9 mitos sobre calvície que você precisa desvendar agora

Calvície é um problemas que atinge muitas pessoas. Porém, antes de se desesperar é preciso saber que existem aqueles que têm mais tendência do que outros. Além disso, existem alguns hábitos que podem provocar a calvície.

Para acabar com todos os seus problemas e você parar de acreditar em tudo o que vê e ouve por aí, trouxemos 9 mitos sobre calvície que você precisa desvendar agora.

É importante salientar que não podemos acreditar em tudo o que ouvimos a respeito da calvície, às vezes pode estar ocorrendo uma queda acentuada do seu cabelo e confundir logo com calvície.

9 mitos sobre calvície que você precisa desvendar agora

Destacamos aqui os principais mitos sobre calvície, tirando assim todas as suas dúvidas sobre o assunto.

1.     O gene vem da mãe

É conhecido popularmente que o gene da calvície vem exclusivamente da mãe, mas isso não é verdade. O gene da calvície vem tanto do pai quanto da mãe, por isso esse é um dos mitos.

2.     Não se deve lavar o cabelo todos os dias

Fala-se que lavar o cabelo todos os dias pode levar ao aumento da queda do cabelo, porém é mais um mito, uma vez que lavar os cabelos não tem nenhuma influência na queda.

3.     A finasterida causa impotência sexual

A finasterida é um medicamento muito conhecido entre as pessoas que tratam queda de cabelo, porém há um grande mito entre o seu uso. Esse medicamento não causa impotência sexual.

Todos os estudos feitos foram inconclusivos, por isso não tem como fazer a associação ao uso do medicamento para a queda de cabelo. O que foi constatado nos estudos é que há uma porcentagem de pacientes que podem vim a sofrer de diminuição da libido com o uso da finasterida, podendo seguir por uma possível impotência, mas esse índice é bastante controverso.

É preciso deixar claro que o uso de finasterida não deve ser feito sem o devido acompanhamento médico, uma vez que ele fará todos os exames necessário, fazendo com que tome a quantidade correta de remédio.

4.     O homem pode perder o cabelo até os 30 anos

Um mito sobre a calvície é que o homem só pode perder o cabelo até os trinta anos, depois dessa idade não perde mais. Na verdade, não há nenhum padrão na queda dos cabelos, a idade não faz diferença, pois pode ser antes ou depois.

5.     Usar boné causa a queda dos fios

Não é o uso do boné que causa a queda dos fios, isso é um mito sobre a calvície. Na verdade, o que pode causar algum problema é o uso exagerado do boné, causando dermatite seborreica. Essa dermatite pode ser um grande coadjuvante na queda de cabelo.

6.     Os carecas têm mais testosterona, por isso ficam assim

O excesso de testosterona não tem nada a ver com a queda de cabelo. Na verdade, a influência vem na verdade da maior conversão da testosterona em dihidrotestosterona, conhecido como DHT, pela enzima 5-alfa-redutase, assim como a afinidade individual de ligação da DHT aos receptores do folículo piloso.

Todo esse processo não tem a ver com virilidade, mas sim com determinação genética. Portanto, é um mito.

7.     Cortar o cabelo faz com que os fios cresçam

Muitas pessoas acreditam que cortar o cabelo faz com que ele fique mais forte e cresça de forma mais rápida. Isso é um mito. Na verdade, o corte não tem nenhuma interferência no crescimento dos fios.

A queda de cabelo tem causa de origem hormonal, ou então, hereditária, afetando as raízes.

8.     Pentear o cabelo influencia a queda

O cabelo tem um ciclo de vida, por isso, em algum momento, os fios irão cair independente ou não de serem penteados. Porém, é necessário salientar que pentear o cabelo é muito importante para a saúde dos fios, pois assim o óleo do couro cabeludo chega até as pontas.

9.     Transplante capilar não tem aparência natural

As técnicas antigas podiam até deixar um pouco a desejar. No entanto, as técnicas atuais têm um resultado muito natural. Por isso, esse é um mito sobre a calvície.

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que demora cerca de seis horas, o médico cirurgião recria todo o posicionamento dos fios, com o intuito de recuperar a aparência natural do cabelo do paciente.

Com tudo isso, você viu que existem muitos mitos sobre a calvície. É preciso prestar bastante atenção às informações. Origem genética ou alguma disfunção hormonal estão ligados à queda de cabelo, ou seja, não são mitos. Ou então, deixar o cabelo muito preso também ocasiona a perda dos fios.

O último caso é conhecido por calvície de tração, por conta de prendedores de cabelo apertados muito forte, fazendo com que os fios fiquem mais fracos e quebradiços.

Por isso, fique atento e não acredite em tudo o que dizem.

Deixe seu comentário logo abaixo é importante. Continue com o blog, sempre teremos artigos com informações importantes. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close