Qual a época do ano com mais queda de fios de cabelo

Quando há mudanças drásticas de temperatura e de ar no nosso corpo, é sempre importante cuidar do nosso organismo de forma redobrada, especialmente nos casos em que os dias de calor ensolarados dão lugar aos dias frios e úmidos.

Além dos costumeiros resfriados, alergias e outros problemas respiratórios que  afetam nossa saúde, precisamos também cuidar dos nossos cabelos, que sentem as mudanças climáticas repentinas. Afinal de contas a aparência  é importante, precisamos nos sentir bem.

Em que época do ano a queda dos cabelos é mais frequente?

Não há certeza sobre uma época específica comprovada cientificamente. Mas em meados de final de verão e início de outono, há uma grande procura de ajuda profissional de dermatologia e tricologia, cujo problema em comum em todos os pacientes são a queda repentina e excessiva dos cabelos, que está não apenas relacionado à estética, como também a possíveis problemas de saúde. Eles geralmente são causados por alguma deficiência no organismo, como falta de uma vitamina específica, disfunção hormonal, acúmulo de estresse, entre outros sintomas.

Quando se  preocupar com queda de cabelos anormal?

Levando em consideração que 50 a 100 fios de cabelos caem todos os dias para ser substituídos por novos, não é necessário estranhar se acontecer de uma vez ou outra em uma lavagem ou uma simples passada de pente que caia algum fio de cabelo..

Além do mais, essa taxa de queda, se comparada com cem mil cabelos que o couro cabeludo possui normalmente, essa perda pode ser quase difícil de notar.

Contudo, se estiver caindo fios de cabelo sem parar, você precisa se atentar como essas quedas anormais. De uma forma geral, esses fios estão sendo substituídos por fios mais finos ou até mesmo deixando o local com cabelo ralo. Nesse caso, uma intervenção médica é necessária.

Como a queda de cabelos acontece por conta da temperatura?

De uma forma geral, quando o ambiente passa a ficar mais frio, as pessoas se adaptam para o corpo manter a sua temperatura normal. Por causa disso, muitos passam a fazer banhos quentes, e usando secadores com mais frequência. Isso pode trazer ao corpo uma sensação agradável, no entanto, pode afetar o couro cabeludo.

Isso acontece por conta das altas temperaturas que enfraquecem os fios de cabelos, deixando-os sem vida e quebradiços. Com a constante exposição à água quente, o organismo acaba produzindo mais sebo no couro cabeludo, causando uma inflamação conhecida como dermatite seborreica.

Esse mesmo problema pode acontecer também com o uso constante de chapéus, gorros e toucas, que aumentam a temperatura do corpo e da cabeça.

Como prevenir a queda de cabelos nos dias de frio?

Para que os fios de cabelo não caiam durante época mais frias, você deve ter os cuidados de beleza que você tinha também durante os dias mais quentes. Como a água quente pode ser nociva para a saúde do seu couro cabeludo, uma dica é utilizar a água do chuveiro em temperaturas mornas. E seja breve, porque os cabelos não podem ficar molhados por muito tempo (isso pode causar a proliferação de fungos).

Além disso, tente lavar menos os cabelos. Isso pode soar estranho e até mesmo anti-higiênico, mas a verdade é que toda vez que você estiver lavando o cabelo, você leva junto boa parte do sebo que ajuda a proteger o couro cabeludo e dos fios capilares.

Por isso, a lavagem frequente dos cabelos pode ser prejudicial para a saúde dos mesmos, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida. Para isso, basta lavá-los em dias alternados, a fim de que fiquem mais leves e que não sofram com o contato da água.

Outra dica a se fazer no couro cabeludo é de utilizar produtos extras que ajudem a amaciar e recuperar o brilho e a nutrição delas. Há uma infinidade delas disponíveis no mercado, voltados para todos os tipos de cabelos. Basta você escolher quais produtos utilizar, baseando-se no tipo de cabelo que você tiver.

Somado a tudo isso, mantenha uma vida saudável, sempre evitando ao máximo o abuso do álcool e do fumo, com uma alimentação rica e balanceada. Fios de cabelo sempre refletem a saúde física das pessoas. Por causa disso, você sempre deve tomar cuidado do seu corpo mesmo com as quedas bruscas de temperatura no ambiente.

Outra coisa a ser mencionada, evite o uso de secadores, pranchas e químicas de forma excessiva.

Esperamos tê-los ajudado com o artigo, pois esse é o nosso objetivo, informação de qualidade para vocês que sempre optam pelo nosso blog. As informações trazidas são checadas antes para que não haja dúvida nos procedimentos a serem seguidos por vocês que nos acompanham.

Essas são algumas das nossas dicas de como deixar os seus cabelos mais fortes e saudáveis. Gostou do nosso post? Continue com o blog, sempre traremos informações precisas. Mande o seu comentário logo abaixo para a gente! Até breve, com novidades!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos