). Baixa tireoide é muitas vezes a causa de que o couro cabeludo fique fino em algumas mulheres.

Pela sua complexidade, a calvície precisa ser enfrentada com calma, coragem e produtos de qualidade https://www.jethair.com.br/onde-encontrar/ . Por isso sugerimos muita pesquisa para se chegar às melhores opções para ajudar a combater esse problema. Cuide-se!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos