Como evitar a queda de cabelos na velhice

Na medida em que o seu corpo envelhece, os seus cabelos podem sofrer a ação do tempo.  Mas ao contrário do que muitos acreditam, a queda dos cabelos pode ser evitada. Vamos como isso pode acontecer a seguir.

Como a queda de cabelos acontece?

A queda de cabelos pode ter várias causas. É difícil saber como cada uma e como agem diretamente no cabelo. As mais comuns costumam ser:

  • Genética: se houver casos de queda de cabelo na família;
  • Alterações de ordem hormonal – distúrbios: hipotireoidismo, hipertireoidismo, ovários policísticos, além de outras irregularidades como a chegada da menopausa, a partir dos 50 anos;
  • Fatores externos: geralmente por uso excessivo de utensílios embelezadores para cabelos como chapinhas e secadores;
  • Carência nutricional: alimentação inadequada, pobre em nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos.

Por que a queda de cabelos acontece?

Na faixa entre 30 e 40 anos: A queda dos cabelos é bem comum e, por isso, você pode usar xampus, condicionadores e loções adequadas. Assim, você pode fortalecer os fios de cabelo. Lembre-se também de hidratar devidamente o seu cabelo.

Aos 50 anos: No caso das mulheres, a menopausa pode criar alterações hormonais que podem afetar diretamente com o crescimento e a saúde dos cabelos. Quando isso ocorre, pode acontecer a diminuição de produção de estrogênio, enquanto que a produção de testosterona não é alterada. Por isso, uma forma de poder prevenir a queda nessa situação entre as mulheres é o uso de produtos antiqueda.

60 anos: Nessa idade, os fios de cabelos acabam ficando mais frágeis por conta do excesso de coloração. Por isso, nessa fase da vida, é interessante utilizar produtos capilares com protetor solar.

Como evitar a queda de cabelos de acordo com o tipo de fio

Uma forma de saber melhor como evitar a queda de cabelos na terceira idade é sabendo que tipo de cabelo você possui. Desse modo, você pode saber melhor como fazer como evitar a queda excessiva dos fios:

Cabelo fino

É comum você perder cerca de 100 fios de cabelos por dia, não importa a idade em que se encontra. Contudo, à medida que o tempo passa, os fios de cabelo podem afinar, o que ajuda na maior incidência de quedas de cabelo nas cabeças dos idosos. Em mulheres, no caso da menopausa, os hormônios que antes fortificavam os fios de cabelos acabam perdendo a sua ação, deixando-as mais frágeis e suscetíveis à queda.

Uma forma de poder resolver esse problema é utilizando produtos específicos para cabelos finos e delicados, que não apenas ajudam a crescer novos fios de cabelo, como também podem fortalecer os já existentes, ajudando assim no disfarce dos sinais da idade.

Cabelo seco

Algo que a chegada da terceira idade pode causar nos fios de cabelo é a diminuição de glândulas sebáceas que dão mais vivacidade e nutrição aos cabelos, deixando os fios secos.

Uma forma de resolver esse problema é aplicando óleo de Kendi no cabelo. Isso pode até soar estranho, levando em consideração que boa parte das lavagens do cabelo eram para evitar a oleosidade dos fios.

Eles são feitos com composto de bambu, que ajudam a eliminar o frizz dos cabelos, deixando-os mais saudáveis e bem hidratados com a ação dos nutrientes e de antioxidantes.

Atenção a tratamentos agressivos para alisar os fios de cabelo, como chapinhas e certas técnicas de hairstyling que utilizam altas temperaturas. Uma dica é fazer tratamentos antifrizz ou fazer styling com técnicas mais suaves, que não dependam de temperaturas altas.

Cabelos frágeis

É verdade que os fios de cabelos enfraquecem com o tempo. Isso não é relacionado, na maior parte das vezes, com a idade, sim com os produtos que são utilizados, ou à queda dos fios

Para evitar esses problemas, uma ideia é utilizar produtos ricos em proteínas que ajudem a manter o couro cabeludo com mais saúde e vida.
Outra dica para evitar a queda de cabelos por conta da má nutrição é o uso de suplementos, além de uma alimentação saudável, que ajuda no crescimento e na reconstituição dos fios.

Algumas dicas para evitar a queda dos fios

Uma das formas mais conhecidas para evitar a queda dos cabelos é uma alimentação balanceada, com vitaminas e sais minerais, que ajudam no crescimento mais saudável do seu couro cabeludo.

Além disso, uma boa limpeza dos fios, com água morna e produtos específicos de qualidade para o seu tipo de cabelo é essencial para evitar as quedas dos cabelos. Uma boa hidratação também é essencial.

Tome sempre cuidado com o seu couro cabeludo. Qualquer dano que você sofrer nessa área pode ser fatal no combate à calvície, com perda de fios especialmente no caso de você receber queimaduras. Os poros capilares da região podem ser afetados, causando assim a destruição de células que ajudam a reconstruir os cabelos. Por isso, sempre tome cuidado com o que for aplicar na cabeça.

Gostou do artigo sobre como evitar queda de cabelos? Comente abaixo com suas impressões e até mais!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos