5 mitos sobre a calvície

Mesmo com tanta evolução científica quando o assunto é queda de cabelo, ainda existe um grande tabu envolvendo este tema e, consequentemente, muitos mitos sobre calvície. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população masculina vai ter algum tipo ou grau de calvície até os 50 anos. O problema aparece em 10% dos homens entre 20 e 30 anos e em 50% quando alcançam os 40.

Entre os tipos existentes de calvície, a que mais atinge os homens é a alopecia androgênica, que causa as popularmente “entradas” ou até mesmo a diminuição quase total dos cabelos, principalmente na parte superior da cabeça.

Motivos genéticos podem desencadear a calvície antes dos 40 anos. Após essa idade, o que acontece é um afinamento dos fios devido à idade, mas não à calvície. Muitos homens têm maior pré-disposição para desenvolverem o problema, mas fatores externos podem contribuir com o processo, principalmente o estilo de vida. Excesso de álcool, fumo, má alimentação e estresse, além de sono de baixa qualidade, são vilões quando o assunto é queda dos cabelos.

Esse problema faz com que muitos homens passem a focar o alto da cabeça, toda vez que se olham no espelho. Se você é um desses, veja que existem muitos mitos sobre calvície que rondam o imaginário popular. Confira.

Lavar os cabelos faz os fios caírem

Lavar os cabelos é uma questão de higiene e, ao contrário do que diz este mito sobre calvície, não vai fazer com que os fios caiam. Porém, especialistas aconselham a não ir para a cama com os cabelos molhados, pois isso faz mal à saúde capilar. Ou seja, quando há retenção de água no couro cabeludo, ocorre a proliferação de fungos e bactérias. Isso pode aumentar a queda dos fios e deixar o cabelo mais oleoso e quebradiço.

Chapéus e bonés aumentam a calvície

Outro mito sobre a calvície envolve o uso de chapéus e bonés. Eles não aumentam a calvície. Entretanto, é importante destacar que usar excessivamente bonés ou chapéus com cabelos molhados pode desencadear o aparecimento de caspa.

Não há tratamento para a calvície

Muitos homens acreditam que não há nada que se possa fazer em relação à calvície. Mas, isso não procede, pois atualmente existem diversos tratamentos, incluindo medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Produtos como gel e tintura causam calvície

Outro item na lista dos mitos sobre calvície diz respeito ao uso de cosméticos como gel, mousse, tintura e produtos sem enxágue. Eles não interferem na queda de cabelos. Porém, eles podem ressecar ou diminuir o brilho dos fios.

Remédio para a calvície causa impotência

Este é um dos mais temidos mitos sobre a calvície. Uma opção aos medicamentos sintéticos, ou seja, elaborados quimicamente, são os fitoterápicos orgânicos, que são provenientes de plantas. Além de naturais, eles proporcionam bons resultados e não causam efeitos colaterais. Mas, atenção: antes de usar qualquer medicamento, consulte um especialista. Só ele poderá indicar o melhor tratamento e ajudar a desmistificar muitos mitos sobre calvície que você ainda possa ter. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos