6 dicas de alimentos que ajudam na saúde capilar

A calvície é um dos males que podem afetar homens e mulheres que acabam sofrendo com a perda de cabelos, seja da cabeça, ou até mesmo de pêlos. A calvície é uma doença que muitos temem, até porque ocorre a perda de um dos “acessórios” que compõem a beleza de um ser. Para o combate a calvície, os alimentos também podem ajudar, mas quais? Nesse artigo iremos falar tudo sobre os alimentos que ajudam na saúde capilar.

Calvície

A calvície é uma doença que causa a queda parcial ou total de cabelos, seja de fios capilares ou pelos de outras áreas do corpo. O tipo principal da calvície é a alopecia androgenética, que afeta homens e mulheres, mas a sua prevalência em mulheres é relativamente menor.

As causas genéticas são desconhecidas, mas há teorias para explicá-la. Uma das mais antigas teorias defende que a calvície se tratava de uma herança autossômica que se comportava de forma diferente entre homens e mulheres. Conforme essa hipótese, em homens a calvície comportava-se como autossômica dominante e em mulheres, autossômica recessiva.

A calvície possui relação com a testosterona. Quando atinge o couro cabeludo de indivíduos com predisposição genética, sofre a ação de 5-alfa-redutase e converte-se em dihidrotestosterona. Responsável pela redução gradual dos fios que ficam cada vez mais finos, curtos e claros.

Em homens, a queda de cabelo ocorre normalmente com uma rarefação na região frontal. Após isso, a calvície instala-se na região do topo da cabeça. Acredita-se que a redução dos cabelos ocorra de forma gradual. Em mulheres, a queda de cabelo ocorre de forma difusa, geralmente no topo da cabeça.

O tratamento da calvície e os alimentos

O tratamento da calvície pode variar de pessoa para pessoa, por isso é muito importante consultar um médico ou um dermatologista para ver qual é a razão e o tratamento mais adequado. Há vários tipos de tratamento para calvície, assim como loções, shampoos e séruns. Além dos medicamentos, também há técnicas com laser.

A alimentação do individuo também pode interferir na queda e os alimentos são excelentes aliados no tratamento e na prevenção da calvície. Mas, lembre-se que há também os inimigos do cabelo, como por exemplo as bebidas alcoólicas, pois elas produzem mais radicais livres que causam a inflamação de certos tecidos, assim como o couro cabeludo, ocorrendo a queda de cabelo.

Dicas de alimentos que ajudam na saúde capilar

Abaixo listamos os alimentos que ajudam na saúde capilar. Confira:

1.      Verduras verdes

As verduras verdes são alimentos ricos em ferro e muito importantes para o crescimento e o estímulo capilar. Rúcula, couve, brócolis, espinafre, entre outras verduras verdes escuras são alimentos que ajudam na saúde capilar e no tratamento de possíveis quedas de cabelo.

2.      Proteína

Uns dos alimentos que ajudam na saúde capilar são aqueles que possuem proteína. Consumir proteína é fundamental para que os fios capilares cresçam mais saudáveis e mais fortes, até porque os fios já são constituídos por proteína. A ausência dela faz com que o cabelo perca totalmente a força. Consuma mais carne vermelha, ovos, peixe e frango cozidos ou grelhados para ajudar no fortalecimento do couro cabeludo.

3.      Vitamina C

A vitamina C pode também estar presente nos alimentos que ajudam na saúde capilar, pois ela ajuda a estimular a produção de colágeno, essencial para a nossa pele e nossos fios capilares. A vitamina C é usada pelo organismo para produzir a proteína essencial que o corpo precisa para fazer com que o crescimento dos fios capilares seja saudável. Consuma alimentos como a laranja, goiaba, pimentões, kiwi, morango, abacaxi, couve e mamão.

4.      Nozes e amêndoas

O ferro também está presente nas nozes. As amêndoas e as nozes possuem bastante ferro e o seu consumo, mesmo por uma pequena porção no dia-a-dia, pode ser fundamental para a sua saúde e para o crescimento saudável dos fios capilares. O ferro é essencial para combater a calvície, e as nozes e amêndoas são alimentos que ajudam na saúde capilar.

5.      Óleo de coco

O consumo desse óleo é bastante recomendado, seja para adicionar a um alimento ou no preparo de receitas. Além disso, o óleo de coco pode ser utilizado de forma externa, esfregando-o nos fios de cabelo uma ou duas vezes por semana. Isso faz com que os fios fiquem mais fortalecidos.

6.      Alimentos alaranjados

Os alimentos alaranjados possuem betacaroteno, que auxiliam na vitalidade e crescimento dos fios capilares. Colabora na manutenção dos cabelos e dos tecidos. Por possuírem antioxidantes, contribuem para que não haja morte do bulbo capilar e estresse oxidativo, o que além de provocar a queda capilar, pode deixar os fios grisalhos. Esses alimentos alaranjados podem ser consumidos em diversas formas e todos os dias, assim como a cenoura e a abóbora, em forma de salada, sopa, no vapor, etc.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos