Por que bebês perdem cabelos com facilidade?

O normal é que cem fios caiam por dia de nossas cabeças. No entanto, a queda de cabelo é um problema que afeta milhares de adultos no Brasil. Geralmente, está associada a fatores hormonais, químicos, físicos e externos, como o estresse.

E o que faria um bebê ter queda de cabelo? Este artigo falará um pouco a respeito de quando os bebês perdem cabelos com facilidade.

Cabelos de recém-nascidos e suas particularidades:

Quando nascem, os bebês geralmente têm apenas uma pequena quantidade de cabelo, alguns até nascem sem. Durante os próximos seis meses, os fios podem começar a cair – e isso não é incomum de acontecer.

Proteção:

Bebês perdem cabelos com facilidade é algo que ocorre porque a criança já nasce com poucos fios, uma vez que os fios estão lá apenas como uma forma de proteção ao couro cabeludo. O normal, segundo dermatologistas, é que o cabelo cresça até o segundo ano de vida.

Falhas no couro cabeludo não exigem preocupação:

Como dito anteriormente, a substituição dos fios do bebê ocorre de maneira dispersa pelo couro cabeludo, pode ser de trás para frente ou de frente para trás.

Falhas também podem acontecer se o bebê passa muito tempo deitado, isso por conta do atrito. Se o bebê passar mais tempo sentado, logo os fios voltarão a crescer normalmente.

Alguns motivos que explicam por que bebês perdem cabelos com facilidade

Os pais ficam assustados quando os fios dos bebês caem, pois não entendem exatamente o porquê de isso ocorrer. Entretanto, esse acontecimento faz parte da natureza, é biológico e totalmente adequado ao desenvolvimento do próprio organismo.

Em outras palavras, quando os hormônios maternos, que antes eram transmitidos ao bebê, são interrompidos com o nascimento, os fios entram em repouso e saem mais facilmente. O mesmo processo acontece com a mulher que acabou de dar à luz.

A troca dos fios dos bebês se dá de maneira progressiva e difusa, por isso surgem as falhas que serão discutidas mais adiante.

A interrupção dos hormônios sexuais ocasiona a queda dos fios que se intensifica por volta dos três ou quatro meses de vida. Cabelos novos crescem e, muitas vezes, com cor e textura diferentes.

Mesmo sendo um processo normal, listamos abaixo alguns fatores que podem causar queda capilar em bebês fora do convencional e que carecem de maior atenção dos pais:

Nutrição

O bebê pode estar com carência de ferro, zinco, cobre ou vitamina B12.

Tireoide

Trata-se de um problema genético que pode ser cuidado por meio de reposição hormonal e vitaminas.

Alopecia

A alopecia afeta algumas áreas do couro cabeludo, porém é autoimune. Por isso, seu tratamento é apenas para reduzir os efeitos da doença.

Atrito

Uso de acessórios inadequados, como fivelas ou faixas apertadas, também ajudam na queda dos fios, assim como o atrito com o travesseiro.

Lavagem agressiva dos fios

Lavar os fios demais, por exemplo, não causa a queda, mas lavá-los agressivamente pode reduzir o número de fios dos bebês.

Alimentação

Bebês perdem cabelos com facilidade quando se alimentam mal ou inadequadamente. É preciso tomar cuidado com a alimentação da criança, pois alguns componentes podem acentuar a queda de cabelo.

Bebê estressado

Quando os bebês estão com algum problema e choram é comum que puxem os próprios cabelos. O ideal é que se busque evitar que a criança fique nervosa a esse ponto.

Queda anormal dos fios, o que fazer?

Bebês perdem cabelos com facilidade, porém, a queda dos fios faz parte do processo de crescimento e amadurecimento do bebê. Se houver perda considerável após seis meses é importante consultar um pediatra. Se a criança já tiver dois anos e ainda não teve seu cabelo de volta, o aconselhável é que se procure um especialista.

As causas podem ser nutricionais ou endócrinas. Consultar um dermatologista também pode ser necessário para se entender o desenrolar da queda de fios..

Evite a queda

Bebês perdem cabelos com facilidade e em excesso quando não são cuidados e observados. Por isso é importante:

  • Consultar o pediatra regularmente;
  • Prestar atenção na alimentação da criança e a qualquer anormalidade que possa estar acontecendo com o crescimento dos fios;
  • Evitar pentear os cabelos secos, o que pode causar, além da queda, a quebra dos fios;
  • Não deixar as crianças dormirem de cabelo molhado;
  • Utilizar produtos apropriados para crianças.

Em resumo: a queda é normal, no entanto, deve ser observada com cuidado e, se notada alguma anormalidade, procurar o pediatra e o dermatologista o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o tratamento, melhor e mais rápida a recuperação e o bebê poderá crescer e ter seus cabelos normalmente, de forma supersaudável.

Então, o que acharam de compreender melhor sobre as razões a respeito das quais bebês perdem cabelos com facilidade? Deixe seu comentário a respeito e continue acompanhando nosso blog para as maiores novidades sobre o combate à calvície!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos