10 alimentos que ajudam a combater calvície

A calvície é uma doença que afeta diversas pessoas, principalmente os homens e a maioria tem medo dela. Você sabia que há alimentos que ajudam a combater calvície? Neste artigo iremos falar sobre a calvície, os seus sintomas e alimentos que ajudam a combater calvície.

10 alimentos que ajudam a combater calvície

Calvície

A calvície, conhecida como alopecia, é definida pela perda parcial ou total dos fios capilares ou ausência de pelos em certas áreas do corpo. A calvície é normalmente mais perceptível no couro cabeludo, porém pode acontecer em qualquer área do corpo que tenha pêlos.

A maioria das pessoas costuma perder diariamente entre 50 a 100 fios capilares. Sempre que um fio cai, logo é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo. Mas, com o avanço da idade, especialmente na velhice, o crescimento dos fios tende a ser mais lento podendo até mesmo parar, resultando na calvície.

Há outros fatores que podem causar a queda de cabelo, assim como:

  • alterações hormonais;
  • medicamentos;
  • estresse;
  • cuidados impróprios com os cabelos;
  • dieta;
  • hereditariedade;
  • estresse;
  • gravidez;
  • alguns tipos de doenças.

A calvície é mais comum nos homens que em mulheres, pois uma das causas principais da calvície masculina é quando o hormônio masculino é convertido para DHT (dihidrotestosterona) que atua no folículo capilar, diminuindo a produção de fios de cabelo e gerando fios mais finos e fracos, fazendo com que a produção dos fios capilares cesse.

Tipos da calvície

Calvície aerata

Além da calvície androgenética, também tem a calvície areata, na qual onde ocorre a perda repentina do cabelo em certa parte, que cresce novamente depois de alguns meses.

Calvície tóxica

Já a calvície tóxica ocorre devido a uma doença grave ou febre alta, também por conta de doses em excesso de drogas que possuem vitamina A, tálio e retinoides.

Calvície cicatricial

A calvície cicatricial é aquela que impede o crescimento de fios em áreas que há cicatrizes de ferimentos, queimaduras, infecções por bactérias ou fungos.

Calvície universal

A calvície universal é o tipo mais agressivo dessa doença, pois ocorre a perda total do cabelo, não apenas os da cabeça, mas de todos os pelos do corpo.

10 alimentos que ajudam a combater calvície

Abaixo listamos os alimentos que ajudam a combater calvície. Confira:

1.      Peixe

A proteína do peixe é de baixo teor de gordura. Para que os fios capilares cresçam saudáveis, é preciso que tenha também magnésio, nutriente encontrado no filé de alabote, por exemplo.

2.      Legumes

Este tipo de alimento é rico em zinco, que participa do processo da composição das proteínas em nosso organismo e da síntese do DNA. Essas duas funções são essenciais para a reprodução das células nos folículos capilares e crescimento dos fios.

3.      Nozes, castanhas e amêndoas

Elas estão entre os alimentos que ajudam a combater calvície. Possuem bastante ferro, essencial para o crescimento capilar e são dos melhores alimentos que ajudam a combater calvície.

Consumindo nozes e amêndoas em uma pequena porção por dia, é algo ideal para a saúde e para o crescimento eficaz e rápido dos fios capilares.

4.      Óleo de coco

O consumo é bastante recomendado, tanto para colocar uma colher de chá no café quanto no preparo de receitas. O óleo de coco também pode ser utilizado de forma externa, você pode esfregar nos fios capilares uma ou duas vezes por semana, pois o óleo de coco deixa os fios mais fortalecidos e ajuda no combate a calvície.

5.      Vitamina C

É bastante recomendado consumir alimentos que são ricos em vitamina C, pois estimula a produção do colágeno que é essencial para a pele e o cabelo. A vitamina C é usada pelo nosso organismo para produzir a proteína essencial que o corpo necessita e, assim, fazer com que o crescimento dos fios de cabelo seja saudável. Procure consumir alimentos como kiwi, goiaba, pimentões, laranja, abacaxi, couve, mamão e morango.

6.      Soja

A soja é um alimento que auxilia na melhora da circulação no couro cabeludo e a diminuir o risco da queda de cabelo, sendo um dos alimentos que ajudam a combater calvície.

7.      Leite e derivados

Esses alimentos são ricos em cálcio que ajuda a evitar com que os cabelos fiquem quebradiços e opacos. Além de ser um dos alimentos que ajudam a combater calvície, também são essenciais para a nossa vida. Os derivados do leite são: iogurte, queijos, manteiga e requeijão.

8.      Aveia

Esse tipo de cereal é rico em ferro, zinco, magnésio, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E, fibras e carboidratos. Em nosso corpo, esses nutrientes auxiliam na melhora da aparência das unhas, pele e dos fios capilares.

9.      Frutos do mar

Esse tipo de alimento é rico em magnésio, nutriente essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fios capilares e a combater a calvície.

10.   Arroz integral, lentilhas e feijão

Esses alimentos que ajudam a combater calvície são ricos em proteínas que constituem a queratina e o colágeno, componentes que auxiliam no fortalecimento dos cabelos e quando são consumidos regularmente auxiliam na proteção dos fios contra a queda.

Gostou do artigo sobre alimentos que ajudam a combater calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close