Tintura provoca queda de cabelos? Sim ou não?

Há muito tempo, pintar os cabelos deixou de significar sinal de envelhecimento. Cerca de 40% das jovens de hoje em dia pintam seus cabelos com cores comuns ou até mesmo cores exóticas, como azul, rosa ou verde.

Pesquisas mostram que a cor dos cabelos pode influenciar muito na personalidade e que as escolhas de cores não são por acaso. Uma infinita gama de cores e marcas possibilita muitas opções para a cliente ou o cliente, já que colorir os cabelos já não faz parte só do universo exclusivamente feminino, deixando de lado certos valores e preconceitos.

Você que pinta os seus cabelos ou que tem interesse em pintar, com certeza já ouviu a seguinte afirmação: tintura provoca queda de cabelos. Mas será que essa afirmação é verdadeira?

 

A atriz e cantora Ariana Grande iniciou sua carreira com a personagem Cat, da série Brilhante Victória, a qual usava um cabelo extremamente vermelho e comprido. A atriz fez a personagem durante quatro anos e, em 2014, quando a série já tinha acabado, fez uma postagem em seu Instagram desabafando sobre a queda de seu cabelo e relacionando o fato com as tintas vermelhas que usava a cada duas semanas durante os quatro anos de gravação. Quando lançaram um spin-off de sua série, ela usava apliques vermelhos para substituir seu cabelo.

Afinal, tintura provoca queda de cabelos?

Não é de hoje que ouvimos o que alisamentos, secador, prancha e tintura provocam queda de cabelos, e muita confusão acontece quando falamos essa frase sem estudar os casos mais a fundo. Agentes externos danificam os fios quando usados em excesso ou quando não fazemos nenhum tratamento de reparação nos fios danificados. Tintura em excesso deixa os fios porosos e quebradiços, aumentando a chance de quebra e queda.

Porém, a afirmação de que tintura provoca queda de cabelos é falsa. Como? Os cabelos quando maltratados por ações externas como tintura e secador tem seu maior desgaste no comprimento dos fios, assim, a raiz capilar e o couro cabeludo seguem intactos, portanto, os cabelos não caem naturalmente, e sim se quebram quando danificados. Não há nada que impeça o crescimento de novos fios.

O que provoca queda de cabelo?

Danos no couro cabeludo podem danificar permanentemente o crescimento de novos fios. Alergia, descamação do couro cabeludo, dermatite seborreica podem ser alguns dos fatores para a queda de cabelo. Sempre que usamos uma tintura, devemos fazer o teste de mecha. Muita gente que diz que tintura provoca queda de cabelos, provavelmente teve alguma reação alérgica a alguma tinta, e como consequência, teve queda de cabelo.

Alergia provoca descamação do couro cabeludo, que danifica os poros responsáveis pela formação dos fios. Banhos muito quentes e massagens demoradas podem provocar o aumento da formação de caspa e dermatites seborreicas e o excesso de oleosidade podem impedir que fios novos nasçam.

O que fazer se acontecer queda de cabelos?

Seja após utilizar tinturas, alisamentos, secador ou de uma hora para a outra, a queda de cabelos de uma forma excessiva não pode ser considerada como um acontecimento normal. O cabelo humano perde cerca de cem fios por dia, e isso é normal, mas fique atento caso ocorram falhas grandes de cabelo ou caso ele caia bem mais que esse número. Procure urgente um dermatologista para descobrir a causa dessa queda repentina e não tome ou aplique nenhuma medicação por conta própria.

Estresse também pode ser um grande causador da queda dos fios, então fique de olho em como anda a sua rotina. Não podemos esquecer dos casos de alopecia, doença que causa a queda dos cabelos, pode aparecer a qualquer momento da vida e requer tratamento. Lembrando não tem cura por ser uma doença autoimune, mas o tratamento é extremamente necessário para que nasçam novos fios no lugar afetado.

Quais as dicas para que não ocorra queda de cabelo?

Se você é do tipo de pessoa que nunca irá abrir mão de um cabelo sempre bem pintado e alisado, fique de olho nessas dicas! Já vimos que a afirmação de que tintura provoca queda de cabelos é falsa, mas requer atenção. Para diminuir os danos ao seu cabelo, opte por tintas sem amônia ou pausas maiores de retoque para fazer tratamentos capilares de reconstrução dos fios como um cronograma capilar entre as pinturas. Prefira secar os cabelos naturalmente e não fazer alisamentos quando pensar em pintar, para não danificar mais ainda os fios.

Se você já sofre com calvície, não deixe de usar produtos que ajudem a minimizar a aparência do problema e deixem sua autoestima bem elevada.

Não esqueça: tintura provoca queda de cabelos? Não! Tintura pode provocar a quebra dos fios danificados, assim como secador, alisamentos e até cloro de piscina. Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para gente nos comentários tudo que você achou sobre o artigo!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos