Por que certas pessoas possuem calvície?

Chegando a uma determinada idade, muitos acabam notando um grande problema: ao passar o pente nos cabelos, nota-se que a quantidade de fios que começam a cair é maior do que os que estão na cabeça, fazendo com que a pessoa tema pela calvície. Contudo, antes se desesperar, vamos conhecer melhor o que é a calvície e como age no seu corpo, além de saber como tratar quando ela acontecer. Confira mais a seguir:

O que é a calvície?

A calvície é descrita como um problema que afeta, em sua maioria, pessoas do sexo masculino por ser causada por excesso de testosterona no corpo. Também pode acontecer em mulheres, mas em frequência menor. Isso porque a testosterona age na área de crescimento dos fios de cabelo a partir de uma enzima.

Por conta dessa reação, as células do crescimento de pelos ficam com a capacidade de multiplicação reduzida, até a capacidade de reconstrução dos fios desaparecer no corpo, deixando assim a cabeça calva.

Quais são as causas da calvície?

Os motivos da ocorrência da calvície podem ser variados, sendo o mais comum a predisposição genética da pessoa – se na família houver histórico de calvície também pode ocorrer a queda de cabelos. Além disso, fatores como alimentação carente de vitaminas e falta de hormônios também podem causar a calvície.

A maior parte dos casos de calvície feminina acontece por conta dos hormônios desregulados na menopausa. A maior parte das causas da calvície está relacionada à hormônios desregulados de uma maneira geral, em poucas palavras.

Como saber se estou sofrendo de calvície?

Depois de saber um pouco mais sobre a calvície, é normal você estar em dúvida se vai acontecer o mesmo com você. Mas em vez de correr diretamente ao médico, primeiro deve-se analisar alguns elementos antes de procurar ajuda profissional.

O jeito mais comum de analisar os fios dos cabelos é comparando a espessura dos fios da frente e de trás. Se os cabelos da frente estiverem mais finos do que os de trás, pode ser um sinal de calvície, sim.

Uma outra forma de detectar a calvície é puxando um tufo de fios diretamente da cabeça. Se saírem fios inteiros, com as raízes brancas nas extremidades, significa que seus cabelos estão saudáveis.

Se ainda não souber se os seus fios estão caindo, pegue uma foto antiga e compare com a atual. Assim, você pode observar melhor se as entradas começaram agora, ou se já as tinha antes.

Quando procurar ajuda?

A maioria das pessoas procura ajuda no momento em que a calvície já se encontra no estágio avançado, ou seja, quando a pessoa já está careca. Idealmente, você precisa procurar ajuda no momento em que o problema é diagnosticado, porque os folículos dos fios de cabelos podem estar já bem enfraquecidos ou até mesmo destruídos, o que pode dificultar (e muito) o tratamento para a recuperação dos fios capilares.

Como é o tratamento da calvície?

Embora pareça ser uma doença que não tem cura definitiva, é possível, sim, você diminuir os efeitos da calvície, além de você poder conviver melhor com ela. Tanto que muitos homens não se importam tanto com a falta dos cabelos. Mas se isso for realmente um problema para você, é indicado que você procure ajuda, ao primeiro sinal de queda de cabelos.

O tratamento, quando diagnosticado de forma correta, pode consistir na aplicação do medicamento conhecido como finasterida, o mais famoso tratamento contra a calvície e queda de cabelos. Atua, bloqueando a ação da alfa-5-redutase, que impede a evolução da calvície.

Esse é um remédio indicado para os homens por ser um medicamento teratogênico, ou seja, pode acontecer alterações na formação de fetos. Só é indicado para quando a mulher estiver na menopausa, laqueada ou se não tiver mais útero.

Para quem não pode tomar o remédio, ainda tem mais quatro opções de tratamento:

1.   Laser

De baixa potência, melhora a irrigação dos folículos que ficam entre os fios; quanto maior a vasodilatação, mais sangue haverá no folículo. Não há especificações científicas de que lasers de baixa potência ajudem na melhoria da calvície, porém é um tratamento reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia;

2.   Implante

Outra alternativa para quem ainda tem cabelos em boa quantidade, porque os fios podem servir como ‘doadores’. O cabelo é retirado e depois implantado fio a fio nos folículos calvos. Quem fizer a cirurgia, será necessária a continuação do tratamento por causa da manutenção da qualidade do trabalho.

3.   Loção capilar

Possui ação vasodilatadora e ajuda no crescimento dos cabelos. O remédio é aplicado diretamente no local da falha. Tome cuidado ao manuseá-lo, especialmente depois de aplicar a loção, porque a sua ação pode fazer crescer pelos excessivos nas mãos.

4.   Interlace

É uma técnica de entrelaçamento de fios. Não costuma resolver o problema de calvície por completo, uma vez que o resultado final costuma ficar artificial. Sua função é meramente estética.

O que achou de nosso artigo sobre por que certas pessoas terem calvície? Comente abaixo sobre sua visão! Até a próxima!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos