O QUE É E COMO EVITAR A CALVÍCIE DE TRAÇÃO

Sem dúvidas, a calvície gera muitos transtornos para quem sofre com seus efeitos. A queda de cabelo e a falta parcial ou total de fios impacta severamente a autoestima de muitas pessoas, principalmente dos homens, as maiores vítimas das questões genéticas relacionadas a calvície e do acúmulo de testosterona – responsável por gerar grande parte da queda de cabelo. . Além desses problemas, existe também a calvície de tração. Entenda no post de hoje o que é e como evitar a calvície de tração. Vamos lá?

O que é calvície de tração?

A calvície por tração se refere a lesões sofridas pelo couro cabeludo e que prejudicam o bulbo, a parte do cabelo incumbida de produzir e distribuir as células responsáveis pelo crescimento capilar. Somente o bulbo capilar produz essas células que são chamadas de germinativas. A calvície de tração acontece principalmente quando o cabelo é preso com muita força.

Um ponto interessante da calvície de tração é que existem casos em que ela ocorre quando uma pessoa faz penteados tentando disfarçar a queda de cabelos, no entanto,isso acaba piorando a situação.

A calvície de tração não é uma doença sistêmica, ou seja, não afeta uma série de órgãos e tecidos do corpo, porém, causa transtornos para quem a apresenta, principalmente relacionados à aparência. Os sinais da calvície de tração podem ser notados nas áreas laterais e frontais do couro cabeludo.

Um dos fatores que causam a calvície de tração é tricotilomania, um tipo de transtorno compulsivo caracterizado pela pessoa que arranca os próprios fios de cabelo impulsiva e compulsivamente. Apesar de não ter causas bem definidas e não ser um problema de fácil identificação, especialistas suspeitam que questões genéticas e ambientais colaboram com o surgimento de casos, além disso, muitas pessoas que têm esse problema apresentam alterações químicas no cérebro.

A conversão telógena também é uma causa da calvície de tração.Ela ocorre quando queda de cabelo e calvície são causadas pela ação de puxar os cabelos de maneira excessiva. O uso de aparelhos de chapinha e babyliss aumentam os danos.

Outra causa é o processamento excessivo, que tem como principal motivo o uso de produtos químicos de forma exagerada. Isso faz com que o cabelo fique mais fino, desacelera o crescimento deles e, em casos mais graves, causama calvície de tração.

Como evitar a calvície de tração?

Alguns cuidados fazem a diferença na hora de evitar ou tratar a calvície de tração. Abaixo, quatro dicas para isso:

1.     Solte os cabelos

Como a grande causa da calvície de tração são os cabelos presos com força, você pode começar soltando-os, deixando-os livres. Evite prendê-los. Assim, seus cabelos ficarão mais livres e você evitará que os fios fiquem finos e frágeis.

2.     Procure tratamento e leve a sério

Procure um tratamento para sua calvície de tração, existem produtos capilares especializados para a calvície. Pesquise para tentar encontrar um bom dermatologista para que esse profissional indique qual o melhor tipo de cuidado e tratamento para o seu  couro cabeludo.

Como a calvície de tração está relacionada a problemas psicológicos, procure identificá-los e leve a sério, uma vez que ela pode ser tratada, mas também pode voltar. E não é isso que queremos, certo?

O exame para identificar a calvície de tração é feito no próprio consultório de maneira rápida, ou seja, você não terá grandes dificuldades e não gastará muito tempo para iniciar o tratamento.

3.     Cuidado com aparelhos quentes

Um das grandes causas da calvície de tração são aparelhos como o secador, a chapinha e o babyliss. Evite-os. Caso não consiga evitá-los, utilize-os no modo morno e com pouca força. O seu cabelo agradece.

4.     Cuidado com penteados em cabelos crespos

Segundo pesquisas, os cabelos crespos e/ou étnicos são os que mais sofrem com a calvície de tração. Isso acontece ao usar apliques e tranças que puxam e forçam os couro cabeludo. Apesar de superversátil, o cabelo crespoapresenta esse problema desde a infância, as crianças são as maiores vítimas de calvície por tração, o ideal é que se espere um tempo para que o potencial capilar volte a ser explorado.

Se a calvície de tração tiver avançada, a tendência é que os danos já estejam nos folículos capilares, sendo assim, é necessário procurar um tratamento especializado com urgência. O seu dermatologista é o profissional para indicar os melhores tratamentos para o seu caso.

Ao utilizar essas dicas, seus cabelos voltem a crescer de maneira natural, porém, a calvície de tração exige um cuidado grande, pois pode voltar pela falta de cuidado. Evite os penteados que forcem o couro cabeludo e, caso necessário, procure seu médico.

Se a calvície de tração já causou danos à sua aparência, gerando áreas de calvície, não se preocupe. Aplique produtos que cubram os pontos sem cabelos, para dar um aspecto mais natural e, assim, você se sentir com mais autoestima e confiança!

Você já tem/teve ou conhece alguém que sofre com calvície de tração? Deixe seu relato nos comentários e compartilhe o texto para auxiliar seus amigos!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos