Calvície e cabelos brancos têm a mesma causa?

A idade chega para todos, a genética muda a vida de alguns mais cedo; entretanto, a ciência sempre encontrou dificuldades em apontar a real causa do problema da calvície e cabelos brancos. Recentemente, novas descobertas científicas mostram que há muito mais sobre a causa da calvície do que o simples e natural envelhecimento. Acompanhe no artigo a seguir!

A causa da calvície

Até o presente momento a causa da calvície se mostrou diretamente relacionada com células-tronco que produzem novos fios capilares. Em um experimento realizado com pessoas que haviam feito transplante capilar, nas células danificadas o cabelo crescia muito fino para se mostrar perceptível a olho nu, aparentando área de calvície.

A causa dos cabelos brancos

Já a causa dos cabelos brancos é associada à melanina (proteína responsável pela pigmentação de pele e cabelos). Com o passar do tempo, o organismo passa a produzir menos, causando assim o fenômeno conhecido como acromotriquia (perda de pigmentação nos pelos), fato que podemos observar até mesmo em animais.

A mais nova descoberta sobre calvície e cabelos brancos

Pesquisadores do centro médico da UT Southwestern (Universidade do Sudeste do Texas) acidentalmente encontraram uma relação entre a calvície e cabelos brancos. Como? Enquanto estudavam em roedores uma doença genética rara que causa tumores nervosos, mas não se assuste com essa questão!

Os detalhes da descoberta sobre calvície e cabelos brancos

Já se sabia que células-tronco estavam envolvidas em gerar novos fios de cabelo, o que não se sabia em detalhe era o que acontece depois dessas células tronco se moverem para a base dos folículos capilares.

O processo

Ao realizar experimentos com uma proteína apelidada de KROX20, os cientistas notaram que, ao impedir que células produzissem a substância, a pelagem dos ratos testados tinha o crescimento capilar interrompido, gerando calvície. Essa mesma proteína comuta as células da pele e gera outra, chamada SCF (fator de células tronco), que influencia o aparecimento de cabelos brancos.  

O paralelo entre a calvície e cabelos brancos:

Após os testes com a proteína KROX20, foram feitos testes com o barramento da produção de SCF, a consequência? Pelagem branca nos animais de estudo. Atualmente se estuda a relação entre ambos para encontrar a causa da calvície.

O futuro da calvície e cabelos brancos

O Dr. Lu Le, especialista em dermatologia no departamento de pesquisa ao câncer da UT Southwestern e Ph.D em microbiologia, imunologia e genética molecular, fala mais sobre: “com este conhecimento, esperamos no futuro criar um composto de aplicação tópica ou introduzir de forma segura o gene em folículos capilares para corrigir estes problemas genéticos”.

O que acontece com a pesquisa agora?

O próximo passo para a pesquisa científica na área da causa de calvície e cabelos brancos é descobrir se as proteína KROX20 e SCF de fato têm sua produção diminuída com o passar da idade, e caso tenha, quais seriam suas causas.

Influência em outros campos da ciência

O estudo de células-tronco pode até mesmo nos ajudar a descobrir a causa do envelhecimento em geral! Imagine só, poder reverter além da calvície, outros sinais da idade!

A prevenção da calvície na atualidade

Já se foi o tempo em que o homem precisava ter medo do “desaparecimento capilar”, hoje existem diversas formas de prevenir as causas da calvície e até mesmo retomar a aparência natural de forma prática. São algumas formas de prevenção de causas da calvície:

1.      Ingestão de vitaminas

As vitaminas H, B5, A e E são extremamente relevantes para se evitar a calvície, pois fortalecem os cabelos.

2.      Ter uma dieta saudável

A principal fonte de vitaminas que temos é a alimentação, então é muito importante sempre estar atento à dieta. Uma alimentação saudável ajuda no funcionamento do corpo inteiro e balanceia também o humor!

Maquiagem capilar

Há também quem prefira maquiagem capilar, uma forma mais direta e prática de se livrar da calvície e dos cabelos brancos. Com diversas opções para todos os tipos de cabelos e gostos, existem cosméticos que dão sensação de maior densidade e cor aos fios para quem já sofre da calvície e fios brancos. Afinal, a ciência ainda não resolveu tudo, não é mesmo?

Como funciona

Independente da causa científica da calvície, existem no mercado diversos tipos de produto, alguns em pó, alguns em spray, possibilitando que o consumidor escolha o tipo que mais se adequa à sua necessidade. A aplicação é tópica, e os compostos fortalecem os fios enquanto os “engrossam”.

Benefícios e cuidados:

A maquiagem capilar pode ser a salvação mais direta para a calvície e os cabelos brancos enquanto a ciência moderna não consegue desenvolver um tratamento de células tronco adequado; porém, sempre é recomendado ir até um dermatologista para que o mesmo lhe dê as indicações  adequadas para sua pele.

E você? O que acha?

Acha que novas soluções para a causa da calvície podem surgir em breve? Já usou maquiagem capilar ou tem algum receio?  Conte-nos sua experiência sobre calvície e cabelos brancos!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos