Por que dieta rica em gordura pode ajudar na queda de fios?

Existem diversos tipos e causas de calvície e até mesmo a má alimentação (rica em gordura) pode influenciar na queda dos fios de cabelo. Mas, antes de tudo, precisamos saber o que é a calvície, quais são os mais citados.

A calvície

Também conhecida também como alopecia, a calvície é caracterizada pela queda parcial ou total dos fios de cabelo, sendo mais visível no couro cabeludo, atingindo também outras partes do corpo que possuem pelos. Um indivíduo  perde em média de 50 a 200 fios diariamente e, sempre que esse fio cai, é substituído por um novo.

Com o passar do tempo, os fios vão diminuindo e ficando mais finos, resultando até mesmo em calvície. Ela atinge principalmente os homens, uma vez que eles possuem maior quantidade de testosterona do que as mulheres.

A testosterona sofre a ação da enzima que faz com que a velocidade da multiplicação diminua e provoque a morte das mesmas, fazendo com que os cabelos fiquem mais finos e o seu crescimento mais lento.

Tipos e causas da calvície

Existem diversos tipos e causas da calvície. As principais são:

Alopecia androgenética: afeta principalmente os homens, mas não quer dizer que as mulheres também não sofram com isso, pois esse tipo de calvície tem a ver com a genética (seja por parte materna ou paterna). Ela ocorre quando a enzima 5-alfaredutase converte a testosterona em di-hidrotestosterona, afetando o crescimento dos folículos pilosos. A androgenética deixa os fios capilares mais fracos e finos;

Alopecia areata: esse tipo é caracterizado por formas de círculos no couro cabeludo, podendo se espalhar para outras partes do corpo. Afeta homens e mulheres de qualquer idade e sua causa é desconhecida, sendo que pode ser relacionada ao estresse;

Alopecia cicatricial: atinge homens e mulheres de qualquer idade, não tem relação com a genética. Ela afeta os folículos capilares e é irreversível. Ocorre a perda definitiva dos fios capilares;

Alopecia difusa: ocorre a queda excessiva dos fios repentinamente e são recuperados com o tempo. A sua causa é consequência de doenças crônicas, estresse, febre etc.;

Alopecia por tração: esse tipo pode ser até mesmo irreversível, pois ocorre a ruptura completa ou a má-formação da estrutura folicular. Ela é causada pela tensão que os fios sofrem por penteados ou puxões excessivos, como rabos de cavalo, coques, tranças, entre outros.

Dieta rica em gordura ajuda no combate à calvície?

Sim, mas deve ser a gordura saudável, pois ela ajuda a manter os fios de cabelo mais fortes, sem risco de queda, além de auxiliar no aceleramento do aumento dos mesmos.

A gordura da pele tem sido identificada como uma fonte de produto químico essencial para o crescimento de cabelo, segundo um estudo publicado na revista “Cell”.

Estudos realizados por cientistas da Universidade de Yale nos Estados Unidos com camundongos indicaram que as células estaminais dos pelos são controladas pela gordura. A aplicação de um tipo de célula promoveu o crescimento de fios nos camundongos que tinham dificuldade de crescer. De acordo com os cientistas,  quadriplicou o número de células “precursoras” de gordura na pele em torno de um folículo piloso quando iniciou o crescimento.

Foram aplicadas as células de gordura de camundongos saudáveis em roedores que eram incapazes de produzir essas células. Após duas semanas, os folículos capilares iniciaram o crescimento dos fios. As células de gordura precursoras geraram uma substância química 100 vezes maior do que o nível das células vizinhas.

A aplicação do fator de crescimento na pele destes roedores foi a rampa de lançamento para o aumento dos folículos na ordem dos 86%. Os cientistas pretendem continuar o estudo de outros produtos químicos que possam ser envolvidos neste processo.

Dieta rica em gordura

A dieta rica em gordura pode ser feita consumindo alimentos que possuem gordura saudável, como o abacate, que ajuda a acelerar o crescimento dos fios, o consumo de fontes proteicas (frango, iogurte, carne vermelha magra e soja), alimentos que possuem vitamina B (nozes e leite), água e ferro.

É muito importante consumir alimentos que auxiliam na circulação sanguínea e no controle da oleosidade. Como já citado o alimento é fonte rica de energia e nutrientes, mas nem todos podem ser ingeridos sem a orientação de um nutrólogo, pois somos seres únicos, cada organismo tem suas peculiaridades. Principalmente no caso da calvície.

Uma dieta rica em gordura pode sim ajudar na queda dos fios de cabelo, pois ela ajuda a deixá-los mais fortes e saudáveis. Basta se alimentar corretamente para manter os cabelos mais resistentes, sem correr o risco de cair.

Ressaltamos a importância de procurar um profissional qualificado para poder iniciar qualquer tratamento por mais simples que seja, pois com certeza nos beneficiaremos.

Gostou? Deixe o seu comentário logo abaixo e continue com o nosso blog! Sempre teremos temas que ajudarão no entendimento de como ocorre a calvície. Até breve!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos