Por que você tem queda de cabelo? – Parte II

Saber o porquê de ter queda de cabelo é um grande mistério para muitas pessoas. Tanto, que montamos uma série de artigos tentando responder a essa questão. Veja a parte I.

Agora, no post de hoje, vamos desenvolver mais algumas razões que justificam a ocorrência da queda de cabelos.

Hereditariedade

Se em sua família existe um histórico de mulheres que apresentam calvície a partir de certa idade, é muito possível que você também passe a ter queda de fios em algum momento da sua vida.

Diferente do caso dos homens, onde a linha capilar retrocede, a mulher apresenta alargamento nas linhas e afinamento dos fios. Para evitar a calvície no caso de hereditariedade, assim como no caso de testosterona excessiva, o minoxidil é de enorme ajuda. O creme influencia no crescimento e volumosidade do cabelo.

Medicamentos orais também é uma opção. O follixin, diferente do minoxidil, funciona em qualquer fase da calvície e tem os mesmos resultados positivos na saúde e no crescimento dos fios.

Hormônios femininos

Assim como a gravidez, medicamentos que influenciam os hormônios femininos, como pílulas anticoncepcionais, podem causar o eflúvio telógeno (alopecia), especialmente se você já possui um histórico de calvície na família.

O desequilíbrio hormonal causado pela menopausa também é responsável pela queda de cabelo.. Isso faz com que os folículos capilares sejam danificados até que os fios comecem a cair, deixando apenas o couro.

É importante verificar com seu médico se o contraceptivo que você está usando pode prejudicar a saúde do cabelo e quais ele recomenda, caso precise trocar ao verificar a possibilidade de calvície devido ao uso do mesmo. Não pare de ingerir o medicamento por conta própria, pois a interrupção repentina de anticoncepcionais dentro do corpo também afeta os hormônios, causando queda de cabelo.

Existem formas mais naturais de equilibrar os hormônios femininos. Uma alimentação pobre pode desequilibrar o nível de hormônios, por isso é importante ficar atenta aos seus hábitos alimentares. Cansaço e estresse são outras interferências nos hormônios da mulher.

Comece diminuindo a ingestão de fast-food, comidas congeladas e outros alimentos artificiais. Evite gorduras trans, cerveja e refrigerante. Glúten também deve ser evitado. Se quiser consumir carnes, procure carnes orgânicas, uma vez que a carne comum possui esteroides que afetam os níveis hormonais.

Consuma frutos do mar, sementes de girassol, linhaça e abóbora, frango orgânico, vegetais com folhas verde-escuro, nozes, ovos e chocolate amargo. Todos esses alimentos potencializam a produção de hormônios e evitam a queda de cabelo. Com certeza uma alimentação balanceada trarão enormes benefícios ao seu organismo.

Estresse emocional

Embora não cause queda de fios de forma tão violenta quanto o estresse físico (traumas), calvície causada por estresse emocional pode acontecer. Um divórcio ou a perda de um ente querido são exemplos de eventos que causam um estresse emocional forte o suficiente para ocasionar queda de cabelo.

Esse tipo de calvície pode ser evitado da mesma forma que a calvície por estresse físico: exercícios de relaxamento e alimentação adequada vão equilibrar os níveis químicos e nutrientes do corpo. Aos poucos, a queda de fios irá diminuir naturalmente. Lembrando que a diminuição do estresse não garante o combate à calvície, é importante manter uma alimentação saudável rica em ferro e proteínas.

Anemia

Uma em cada 10 mulheres, entre os 20 e 49 anos, sofrem de fraqueza devido à escassez de ferro no organismo. É necessário realizar exame de sangue para determinar se você possui esse tipo de anemia. Além da queda de cabelo, essa debilidade pode causar dor de cabeça, tontura, fadiga, palidez e mãos e pés gelados.

Esse problema pode ser corrigido com um suplemento ou ingerindo alimentos ricos em ferro. Exemplos de fontes desse nutriente são: carne vermelha (magra), pão de cevada ou soja, grão de bico, ervilha, feijão e ovos (de preferência as gemas). Lembre-se de tomar cuidado com o nível de estresse, pois isso afeta a capacidade do corpo de absorver nutrientes. Atividade física é sempre bem-vinda.

Se após o período de anemia o organismo ainda apresentar sintomas de queda de cabelo, procure um médico e inicie tratamento imediato contra calvície.

Hipotireoidismo

Causado por queda na produção dos hormônios T3 e T4 na tireoide. Além de fadiga, aumento de peso, depressão e ressecamento da pele, o hipotireoidismo também causa queda de cabelo.

Os hormônios presentes na glândula tireoide são responsáveis por manter o metabolismo, assim como o crescimento e desenvolvimento do corpo. Quando há escassez de hormônios no organismo, a raiz dos cabelos enfraquece, o cabelo deixa de crescer e a queda ocorre. Procure um médico para identificar se esta é mesmo a causa de sua calvície.

Medicamentos sintéticos para a tireoide irão equilibrar os níveis hormonais em seu corpo. Assim como nos casos de doenças autoimunes, o tratamento da doença eventualmente trará o crescimento normal e saudável do cabelo. Se após o tratamento a calvície continuar, procure um dermatologista.

O artigo nos esclarece sobre os cuidados necessários com a saúde. Agora só nos resta ressaltar que qualquer tratamento deve ser acompanhado por profissional qualificado, para a total eficácia do mesmo.

Continue com o blog. Deixe seu comentário logo abaixo, é importante ! Continue acompanhando a série, na parte III!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos