Cetoconazol e zinco: aliados na luta contra a calvície

A calvície é temida pela maioria dos homens. No Brasil, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), aproximadamente 42 milhões de homens ficarão calvos no futuro. Por enquanto a calvície não tem cura, mais existem tratamentos que ajudam a contê-la.

Problema

O hormônio sexual masculino (testosterona e seus derivados) é o maior responsável pela queda dos cabelos. Isso também pode ocorrer com as mulheres, porém nelas a quantidade é menor.

A calvície pode ser causada por herança genética e algumas vezes começam a surgir ainda na adolescência, mas é comum ocorrer entre os 25 e os 40 anos. A alopecia androgenética, conhecidas como as “entradas”, são as primeiras manifestações da calvície. Depois ocorrem perdas no vértex, a parte superior da cabeça.

A miniaturização dos fios é o que leva ao desaparecimento do cabelo em determinada região, ou seja, os fios que são grossos se tornam mais finos. É nesse momento que os homens percebem que estão ficando com menos cabelo e se tornarão calvos.

O cabelo depois de um tempo começa a cair, e são substituídos por outros, um processo de renovação permanente. Quando há uma atrofia dos bulbos capilares não crescem novos fios, assim surgem casos de calvície.

Os homens devem ficar de olho nos primeiros sinais da calvície e procurar um dermatologista, quando mais cedo começar o tratamento, melhor serão os resultados. É recomendável que os filhos de pais calvos fiquem atentos e procure um especialista o mais breve possível. É importante saber qual a idade o pai começou a ficar calvo, e procurar ajuda antes de completar essa idade.

Tratamento

Como a calvície é uma doença genética, não existem muitas coisas a serem feitas. Porém para retardar o seu surgimento é recomendado algumas combinações de uso de medicamentos, tônico capilar e xampu. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista, que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo ou de associar outros medicamentos para a obtenção de melhores resultados. Vale lembrar que o tratamento deve ser continuo, porque os benefícios obtidos não são mantidos com a retirada da medicação.

Transplante de cabelos

Para quem busca métodos mais rápidos existe também transplante capilar.  Nesse caso é retirados fios da região da nuca e redistribuídos nas áreas calvas. Como é um processo cirúrgico, procure um profissional habilitado e de confiança.

Cetoconazol e zinco

O cetoconazol é um antifúngico que quando usado no couro cabeludo ajuda na diminuição da população de fungos no couro cabeludo e reduz o excesso de oleosidade. O zinco ajuda a prevenir a caspa e mantém os fios fortes e saudáveis, minimizando a perda de cabelo. É necessário ter uma quantidade suficiente de zinco para que o cabelo não se quebre facilmente.

O cetoconazol e zinco devem ser usados no xampu, porque ele evita o enfraquecimento do cabelo e queda dos fios. É aconselhado usar esses produtos duas ou três vezes por semana, nos demais dias, devem-se usar outros produtos que retire a oleosidade do couro cabeludo.

Duvidas frequente sobre a calvície

  • Não lavar o cabelo ajuda a controlar a calvície? Ao contrario, ao deixar de lavar os cabelos diariamente acumula sujeira na região do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo caia e apareça a calvície. É preciso manter o cabelo sempre limpo, usar xampu apropriado para o seu cabelo e de preferencia os que tenham fórmula de ph neutro e que seja sem sal, desse modo você removerá toda a sujeira sem causar danos aos fios do couro cabeludo.
  • A queda dos cabelos é o principal problema da calvície? Não. Quando o cabelo cai, nascem novos fios no lugar, porém eles são mais fracos. Com o tempo, os fios se tornam cada vez mais sensíveis até que eles não crescem mais.
  • Usar boné ou chapéu gera calvície? Eles não têm qualquer relação com a calvície. Só é necessário observar se esses acessórios não estão abafando demais o couro cabeludo, o gerando seborreia que pode desencadear uma queda de cabelo.
  • Vitamina A ajuda controlar o problema? Não, e também é mito quando dizem que ela ajuda a fortalecer os cabelos e deixá-los mais fortes e sedosos.
  • Xampu antiqueda previne a calvície? Esses produtos não influenciam a calvície. Quem sofre com esse problema deve apostar em produtos zinco e cetoconazol.

Dicas

  • Procure manter uma vida saudável: Adote uma alimentação rica em aminoácidos, proteínas e vitaminas, não se esqueça de praticar exercícios físicos. Isso ajudará a manter uma boa nutrição para o seu couro cabeludo.
  • Massagem na cabeça: Massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. Comece massageando a parte frontal da cabeça, continuando na nuca e termine no alto do crânio. As massagens ajudam no relaxamento e provocam menos queda dos cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos