3 maneiras de evitar calvície de tração

A calvície é uma condição que nem todas as pessoas estão preparadas para lidar. Seja por motivos motivacionais e até mesmo estéticos, muitas pessoas, por conta da queda de cabelos, faz dos penteados de rabo de cavalo e de tranças quase como uma forma de disfarçar melhor a sua calvície. Mas nem sempre eles são as melhores opções, pois podem resultar em outra questão: o aparecimento da calvície de tração. Nesse artigo iremos mostrar, com mais detalhes sobre como evitar calvície de tração.

O que é a calvície de tração?

A calvície de tração se configura como a queda de cabelos que acontece por conta das agressões sofridas pelo couro cabeludo, que atingem o bulbo capilar, causando assim a sua atrofia. Isso acontece bastante quando se prende com muita força os cabelos ou simplesmente por puxar os fios.

Se essas práticas não forem interrompidas a tempo, podem fazer com que os folículos pilosos acabem cicatrizando para se recuperarem do dano causado, e então, fazer com que os seus cabelos não retornem ao crescimento com o tempo.

O que causa a calvície de tração?

Não há muitas respostas sobre como a calvície de tração acontece no corpo, mas pode surgir a partir de alguns padrões de comportamento, como por exemplo, a tricotilomania, que é caracterizada pela compulsão psicológica de puxar os seus próprios cabelos.

Por não ser um distúrbio que se identifique com muita facilidade, a tricotilomania se torna um problema em que 40% dos casos não são identificados. Por isso, muitos profissionais da área recomendam, além de uma intervenção médica, a ajuda psicológica para o auxílio do tratamento para evitar a calvície por tração.

Um outro fator que pode também ajudar na calvície de tração é o que os profissionais chamam de conversão telógena, que é a queda de cabelos causado pela calvície por conta da ação de puxar excessivamente os fios de cabelos, especialmente pelo uso de bobes e/ou chapinhas, o que pode causar a danificação dos fios de cabelo.

O dano pode chegar até a base do fio de cabelo, fazendo com que os fios parem de ser produzidos no corpo.

E por fim, há o processamento excessivo, que como o próprio nome sugere, é causado pelo uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como descolorantes, tinturas e alisadores. Se forem utilizados de forma desordenada, os fios de cabelos podem enfraquecer, afetando as estruturas que os sustentam.

O que fazer para evitar a calvície de tração?

Existem várias maneiras de evitar a calvície de tração, as quais podem ser facilmente seguidos se forem feitos junto com o auxílio de um profissional. Veja mais algumas das nossas dica sobre como evitar a calvície de tração:

1. Deixe os cabelos soltos

Por ser um tipo de queda de cabelo que acontece por puxar e prender os fios de cabelo por mais tempo, deixar os fios soltos por mais tempo pode ajudar a evitar a calvície de tração.

Embora deixar os cabelos em coque ou em rabo de cavalo seja mais prático para situações cotidianas, como no ambiente de trabalho, você pode fazer penteados que deixem os cabelos mais soltos, sem perder o estilo.

2. Faça tratamentos especializados caso não dê como soltar os cabelos

Se, por algum motivo, você não puder soltar os cabelos por conta de motivos profissionais, uma ideia para poder evitar a calvície de tração é fazer tratamentos capilares específicos, que deixem os fios de cabelos mais hidratados e saudáveis por mais tempo.

Eles podem ser feitos de acordo com o tipo de cabelo que você tiver no seu corpo. Existem vários produtos voltados para todos os tipos de cabelo, que podem ajudar a prevenir a calvície de tração.

Além disso, para que o tratamento dos cabelos seja mais eficiente, você deve também procurar ajuda de um dermatologista, pois saberá melhor qual é o tratamento adequado para o seu cabelo.

3. Faça tratamento caso calvície de tração esteja com sinais avançados

Caso você já esteja sofrendo com o problema, evitar a calvície de tração não será possível.

Nesse caso, o tratamento é a melhor opção para poder retardar o problema. Normalmente, pode ser tratado se estiver ainda nos sinais iniciais.

Contudo, no caso de a calvície por tração estar com sinais já avançados, é bem capaz de que os próprios folículos capilares estejam já com sinais avançados de dano no seu corpo.

Isso pode indicar que a calvície de tração aconteça basicamente por conta de ações que as pessoas fazem nos seus cabelos, como arrumá-los de forma específica ou até mesmo por conta de uma compulsão que sofrem. Por isso, o diagnóstico e o tratamento devem ser iniciados o mais rápido possível.

O que achou deste artigo sobre como evitar calvície de tração? Comente abaixo!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos