11 nutrientes essenciais para os cabelos

Para seus cabelos crescerem bem fortes e saudáveis, você deve manter um estilo de vida que permita o melhor tratamento de fios. Tudo para evitar situações como a calvície. E uma das formas de conseguir isso é se alimentando corretamente por meio de alimentos que ajudem no crescimento mais saudável dos cabelos. Confira mais a seguir.

11 nutrientes essenciais para os cabelos

1. Proteínas

Um dos nutrientes essenciais para quem quer um crescimento mais forte e saudável dos cabelos são as proteínas, que ajudam os fios de cabelo a crescer fortes e saudáveis. Geralmente as melhores fontes de proteínas são os leites, ovos, nozes, sementes e iogurte grego.

Tente ao menos consumir 45 gramas por dia, ou mais, de proteínas. Outros alimentos que são ótimos para obter esse nutriente que ajuda a reconstituir o couro cabeludo são os vegetais de cor escura, como brócolis e couve.

2. Vitamina C

Um nutriente responsável por manter a resistência dos fios de cabelo é a vitamina C, que ajuda a fazer com que os cabelos tenham mais resistência, trazendo mais força e sustentação a seu couro cabeludo, além de poder proteger das agressões que sofrem no dia a dia como raios solares e poeira. O nutriente pode ser encontrado na maior parte das vezes em frutas cítricas, como a laranja, limão, tangerina, abacaxi, manga, entre outros.

3. Ferro

Outro nutriente de grande importância para os cabelos é o Ferro. Assim como as proteínas, tal substância é importante para a manutenção do couro cabeludo. Geralmente pode ser encontrado em alimentos como leite, feijão, nozes, carne vermelha magra, peixe, espinafre e legumes.

Em muitos casos, se você estiver sofrendo com queda excessiva de cabelos, isso pode ser associado facilmente à falta de ferro no organismo. Por isso, certifique-se de que esteja consumindo esses alimentos e você vai notar várias diferenças no seu próprio corpo.

4. Antioxidantes

Os cabelos secos e quebradiços são resultado de excessiva exposição dos cabelos à poluição ambiental; além disso, os produtos químicos também podem também ajudar a deixá-los mais fracos, facilitando assim o aparecimento da calvície prematura.

Por isso, há a recomendação do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, que podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo, deixando assim os seus cabelos livres das agressões do dia a dia.

Esses antioxidantes podem ser encontrados em alimentos como azeite de oliva, chocolate preto, uvas e romã.

5. Biotina

Para quem quer ter os cabelos com aparência mais brilhante, a Biotina é essencial. Ajuda a nutrir o cabelo, pois contribui para a produção de colágeno do corpo, além de manter a elasticidade e ajudar no crescimento dos fios e também das unhas e dentes.

Biotina pode ser encontrada em qualquer suplemento nutritivo para a pele, mas o mais indicado nessas ocasiões é consumir a partir de alimentos como ovos, peru, salmão, amêndoas e abacate.

6. Zinco

Esse nutriente, presente em carnes, ostras, sementes de abóbora, amêndoas e outros alimentos fundamentais para a saúde capilar. Ajuda na reconstituição dos fios de cabelo que podem deixar os cabelos mais fortes e resistentes. Auxilia, ainda, na prevenção de queda excessiva de cabelos.

7. Selênio

Também importante na constituição dos fios, Selênio ajuda na nutrição capilar, deixando a região mais resistente às agressões ambientais. Algumas das suas fontes são a farinha de trigo, castanha-do-pará, frango, queijo, arroz etc.

8. Vitamina E

A vitamina E é importante para a circulação sanguínea no couro cabeludo, possibilitando assim uma melhor absorção dos nutrientes para os fios de cabelo. Pode ser encontrada em alimentos como a cereais integrais, óleos vegetais e sementes, gema de ovo, fígado e na gordura que envolve a carne.

9. Vitamina B3

Também conhecida como niacina, é utilizada para reduzir o colesterol no douro cabeludo, o que inibe o crescimento dos cabelos. Também é importante para a circulação do sangue do corpo e também no couro cabeludo.

Ele pode ser encontrado em alimentos como frango, fígado, peixe, peru, frutas secas e gema de trigo.

10. Vitamina B6

Essa é uma das melhores vitaminas antiqueda de cabelo, especialmente no caso em que os cabelos enfraquecem por conta de falta de nutrientes no corpo. Ajuda também a manter a cor do cabelo.

Além disso, a vitamina B6 ajuda também na produção de vitamina B3 (niacina), que é necessária na circulação do sangue do corpo. Pode ser encontrada em alimentos como banana e carne de porco.

11. Ácido fólico

É o ácido mais importante para a saúde do cabelo. Ajuda na formação de células vermelhas do sangue, além da manutenção do sistema nervoso central. Também ajuda na substituição de células do corpo, das velhas pelas novas.

Ele pode ser encontrado em alimentos como fígado de galinha ou de boi, levedo de cerveja, quiabo, feijão preto e espinafre.

O que achou de conhecer melhor os 11 nutrientes essenciais para os cabelos? Deixe seu comentário logo abaixo! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close