9 causas para a queda de cabelos – Parte I

Se você está perdendo o seu cabelo, pode ser fácil de resolver esse problema, pois encontrando as causas você pode escolher o melhor tratamento para a sua queda de cabelos. Talvez, a sua queda de cabelos seja apenas em ingerir mais ou menos vitaminas, ou pode ser um pouco mais difícil de ser cuidado dependendo da causa da calvície.

Por que o seu cabelo está caindo?

Para a maioria dos especialistas os homens têm uma tendência maior a ter calvície do que as mulheres devido a genética. Porém, cabelo fino e queda de cabelo é também muito comum entre as mulheres. Os motivos para se chegar a calvície ou ter apenas uma queda de cabelo pode ser bastante simples, e algumas vezes é temporário, como quando estamos com alguma deficiência de vitamina ou algum problema de saúde.

Na maioria dos casos, existem maneiras de tratar a queda de cabelo tanto de homens quanto de mulheres. Porém, tudo vai depender da causa da queda de cabelo. Por isso, nesse artigo falaremos sobre algumas causas para a calvície, para que assim você possa identificar mais rápido e procurar o tratamento adequado para o seu caso, sem perder tempo.

1.   Estresse Físico

Qualquer tipo de trauma, como uma cirurgia, acidente de carro, problemas sérios de saúde, até mesmo um simples resfriado pode acusar queda de cabelo temporária. Esse tipo de calvície é chamado de telogen effluvium.

Pois, o cabelo tem um ciclo específico de crescimento, consistindo de fase de crescimento, fase de repouso e a fase que o cabelo cai e quando você passa por um período de estresse muito grande, essa última fase acaba se prolongando. A única coisa a ser feita nesse caso é se recuperar do estresse, sendo tomando os medicamentos adequados ou ficando mais calmo.

1.1. Gravidez

A gravidez é um exemplo de estresse físico e que pode causar queda de cabelo, tudo isso por causa dos hormônios que ficam fora do seu estado normal. Quando ocorre a queda de cabelo por causa da gravidez, costuma ocorrer depois que o bebê nasce. Não se preocupe que tudo voltará ao normal, assim que o seu corpo encontrar o seu equilíbrio.

2.   Excesso de vitamina A

Os suplementos ou medicações que tenham vitamina A podem acarretar a calvície se você ingeri-los em excesso. Por isso, deve-se ter muito cuidados com esses suplementos e medicações, pois só devem ser ingeridos se realmente houver necessidade.

3.   Falta de Proteínas

Se você não ingerir proteína suficiente, o seu corpo pode começar a racionar proteína, fazendo assim, que ocorra a queda de cabelo.Para reverter à situação, a melhor maneira é ingerir ovos, peixe e carne para recuperar as proteínas que o seu corpo necessita.

4.   Calvície masculina

Entre dois de três homens quando chegam aos 60 anos podem vir a ter calvície, e na maioria das vezes o problema é genético. Esse tipo de queda de cabelo ocorre por causa de alguns genes e de hormônios, causando a calvície. Para reverter à situação é necessário usar produtos específicos, e até mesmo procurar ajuda de um profissional.

5.   Hereditariedade

A calvície feminina pode ser hereditária e é chamada de alopecia androgênica. Se você vem de uma família em que mulheres costumam ter queda de cabelo depois de uma certa idade, é melhor ficar atento. A opção nesse caso é procurar um especialista para um tratamento específico.

6.   Hormônios femininos

Como a gravidez pode mudar a sua queda de cabelos, mudar as pílulas anticoncepcionais ou parar de usá-las pode causar calvície. Além disso, pode acusar também telogen effluvium, e pode ser agravado se na sua família tiver o histórico de calvície. A mudança do balanço hormonal que ocorre na menopausa também pode causar calvície.

7.   Estresse emocional

É mais comum o estresse hormonal causar calvície do que o estresse físico, mas ainda assim pode acontecer, por exemplo se você estiver passando por um divórcio, morte na família ou qualquer outro tipo de problema emocional. O problema só será solucionado quando o período de estresse passar.

8.   Anemia

Quase uma de dez mulheres, entre 20 a 49 anos sofre de anemia por causa da deficiência de ferro, algo que é muito simples de ser solucionado. Pois, ao procurar um médico será pedido um exame de sangue para ter certeza que tipo de anemia você tem e, assim, tomar as decisões adequadas. Na maioria das vezes, coma penas um suplemento de ferro a anemia é solucionada.

9.   Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um termo médico para quem tem uma hipoatividade da tireoide. Essa pequena glândula está localizada no seu pescoço, sendo responsável a produzir hormônios que são cruciais para que o seu metabolismo funcione corretamente. Se os hormônios não são produzidos de forma adequada pode contribuir para a queda de cabelo. Ao procurar um especialista, ele vai fazer testes para determinar qual a real causa do problema, e dará o medicamento adequado para solucioná-lo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos