O que é calvície? Entenda em 6 fatos

A perda de cabelos é um processo natural do ser humano. Porém, quando não há a reposição dos cabelos que são perdidos, isso pode ser um sinal de calvície. Para abordar melhor esse assunto, vamos apresentar a seguir 6 fatos para entendermos o que é calvície.

1. Há mais casos de calvície em homens do que em mulheres

Geralmente, compreender o que é calvície a calvície está mais ligado compreender que é um quadro mais relacionado a homens do que a mulheres e ocorre por duas razões:

– Fator hereditário: definido pela combinação de genes que o homem passa pro filho. Isso faz com que o homem cuja família possui caso de calvície seja calvo com mais probabilidade;

– Fator hormonal: alguns componentes hormonais como a testosterona aos homens têm funções importantes para os cabelos, seja afetando as células do crescimento dos cabelos ou alterando o nível de nutrientes da raiz. Sem esses nutrientes adequados, os folículos capilares não conseguem manter o crescimento dos cabelos e acabam por morrer e cair.

2. A calvície não está relacionada à virilidade

Embora seja um problema de saúde, muitas pessoas acreditam que a calvície esteja relacionada à virilidade ou à velhice. Isso não é verdade. O que é calvície se relaciona mais com o nível de hormônios do que com a idade ou a virilidade.

3. O uso excessivo de gel pode causar a queda dos cabelos

Sabemos o que é calvície pela contínua perda de cabelos que não são naturalmente repostos pelo corpo. E um dos fatores que podem agravar a condição é o uso excessivo de compostos químicos no couro cabeludo, como os géis fixadores e as tinturas, que podem alterar a composição química do cabelo.

4. É possível diagnosticar a calvície

O diagnóstico precoce pode ser preventivo. Uma dica para saber se trata-se de calvície, basta puxar o cabelo para diferenciar outros tipos de queda. Mas, apenas o exame clínico pode realmente identificar o que é calvície. Os exames clínicos com lente (demascopia) permitem o paciente a visualizar os pelos diminutos e, assim, facilitam o diagnóstico.

5. Não há um tratamento específico para a calvície

É necessário entender o que é calvície para logo saber que não há muito o que fazer em relação à doença, uma vez que pode ser geneticamente estabelecida. O que pode ser feito é uma prescrição como tentativa para recuperar os fios perdidos, como a Finasterida, que impede a queda dos cabelos (usada como medicamento diário), e o Minoxidil, utilizado como loção de aplicação tópica para vascularizar folículos capilares atrofiados.

6. É possível viver com a calvície

Embora seja classificada como doença, é possível viver com a calvície. Sendo uma condição genética e que não causa danos graves a outras partes do corpo, muitas pessoas assumem a calvície sem medo.

No mercado há vários produtos que ajudam a evitar a calvície, como o shampoo e condicionador Jet Hair para tratamento contra calvície com nutrição intensiva. Ainda há pesquisas tentando entender o que é calvície, especialmente as causadas a partir de fatores hormonais. Até breve!

 

 

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos