Conheça 4 causas para a dermatite seborreica

Ter cabelos e pele saudáveis é sinal de saúde e beleza. Mas, mesmo com todos os cuidados possíveis há quem apresente problemas dermatológicos que não estão relacionados com a falta de cuidados e a higiene, como a dermatite seborreica. A inflamação é considerada uma doença caracterizada por escamação e vermelhidão em algumas áreas do rosto, como couro cabeludo, canto do nariz, sobrancelhas e até o colo.

Diferente do que muita gente imagina a dermatite seborreica não é causada pela falta de higiene, não é um tipo de alergia, não é contagiosa e pode afetar tanto adultos como crianças. Em recém-nascidos é conhecida como crosta-láctea, e é uma condição inofensiva e temporária.

Entre as principais características da dermatite seborreica estão flocos de pele branca (caspa) no couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba ou bigode, crostas de pele que descamam pele avermelhada, vermelhidão ou descamação das pálpebras, coceira ou ardor e excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo.

O diagnóstico é feito por um dermatologista, que se baseia na localização das lesões e no relato do paciente. Apesar de não existir uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica, alguns cuidados especiais com a higiene e uso de xampu adequado ao tipo de pele ajudam no tratamento da doença.

Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, retirar completamente o xampu e o condicionador ao lavar o cabelo, enxugar-se bem antes de se vestir e usar roupas leves e de algodão, que não retenham o suor, também contribuem na prevenção e/ou reaparecimento da doença. Além disso, recomenda-se evitar o uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo e o uso de bonés e chapéus.

Apesar de a causa ainda não ser totalmente conhecida, a dermatite seborreica pode ter origem genética ou se desenvolver por diferentes motivos. Confira alguns abaixo:

1- Tipo de pele

Pessoas com pele oleosa podem desenvolver dermatite seborreica, porém, a doença é mais comum em homens do que em mulheres. A presença de acne rosácea (doença de pele que se caracteriza com áreas de vermelhidão nas bochechas, queixo, nariz e testa) também é outro fator que pode desencadear a dermatite seborreica.

2 – Fungo

A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode proporcionar o aparecimento da dermatite seborreica. Por apresentar características lipofilas, estes microrganismos concentram-se principalmente em regiões ricas em glândulas sebáceas, como couro cabeludo, rosto e tórax.

3 – Estresse

O estresse é considerado outro fator que causa a dermatite seborreica. Apesar de muitas vezes ter causa desconhecida, o estresse é caracterizado por sensações de irritação, desconforto, medo, frustração e nervosismo.

4 – Tempos frio e seco

Em épocas de baixas temperaturas e a pouca umidade relativa do ar favorecem o aparecimento da dermatite seborreica devido à propensão de se usar água quente no banho. Diferente do que muita gente imagina a doença não vai piorar com a frequência de lavagens do cabelo e da pele. Caso opte por usar o secador de cabelos, utilize o aparelho a uma distância mínima de 15 centímetros do couro cabeludo. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos