Como é formado o fio de cabelo?

Todo mundo sabe que os fios de cabelo precisam de vários produtos para se manter fortes e saudáveis para a sua saúde. Mas por quê? E como é formado o fio de cabelo? Neste artigo vamos mostrar em detalhes sobre como é formado o fio de cabelo, juntamente com explicações sobre cada estrutura que compõe o fio de cabelo. Confira mais agora.

Como é formado o fio de cabelo?

Qual é a estrutura dos cabelos?

Os cabelos são formados em várias camadas, que podem ser organizadas em três partes: cutícula, córtex e medula. Todas elas juntas ajudam a manter o seu cabelo mais forte e saudável. O que possuem em cada uma delas e, finalmente, como é formado o fio de cabelo?  A resposta a partir de agora.

1. Cutícula – a primeira parte dos fios

A cutícula é a camada mais externa que deixa os fios hidratados. Acho que muitos dos leitores devem ter ouvido falar de produtos que ajudam a fechar as escamas do fio para melhorar a aparência dos seus cabelos ou que o jato de ar quente abre as cutículas e por causa disso, é importante usar o ar frio para fechá-los?

Pois bem, isso acontece porque a cutícula é a camada mais externa dos fios, responsável pela entrada e saída da água da fibra. É composta por oito camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistentes à água, que agem como se fosse um hidratante natural.

Boa parte dos danos que acontecem nos cabelos se dá exatamente nessa área, o que faz com que as cutículas rompam com as suas áreas de proteção, causando assim a quebra, porosidade e, por fim, ressecamento dos cabelos.

2. Córtex – a segunda parte dos seus cabelos que forma a estrutura do seu fio

Como é formado o fio de cabelo a partir da forma ou até mesmo da cutícula do seu fio de cabelo, o córtex é a área onde estão as proteínas, que dão resistência ao fio. Se agrupam em hastes formadas por queratina elemento importante para evitar a ponta dupla nos fios de cabelo.

Além disso, como o fio de cabelo é formado também pela textura, o córtex possui ligações químicas que ajudam a manter a estrutura do cabelo para o seu formato real, que pode ser tanto liso, quanto crespo ou cacheado.

Como é formado o fio de cabelo a partir de ligações químicas, isso poderá variar muito, especialmente no caso de cabelos crespos, cujo córtex pode causar boa parte dos fios a secar e quebrar com mais facilidade. Por isso, os cabelos ficam com mais dificuldade para ser hidratados, pois a oleosidade natural dos fios não chega com muita facilidade.

Por causa disso, no mercado existem inúmeros produtos químicos com a finalidade de ajudar na hidratação dos fios. Como o córtex é uma camada mais fina do que a cutícula, os danos que acontecem nessa área chegam a ser mais graves, deixando os cabelos mais frágeis. Por conta disso, em alguns dos casos é necessário um novo corte de cabelo.

3.  Medula – elemento presente em alguns tipos de cabelo, mas não menos importante

Já vimos nos itens anteriores como é formado o fio de cabelo, isto é, primeiramente por cutícula, que é a primeira camada de células que protege a sua estrutura capilar. O córtex, por sua vez, envolve toda a sua área para poder hidratar e formar o fio de cabelo. Contudo, a medula é uma parte do fio de cabelo que aparece apenas em alguns tipos de cabelo no corpo.

A medula é a parte que está em contato com o bulbo capilar, auxiliando na termorregulação dos fios de cabelo no seu crescimento, direcionando todos os seus nutrientes para o novo fio de cabelo que estiver surgindo.

Por conta disso, ajuda na nutrição dos cabelos, o que pode fazer com que os cabelos cresçam, pois são levadas até as suas extremidades.

Como são características dos fios de cabelo?

Como é formado o fio de cabelo na sua estrutura nutritiva? No interior dos cabelos, os fios estão compostos por queratina, mas como funciona o brilho e formato? Vamos entender melhor, afinal são os três elementos que formam o cabelo.

1. Queratina

É a principal proteína dos cabelos.

Como é formado o fio de cabelo: são formados basicamente por 80% de queratina. É o que dá resistência, impermeabilidade e elasticidade. Na parte externa dela está a cutícula, que, se não for cuidada de forma correta, poderá causar ressecamento e fragilidade dos fios de cabelo em longo prazo.

2. Brilho

Como é formado o fio de cabelo em relação ao seu brilho? Pois bem, o brilho nada mais é do que a reflexão da luz diante das superfícies lisas. Ocorre por conta da porosidade dos fios.

3. Formato

Como é formado o fio de cabelo em relação a encaracolado? É por conta de queratina que os seus cabelos ficam mais enrolados, ou lisos.

O que você achou sobre o nosso artigo? Quer comentar mais sobre como é formado o fio de cabelo? Deixe sua opinião abaixo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close