Como fortalecer os cabelos em qualquer fase da vida

Os cabelos dão calor natural ao seu corpo e, por isso, devem ser bem tratados para que possam ter mais saúde e beleza, desde os primeiros anos de vida até a velhice.

Mas como fazer com que os cabelos sejam sempre fortes e saudáveis? Neste artigo, iremos ver o motivo de os cabelos enfraquecerem com o tempo e como tratá-los melhor.

Por que os fios de cabelo ficam mais fracos com o tempo?

Para saber como evitar o enfraquecimento dos fios de cabelo, precisamos entender por que eles enfraquecem com o tempo.

Normalmente, os fios de cabelos ficam desgastados por vários fatores que podem acontecer por conta de predisposição genética, uso indevido ou até mesmo excessivo de produtos químicos, alimentação desequilibrada e/ou inadequada, problemas de ordem hormonal, cosméticos e produtos inadequados ao seu cabelo e indícios de doenças.

Contudo, lembre-se que a queda de cabelo é apenas um dos vários sintomas que acontece no seu corpo se você estiver com uma doença causada por bactérias ou algum tipo de vírus. Procure um médico para saber mais.

Como fortalecer os cabelos em qualquer fase da vida

Dicas de fortalecimento de cabelos

Hidratação capilar

Uma boa hidratação a cada 15 dias no cabelo é essencial para o fortalecimento de cabelos. Para melhorar os resultados, você pode aplicar, juntamente com o creme de hidratação, vitaminas, ampolas fortalecedoras, queratina líquida e óleo de Argan.

Máscara fortalecedora

Para quem estiver com fios bem enfraquecidos, uma dica para deixá-los fortes e saudáveis é aplicando uma máscara, que ajuda a recuperar a nutrição embelezando assim a sua estrutura.

 Higienização adequada

É claro que, para quem quer ter cabelos bem fortalecidos, uma higienização dos fios é essencial para manter um bom visual. Eles devem ser lavados com eficiência, sempre com água morna para fria. A água quente pode alterar a estrutura dos nutrientes que compõem o cabelo, deixando-os fracos e quebradiços.

Além disso, evite dormir com os cabelos molhados, pois isso pode deixar os fios mais suscetíveis na proliferação de fungos e, assim, potencializar a queda dos cabelos. Por isso, ao lavá-los, você deve sempre secá-los com um secador antes de dormir. Use xampus fortificadores para melhorar a saúde dos fios.

Proteína de arroz hidrolisada e vitaminas B5 e E ajudam a deixar os cabelos mais fortes e saudáveis. Os emolientes, como abacate e babosa, ajudam a deixar os fios livres de pontas duplas.

Existem vários produtos voltados para todos os tipos de cabelos e suas necessidades. Escolha os que são voltados para o seu tipo para que não haja problemas depois na hora de utilizá-los.

Cabelos quebradiços – como cuidar?

Se os seus cabelos estiverem muito quebradiços e você utilizar muitos produtos químicos neles, uma alternativa seria deixar os processos de progressivas, descolorizações e outras químicas fortes, por exemplo.

Você deve deixar os seus cabelos respirarem por um tempo, enquanto você faz a hidratação necessária com cremes e queratina líquida para recuperar os nutrientes dos fios. De forma geral, quando os cabelos estão fracos ou quebradiços, é basicamente um problema de falta de queratina em sua composição.

Algumas plantas que podem ajudar na hidratação dos fios de cabelo

Babosa

Ela possui dezoito aminoácidos essenciais na formação de proteínas, além de vitaminas essenciais para o crescimento saudável dos cabelos, como as vitaminas A, C, E, variações da vitamina B e mais de vinte minerais.

Além desses nutrientes, a babosa ajuda na regeneração, cura e lubrifica os fios. Ela pode ser usada contra a queda de cabelos causadas por inúmeros motivos, entre elas a calvície, problemas hormonais e a utilização de produtos químicos no cabelo.

Jaborandi

É um bom produto para a reconstituição capilar, pois age diretamente no couro cabeludo.

O extrato de jaborandi ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que ajuda numa melhor oxigenação do corpo e da saúde das raízes capilares, estimulando assim o crescimento dos fios.

Alecrim

O alecrim possui estimulantes com propriedades antissépticas que ajudam no tratamento de várias doenças que podem acontecer no couro cabeludo. O óleo essencial de alecrim ajuda no crescimento de cabelos e no controle de caspa, que é o acúmulo de material sebáceo do couro cabeludo. Dá mais estímulo aos folículos capilares, que podem deixar os fios mais fortes.

Gostaríamos de lembrá-los que a alimentação é uma grande aliada na manutenção da qualidade dos fios, pois os nutrientes sendo bem balanceado o organismo absorvem melhor as vitaminas existentes nos alimentos.

Outra coisa, a ser mencionada é a qualidade do sono, uma boa noite de sono revigora todo o organismo e é claro refletirá em todo o físico.

Hoje existe no mercado uma variedade de produtos que dizem ser os melhores, mas devemos ter cuidado, um produto de qualidade fará toda a diferença, e quando se trata de cabelos é bom ficar atento.

Continue com o blog, sempre traremos informações importantes para todos vocês.

Deixe seu comentário logo abaixo é muito importante! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close