7 tratamentos cosméticos prejudiciais à saúde do cabelo

Para deixar os cabelos mais bonitos, a indústria de cosméticos possui uma infinidade de tratamentos que ajudam a embelezar os fios com a mais facilidade e rapidez, todas elas com suas vantagens e desvantagens.

Porém, uma das maiores preocupações é do possível surgimento da calvície, que atinge boa parte da população. Muitas vezes, por causa do excesso de compostos químicos, alguns desses tratamentos cosméticos podem prejudicar o seu couro cabeludo, dependendo do tipo do cabelo que você tiver. Vamos conferir mais a seguir:

1.Uso de chapinhas para cabelo

Os aparelhos para alisar os cabelos têm o fator risco de calvície por conta da sua ação direta nos fios de cabelo por causa das altas temperaturas. A exposição dos fios de cabelo em temperaturas elevadas pode causar enfraquecimento dos fios de cabelo, facilitando o aparecimento da calvície no couro cabeludo. Se a chapinha for utilizada diariamente, os riscos podem aumentar.

A recomendação dos especialistas para evitar a calvície é utilizar esses aparelhos no máximo uma vez por semana, cuidado com seus cabelos!

2.Secadores e Babyliss enfraquecem os cabelos

Além da chapinha, os secadores também podem deixar os fios de cabelo mais fragilizados por conta do seu uso constante. Em alguns dos casos, os fios acabam ficando mais finos à medida que são expostos a temperaturas elevadas emitidas por esses aparelhos. Por causa disso, a mesma recomendação dada para o uso de chapinhas é igual: use esses aparelhos de forma moderada.

3.Tingimento e descoloração dos cabelos

Quem gosta de trocar frequentemente a cor do cabelo corre o risco de ficar com os fios mais finos e quebradiços, ao mesmo tempo que eles perdem boa parte da nutrição contida neles.

Isso acontece porque os compostos químicos presentes nos produtos de coloração de cabelos podem deixar os fios de cabelos mais frágeis, facilitando assim o aparecimento precoce da calvície. Eles alteram a estrutura dos fios, causando desequilíbrio nutricional e vital dos fios. Tente, ao menos, deixar os fios de cabelo longe desses produtos por algum tempo. Aos poucos, seus cabelos se recuperam do dano que sofreram com os compostos químicos.

4.Reconstrução capilar

Por ser relacionado diretamente com a queda de fios do cabelo e a calvície, muitas pessoas passaram a realizar tratamentos de reconstrução capilar para que os efeitos da queda do cabelo sejam diminuídos. Contudo, essa popularização fez com que a reconstrução capilar se tornasse arriscada por conta devido a realização inadequada do procedimento.

Clínicas mal estruturadas e falta de conhecimento fizeram com que o tratamento de recuperação de fios de cabelo perdidos na calvície não surtissem muito efeito. Em alguns dos casos, o problema da queda dos cabelos apenas piorou para algumas pessoas.

Portanto, sempre realize a reconstrução capilar em locais de confiança.

5.Mega hair

Um tratamento que começou a se popularizar para o embelezamento dos fios de cabelo é o mega hair, que consiste na fixação de apliques de cabelos no couro cabeludo. É bastante comum em países da Europa, como a Grã-Bretanha e a França.

Contudo, o uso do mega hair foi diretamente relacionado ao aparecimento da calvície porque facilitava o aparecimento da alopecia de tração,  a calvície causada pelo peso do aplique de cabelo colado ou preso com os fios originais do couro cabeludo.

A cautela na hora de escolher o estabelecimento para fazer o tratamento ainda é importante, pois apenas profissionais capacitados para fazer esse procedimento vão saber como realizar esse tratamento sem causar prejuízos à saúde.

6.Xampu bomba

Como opção para vários produtos capilares para o tratamento estético, começou a se popularizar o “xampu bomba”, produzido de forma caseira e, por isso, é uma das alternativas mais econômicas para o embelezamento dos fios de cabelo. Ela é composta por xampu sem sal, Bepantol e Monovin A, produtos voltados para animais.

Contudo, o uso do xampu bomba não é recomendado pelos especialistas, especialmente por causa da presença de Monovin A. O couro cabeludo pode sofrer com a superdosagem desses nutrientes, acarretando assim o enfraquecimento dos fios de cabelos, além de deixá-los mais oleosos.

7.Alguns produtos naturais

É normal nas crendices populares alguns dos alimentos naturais serem recomendados para o embelezamento dos fios de cabelo, como ovo e limão. Dependendo das informações nutricionais que cada produto contém, eles podem ajudar a enfraquecer ainda mais os fios de cabelo, dando assim mais risco de desenvolver calvície.

Sempre que possível, consulte um dermatologista para saber quais produtos naturais podem ser aplicados nos fios de cabelo para que não haja calvície precoce.

Antes de começar qualquer tratamento por menos invasivo que seja, é importante fazer um bom check-up, pois com certeza os resultados serão melhores. A saúde em primeiro lugar, lembrando  também de uma boa alimentação e um sono regular, que também farão a diferença.

Deixe seu comentário logo abaixo, continue com o blog e até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos