Componentes de Xampus também podem causar queda de cabelos

Tanto os xampus quanto os condicionadores são feitos a base de fórmulas químicas para dar aos nossos cabelos brilhos, força, hidratação e uma aparência de cabelos saudáveis. Existem vários xampus que estão disponíveis nos mercados, farmácias e lojas especializadas em cabelos que contém produtos químicos que podem causar irritação no couro cabeludo ou que podem causar algum tipo de dano, e pode ser tão grande que levará até mesmo a queda de cabelos.

É possível evitar a queda de cabelos por causa desse tipo de xampu e livrar o seu cabelo e o seu couro cabeludo. Para isso você só precisa prestar atenção nos componentes do produto. O que é fácil, uma vez que todos os produtos trazem em sua descrição seus componentes.

Por isso, nesse artigo, trouxemos alguns desses produtos químicos que podem causar queda de cabelos. Dessa forma fica muito mais fácil identificar se o xampu tem ou não químicas que não fazem bem ao seu cabelo.

Componentes nocivos ao cabelo

Sulfato

Lauril sulfato de sódio e sulfato de amônio lauril são os ingredientes mais usados em muitos xampus caros porque cria uma enorme quantidade de espuma. Estudos têm mostrado que estes dois produtos químicos podem danificar os folículos pilosos e até mesmo, resultando no problema de queda de cabelo. SLS e ALS são produtos químicos que também podem causar uma irritação profunda no couro cabeludo.

Formaldeído

O formaldeído é outro ingrediente bastante comum em xampus, condicionadores e xampus infantis, principalmente por causa de sua ação desinfetante e seu baixo custo envolvido. A parte perigosa de utilizar este produto químico é que ele pode causar danos no DNA. Se você usar este produto químico com muita frequência e em grande quantidade, com o tempo ele pode começar a danificar seu cabelo, resultando na queda de cabelo devido ao xampu.

Propileno glicol

O uso excessivo de propileno glicol pode causar uma ruptura do cabelo saudável, além de também causar irritação nos olhos e na pele.

Cloreto de Sódio

O cloreto de sódio é um produto químico usado geralmente para fazer a fórmula do xampu e do condicionador que tem uma espessura mais fina. É a inclusão do sulfato de laurilo e de sódio que deixa mais fina. Muitos desses xampus são enriquecidos com cloreto de sódio, podendo provocar irritação nos olhos e no couro cabeludo. Ela também pode causar ressecamento muito grande e coceira no couro cabeludo. Infelizmente, o cloreto de sódio também pode ser um dos motivos para a queda de cabelo excessiva.

Dietanolamina e triethanolomine

Muitos estudos demonstraram que estes dois compostos químicos podem causar de forma igual à queda de cabelo. Juntamente com isso, também pode causar reações alérgicas no couro cabeludo e tem a propensão à ruptura dos folículos pilosos.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico é um composto químico derivado do petróleo que pode limpar facilmente o seu cabelo. É por isso que é um ingrediente bastante comum em muitos xampus. O álcool isopropílico é extremamente seco por si próprio, portanto, tem a capacidade de tirar toda a umidade de seu cabelo, levando à ruptura dos folículos capilares, além de causar queda de cabelo devido ao uso do xampu com esse composto.

Parabenos

Os parabenos, entre eles o parabeno de metilo ou propilo parabeno, são produtos químicos altamente tóxicos na natureza, que podem aumentar a queda de cabelo devido ao xampu. Estes produtos químicos não só podem causar algum tipo de irritação nos olhos e na pele, mas também afetam o equilíbrio hormonal que irá leva a queda de cabelo.

Redobrando a atenção com componentes de xampus

Como já mencionado, a maioria dos xampus contém esses componentes nocivos ao nosso cabelo e ao couro cabeludo. Porém, isso não quer dizer que você deve entrar em pânico.

Usar de vez em quando um produto com um maior teor de limpeza não é problema, o problema está na frequência que você faz no uso desse produto. Hoje em dia, é bastante fácil ficar atento quanto à formulação já que ela vem na embalagem do produto. Portanto, certifique-se antes de comprar qualquer produto, ver quais são os ingredientes de sua fórmula para não fazer uma escolha equivocada.

Além disso, já existem muitos produtos que são livres de parabenos, álcool, cloreto de sódio e outros produtos que são nocivos ao cabelo. Porém, para utilizá-los, é preciso também olhar os ingredientes e sempre se certificar de que está usando todos os produtos livres desses compostos químicos.

Agora, se você usou um creme de pentear que tenha silicone, por exemplo, você precisa de um xampu que tenha um alto poder de limpeza. Depois de retirado o silicone, você pode fazer uso dos produtos livres desses compostos químicos. Pois, nesse caso se você não suar um xampu com alto teor de limpeza, nenhum creme, nem hidratação irão penetrar no seu cabelo. O cabelo para ficar cada vez mais saudável é preciso investir em produtos de qualidade. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos