Alopecia masculina: causa, sinais e tratamento contra a queda de cabelos

A alopecia masculina é muito comum entre os homens. Segundo estudos recentes, mais de 50% dos homens a partir de 50 anos são afetados pela calvície, porém isso não quer dizer que a alopecia masculina não possa aparecer antes, pois o seu estilo de vida e a probabilidade genética são fatores determinantes para o aparecimento da calvície masculina.

Por isso, nesse artigo, iremos listar algumas causas e sinais que podem mostrar o início da alopecia masculina, além de falar sobre alguns tratamentos que você pode utilizar para retardar o aparecimento da calvície e amenizar a aparência da calvície.

Principais causas

Probabilidade genética

Uma das principais causas para o aparecimento da alopecia masculina, como já foi mencionado, é o fator genético, ou então, ter um histórico de calvície na família. Algumas pesquisas descobriram que a calvície masculina está associada aos hormônios masculinos que são chamados de androgênio. Esse hormônio tem a função de regular o crescimento do cabelo.

O que se deve saber é que o cabelo tem um ciclo. Com a calvície masculina, esse ciclo se inicia fraco e o folículo encolhe, fazendo com que produza um cabelo mais curto e fino.

Outras causas

Algumas vezes a calvície pode não ter sérias causas, mas pode ser ocasionado pelo uso de certos medicamentos, problema na tireoide, uso de anabolizantes. A calvície pode aparecer devido a medicamentos usados para combater o câncer.

Fatores de risco

A calvície masculina pode se iniciar ainda na adolescência, mas é mais comum em adultos. Com certeza, o fator genético propicia a queda de cabelo, por isso os homens que tiverem parentes próximos com calvície estão no grupo de risco, principalmente se esses parentes forem do lado materno da família.

Sinais

Principais sintomas

Se o seu cabelo começar a cair a partir das têmporas ou da coroa da cabeça, provavelmente você tem calvície. Há homens que têm apenas um ponto de calvície.

Alguns tratamentos contra calvície

1.   Tratamento principal

Dependendo da causa da calvície masculina não é necessário nenhum tipo de tratamento. Porém, existem vários tratamentos disponíveis no mercado, principalmente para aqueles que não estão satisfeitos com a sua aparência.

2.   Minoxidil

É um medicamento tópico que diminui a queda de cabelo, além de estimular os folículos capilares para crescer novos fios de cabelo. Para que o Minoxidil faça o efeito esperado, é necessário que seja feito o seu uso entre 4 meses a um ano. Porém, a queda de cabelo volta a ocorrer quando você para com a medicação.

3.   Transplante de cabelo

O transplante de cabelo é o tratamento mais invasivo e mais caro que se tem quando o assunto é calvície. Esse tipo de transplante é feito removendo cabelo de áreas do couro cabeludo que tem cabelo com crescimento e que é transplantado nas áreas que não tem mais cabelo, ou onde o cabelo está muito fino.

Vários tratamentos são necessários e o procedimento tem um certo risco de ter alguma infecção ou de rejeição. Mas há também as suas vantagens como ter um look mais natural e é permanente.

4.   Aconselhamento

Vir a ficar careca é uma grande mudança. Mas você também pode aceitar a sua aparência desse modo. Por isso, você deve procurar algum tipo de aconselhamento para controlar a sua ansiedade, ou algum tipo de depressão ou qualquer outro problema emocional que possa vir a ter por causa da sua condição.

Dicas e truques especiais contra calvície

1.   Penteados

Os homens com pouco cabelo acabam deixando o cabelo ainda mais curto. Mas uma boa ideia é perguntar para o cabelereiro qual é o melhor corte de cabelo, pois dependendo do corte pode parecer que tem mais cabelo.

2.   Perucas

As perucas cobrem o seu cabelo e a calvície que você não quer que apareça. Existe uma grande variedade de estilos, cores e texturas para a pessoa escolher. Para uma aparência mais natural, a melhor escolha é aquela que mais parece com o seu cabelo original. Além disso, com um profissional especializado você consegue um look ainda mais natural, ninguém vai perceber que você está com peruca.

3.   Apliques

Os apliques de cabelo são perucas com cabelo natural. Porém, é necessário que você tenha cabelo suficiente para colocar o aplique. A grande vantagem dos apliques é que eles não caem, inclusive na hora de fazer atividade como natação, ele continua preso.

Há também algumas desvantagens como causar ainda mais dano ao seu cabelo por causa do atrito.

Prevenção

Será que há algum tipo de prevenção para calvície?

Não há nenhum tipo de prevenção para a calvície masculina.  A teoria é que o estresse pode causar uma grande queda de cabelo por causar o aumento de hormônios no seu corpo. Você pode reduzir o estresse fazendo atividades físicas simples, como caminhar. Pode também ouvir músicas mais relaxantes e aproveitar um período de quietude em sua casa ou no trabalho.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos