Como combater a caspa sem o risco de calvície

A caspa é uma condição desagradável para todas as pessoas, indiferente da idade ou do gênero. Por causa disso, há inúmeros produtos no mercado voltados apenas para melhorar a condição de calvície das pessoas, mas quais delas são confiáveis? Quais são as melhores formas de resolver o problema da calvície? Nesse artigo iremos apresentar a você algumas dicas que podem ajudar você. Confira a seguir:

O que provoca a caspa?

Antes de saber melhor como prevenir a caspa, vamos falar das causas desse problema que ajuda a causar a queda dos cabelos e até mesmo a calvície. Os mais comuns são relacionados à presença de fungos no couro cabeludo, má alimentação, estresse, uso de tratamentos e produtos químicos que afetam diretamente os fios de cabelo.

O sebo que está presente na superfície do couro cabeludo passa a se acumular e por conta disso, a caspa é formada na cabeça.

Sabendo disso, muitos fabricantes passaram a produzir produtos capilares voltados especialmente para o combate a caspas. Há tratamentos, medicamentos e remédios naturais que auxiliam na neutralização dos efeitos do excesso do sebo no couro cabeludo. Por isso, aqui iremos ver detalhadamente sobre cada um desses tratamentos que estão disponíveis para você usar contra a caspa.

1. Xampu anticaspa

Um tipo de produto que começou a aparecer há algum tempo no mercado brasileiro e que passou a se popularizar rapidamente são os Xampus anticaspa. Eles são conhecidos por terem componentes que ajudam a controlar a quantidade de sebo.

Geralmente ele pode ser utilizado da mesma forma que os outros xampus: Basta aplicar nos cabelos, massageando o couro cabeludo para depois enxaguar com água fria.

2. Loções

Se  não estiver apresentando muito resultado, o uso de loções que tenham corticoides, além de outros, como peritionato de zinco, que possuem efeitos anti-inflamatório, que ajudam a diminuir as atividades nas glândulas sebáceas. Muitos dermatologistas recomendam o uso desses produtos juntamente com os de anticaspa.

3. Banho de sol

De um modo bem inusitado, o sol é um fator positivo mesmo que sendo por alguns minutos ajuda a combater a caspa e controlar a produção de sebo nos fios de cabelo. É uma boa fonte de Vitamina D.

4. Antifungos

Em alguns casos, dermatologistas recomendam antifungos no tratamento contra a caspa. São diversos medicamentos que são indicados contra a caspa, mas como cada couro cabeludo pode reagir de formas distintas, recomendamos a orientação médica para indicar a você o melhor antifungo para você.

5. Fotobiomodulação

Essa alternativa de tratamento consiste em aplicar laser com ação anti-inflamatória no couro cabeludo,  base de iodo, que ajuda a regular as atividades das glândulas sebáceas, É de longe um dos tratamentos mais caras, e também um dos mais efetivos na prevenção contra a calvície. Ele também pode aliviar os efeitos da calvície. Se você tiver um pouco mais de dinheiro para investir em um tratamento mais eficaz, a fotobiomodulação capilar é uma ótima opção.

6. Uso de tratamentos naturais

A caspa pode também ser resolvida com o uso de tratamentos naturais com ingredientes que podem ser encontrados em diversas feiras e até mesmo em supermercados por serem produtos naturais. Confira alguns produtos naturais que iremos recomendar:

1. Vinagre branco:

Contém ácido acético que previne o crescimento de fungos e alivia a coceira. Use meia caneca de vinagre com duas canecas de água. Enxágue e lave com água morna ou fria.

Outra opção é fazer massagem no couro cabeludo com a mistura de duas partes de vinagre branco, uma parte de óleo de oliva . Aguarde 20 minutos, depois enxágue com água morna ou fria em seguida.

2. Suco de limão

O suco de limão contém ácido ascórbico que previne aparecimento de fungos e aliviam a coceira. Misture o suco de meio limão a um quarto de xícara de iogurte natural. Aplique e deixe agir por 20 minutos, enxágue e lave os fios com um xampu neutro.

Outra forma de usar esse produto é massageando o couro cabeludo. Deixe por 5 minutos, enxágue e lave com água fria ou morna.

Como prevenir a caspa?

Para prevenir o aparecimento da caspa no couro cabeludo, é importante que você tome alguns cuidados.

  • Uma alimentação mais saudável, com uma dieta rica em proteínas, cujos nutrientes podem ser encontrados em alimentos como verduras e frutas, ajudam no bom crescimento dos cabelos e no controle do sebo no couro cabeludo. O consumo de alimentos ricos em vitaminas podem ajudar também na manutenção do corpo como um todo, deixando o seu corpo mais resistente contra vários problemas capilares, como a queda de cabelos e a calvície.
  • Tomar banho com água morna o contato com água quente enfraquece os fios de cabelo, ao mesmo tempo em que ele acaba acumulando mais gordura, o que ajuda no acúmulo de sebo.
  • Não use muitos acessórios na cabeça – Itens que no calor devem ser evitados, como chapéus muito apertados.
  • Evite o estresse; para amenizar o nervosismo, recomendamos a você a prática de exercícios de relaxamento, como a meditação e o yoga. Eles ajudam a deixar o sua mente mais relaxada, livre do estresse.

Deixe sua opinião logo abaixo. Continue com o blog. Ate breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos