Por que a menopausa causa queda de cabelos?

Para a maioria das mulheres, a menopausa é uma época que causa muitos transtornos. As alterações hormonais típicas desse período são os responsáveis por mudar o corpo e também os cabelos das mulheres.

Menopausa causa queda de cabelos e esse sintoma pode fazer com que as mulheres sintam mais tristes e apresentem até mesmo quadros de depressão.

Os fios são sinônimos de feminilidade e sensualidade e parte importante da vida das brasileiras, vaidosas e sensuais por natureza. Mas, se a menopausa causa queda de cabelos, como lidar com isso e por que esse fato acontece?

Menopausa causa queda de cabelos, saiba o motivo

A menopausa causa queda de cabelos, e o pior, esse costuma ser o primeiro sintoma a aparecer nas mulheres. Isso acontece por conta do estrogênio, hormônio feminino que começa a ter uma diminuição no corpo da mulher e que é o principal responsável por estimular o crescimento do cabelo e também manter os fios por mais tempo.

O enfraquecimento dos fios também afeta o bulbo capilar, que fica mais estreito e não ajuda no fortalecimento e crescimento dos cabelos. Por esse motivo, a menopausa causa queda de cabelos. Além disso, os cabelos também possuem uma fase de crescimento, que pode durar de 2 a 6 anos, sem contar a fase de descanso que dura 4 meses, nos quais os fios nascem e vão crescendo até empurrar os fios antigos, que se soltam e dão lugar aos mais fortes e novos.

Quando se está na menopausa, os hormônios que agem no corpo também podem influenciar nesse crescimento, fazendo com que os fios fiquem parados e não tenham força suficiente para empurrar os antigos, dando uma impressão mais porosa ao cabelo.

O problema é que a falta de estrogênio (ou sua diminuição significativa) faz com que outro hormônio, o androgênio, tenha uma alta significativa. Esse hormônio é responsável também por pôr nosso cabelo em fase de descanso, impedindo que os fios tenham forças suficientes para continuarem crescendo. Por esses motivos, a menopausa causa queda de cabelos.

Se a menopausa causa queda de cabelos, como enfrentá-la?

Para muitas mulheres, a simples ideia de perder os fios é devastadora, mas você não precisa se preocupar, seguindo dicas e passos simples você pode reverter o quadro e ampliar de forma significativa suas chances de ter cabelos mais longos e saudáveis por muito mais tempo.

A primeira coisa que você deve fazer para evitar que a menopausa cause queda de cabelos é adotar uma alimentação balanceada, rica em proteínas magras, oleaginosas e verduras e legumes, principalmente os que estão diretamente ligado aos auxílio do produção de cabelo. Abacate, nozes, óleo de canola e cereais integrais são os principais responsáveis por estimular o crescimento dos fios.

Além disso, é também tratável com reposição hormonal, que pode ajudar e muito na hora de intensificar o crescimento capilar e dar força às madeixas. Por isso, procure um especialista e faça seu tratamento de acordo com suas necessidades.

Continue com o blog, deixe seu comentário é muito importante. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos