Alopecia por tração: como evitar

Fatores externos como trabalho, escola, trânsito, poluição sonora, poluição visual, acidentes, a tentativa de administrar melhor o tempo do dia, a tentativa de estar sempre impecável, entre outros, podem ocasionar vários problemas de saúde. A cobrança frequente e internalizada não faz bem, devido às limitações do seu corpo.

Entre esses problemas está a alopecia por tração. Não sabe o que é? Acompanhe o texto para saber como evitar calvície.

Nossa rotina corrida traz consigo a necessidade de se fazer muita coisa em um período curto de tempo. O ser humano precisa dar conta de trabalhar, cuidar da casa, se exercitar e cuidar da vida social. Com certeza, essa não é essa dica de como evitar calvície.

Do que se trata a alopecia por tração?

A alopecia por tração é o nome científico para um tipo de calvície. Ela corresponde ao aparecimento de áreas calvas que resultam das agressões submetidas ao fio e ao couro cabeludo. Se as perdas não forem percebidas e tratadas a tempo, podem causar danos irreparáveis, ou seja, você pode ficar sem cabelo nessas áreas pelo resto da vida.

Por isso, perguntas do tipo “O que devo fazer?”, “Como evitar calvície?”, “Quais práticas devo adotar?” estão sendo muito ouvidas por profissionais especializados nesses problemas.

Essas áreas calvas podem aparecer com a prática da tricotilomania, que é uma compulsão na qual as pessoas arrancam os próprios cabelos. Podem aparecer também por conta dos tratamentos excessivos, ou seja, se você pinta seu cabelo com frequência e não o trata corretamente, ou se o submete a outros procedimentos químicos, como escova progressiva, você corre o risco de desenvolver a alopecia por tração.

Outro fator que pode determinar a alopecia por tração é a conversão telogena, que é caracterizada pela produção de penteados que puxam muito a base onde nascem os fios ou pelo uso de bobes ou chapinhas que puxam e queimam o local vulnerável. Os puxões e a tensão impedem que os folículos capilares desenvolvam novas células que fazem crescer os fios.

Por isso, se o tratamento não for feito a tempo, os danos da alopecia por tração são irreparáveis.

Como evitar calvície?

Primeiro você pode deixar seu cabelo mais solto. Se não for possível, por conta do trabalho, você pode tratá-lo com mais cuidado com profissionais especializados, como cabeleleiros, que podem hidratá-lo e torná-los mais fortes, além de te responderem como evitar calvície, de acordo com suas experiências.

Junto ao dermatologista, você pode conseguir respostas mais exatas sobre como evitar calvície, de acordo com seu diagnóstico de alopecia por tração. Pode também conseguir antibióticos tópicos ou orais exclusivos para cada caso, que vão reduzir a reação inflamatória das práticas erradas no cuidado dos fios.

Uma boa alimentação pode contribuir na eliminação da dúvida de como evitar calvície. A longo prazo, você não só vai perceber mudanças no seu cabelo, como em suas unhas, sua pele e sua disposição.

Outras práticas como fugir do estresse, evitar consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas e praticar exercícios físicos são também dicas de como evitar a calvície.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos