Conheça 11 causas para queda de cabelo

Existem diferentes causas para a queda de cabelo, algumas mais óbvias que as outras, mas credite as causas são muitas.

A queda de cabelo pode ser um sinal que seu corpo está dando, dizendo que alguma coisa não está ocorrendo como deveria ocorrer. É normal, por exemplo, a pessoa perder em média 120 fios de cabelo por dia, mas se esse número for maior já pode ser motivo de preocupação.

De acordo com pesquisas cerca de 25% das mulheres entre 35 e 40 anos, 50% dos homens com mais de 40 anos costumam ter maior queda capilar.

Motivos de as pessoas terem calvície

O fio tem ciclo de 3 fases que abrangem as fases de anágeno, catágeno e telógeno. A fase de anágeno é a parte em que ocorre o crescimento do cabelo em que dura de 3 a 6 meses. A segunda fase, do catágeno, o cabelo para de crescer, essa fase pode levar até dois anos. Na terceira fase, telógeno, dura em média 3 meses em que o fio já está velho e fraco. Porém, esse processo é alterado quando ocorre algum problema no sistema.

Por isso, iremos falar sobre cada uma das causas para a queda de cabelo que pode ocorrer, independente de ser homem ou mulher.

Causas para a queda de cabelo

  • Alteração Hormonal

Qualquer tipo de deficiência hormonal pode gerar a queda de cabelo. Por isso, fique atento a qualquer tipo de mudança, como por exemplo, algum problema como na tireoide, suprarrenal e hipófise, pois assim o organismo fica completamente desregulado e atrapalha os nutrientes de chegar nos folículos capilares.

  • Secador e chapinha

Para quem já tem o cabelo mais frágil, utilizar o secador ou a chapinha pode piorar ainda mais a situação. Se o seu cabelo for saudável e forte, com o uso excessivo do secador e da chapinha o problema da fragilidade dos fios vai aparecer. Isso ocorre porque o calor no cabelo acaba levando formação de bolhas de ar dentro do cabelo, deixando mais fraco e quebrando.

Não é proibido usar chapinha, contando que não seja um costume regular em seus hábitos.

  • Penteados

Deixar os cabelos presos por muito tempo também deixam os cabelos mais fracos e quebradiços. Isso porque, quando você prende o cabelo em um rabo de cavalo, por exemplo, os fios ficam tensionados promovendo assim, a quebra desse fio. Ou seja, esse hábito pode levar a ter alopecia por tração, que são falhas no couro cabeludo por causa da força exagerada empregada no cabelo.

  • Estresse

O corpo quando está acometido por estresse acaba liberando mais energia do que libera normalmente, fazendo com que afete a produção dos seus fios de cabelo. Ou seja, quando isso ocorre, todo o organismo perde uma quantidade de vitaminas e minerais consideráveis, fazendo com que ocorra queda capilar.

  • Falta de vitaminas do complexo B

Os alimentos que nos favorece as vitaminas do complexo B são a carne, o ovo, vegetais verde-escuras e o leite. Por isso, é muito importante ter uma alimentação equilibrada.

As vitaminas do Complexo B são responsáveis por manter o cabelo saudável. Como não são produzidas pelo nosso próprio organismo, se tornam ainda mais importantes.

  • Hereditariedade

Nesse aspecto, são os homens que ganham já que são os mais atingidos por causa do fator hereditariedade. Ou seja, a calvície que vem pela herança genética. Normalmente, causam falhas nas laterais da testa e na parte superior da cabeça.

  • Antidepressivos

Nesse caso, é muito importante consultar um médico para uma melhor regulação da dose ou, talvez, trocar a substância que está ingerindo.

O uso de remédios antidepressivos, antibióticos, como também o uso de anabolizantes deixam os fios bastante fragilizados uma vez que atuam diretamente no sistema nervoso e na divisão celular.

  • Pós-parto

A queda de cabelo é muito comum no pós-parto e pode vir a ocorrer entre 3 a 4 meses depois de seu filho nascer. Isso ocorre porque, nessa fase os hormônios femininos estão se readequando a sua nova realidade já que durante a gravidez a mulher tem um nível bem baixo de hormônios masculinos, exatamente aqueles que são responsáveis pela queda de cabelo.

  • Envelhecimento

O fator envelhecimento é inevitável para a queda de cabelo uma vez que a partir dos 50 anos, o couro cabeludo fica menos espesso, prejudicando assim, as glândulas sebáceas e sudoríparas, como também a circulação de sangue no local.

  • Tabagismo

Quem fuma caba tendo uma baixa oferta de nutrientes para os fios, por causa disso ocorre a queda.

  • Produtos químicos

O uso desenfreado de produtos químicos é muito agressivo para o cabelo. Por isso, o contato do couro cabeludo com ativos que são proibidos, como por exemplo, o alto uso do formol, faz com que o seu cabelo quebre e caia.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos