Principais causas de calvície feminina

Os homens são mais propensos a ter queda de cabelo que mulheres, principalmente por conta da famosa calvície de padrão masculino.

Contudo, a queda de fios também é bastante notável entre o público feminino, causando muitos problemas de autoestima. Razões podem variar desde as mais simples, com uma deficiência de vitamina; até as mais graves, como um mal de saúde subjacente.

Em muitos casos, existem maneiras de promover tratamentos efetivos, em ambos os sexos, no que se refere à perda de cabelo. Tudo dependerá da origem do problema da calvície, caso a caso.

Aqui estão algumas razões comuns – e não tão comuns – pelas quais uma mulher pode estar perdendo seus cabelos e tendo de enfrentar a calvície.

O trauma físico

Todo tipo de trauma físico, seja uma simples gripe, acidente de carro, uma cirurgia, ou até mesmo uma doença grave,  pode causar queda temporária de fio de cabelo. Isso pode provocar o chamado eflúvio telógeno, um tipo de perda capilar.

O cabelo apresenta um ciclo determinado: a fase de crescimento, de repouso e de derramamento.  Após ocorrência da situação traumática, a perda dos fios se faz notar em um prazo entre um trimestre e um semestre.

Mas, conforme há recuperação física, o cabelo volta a crescer normalmente.

 

Gravidez

A gravidez é um dos grandes exemplos do esforço físico intenso, que pode levar à perda de fios. Tal perda capilar ocasionada pela gravidez é mais comum depois que seu bebê nasce, em vez de realmente ao longo da gravidez. Para resolver tal questão, se você passa pela experiência da perda de cabelo, fique tranquila, pois há a certeza de que seu cabelo vai crescer em um curto período, geralmente, alguns meses.

 

O excesso de vitamina A

Suplementos ou medicamentos que contenham vitamina A podem também induzir a perda de cabelo. A quantidade recomendada, de ingestão diária, de vitamina A é de 5.000 unidades internacionais (UI) para adultos e também crianças maiores de 4 anos de idade. Contudo,  suplementos podem chegar a conter entre 2.500 a 10.000 UI.  Essa se mostra uma causa reversível de perda de fios e, ao regular-se a ingestão do componente, o cabelo deve voltar a crescer de maneira regular.

 

 

A falta de proteínas

 

Se você não ingerir proteína, em quantidade suficiente, em sua dieta, seu corpo pode racionar essa substância, “fechando” o crescimento do cabelo. Tal quadro pode ocorrer entre dois e três meses após uma queda no consumo proteico.  Há muitos grandes fontes de proteína , incluindo carnes, ovos e peixes.

Hereditariedade

A queda de cabelo padrão feminina é chamada alopecia androgenética, é basicamente a versão feminina da calvície masculina.  Ao contrário dos homens, as mulheres não tendem a ter uma calvície, em vez disso, podem  ter afinamento visível do cabelo. Como os homens, as mulheres podem se beneficiar de minoxidil, um medicamento para ajudar a crescer o cabelo, ou, pelo menos, manter os fios que você já tem.

Hormônios femininos

Assim como as alterações hormonais da gravidez pode causar queda de cabelo, pode ocorrer perda dos fios também com o uso de pílulas anticoncepcionais. Isso também pode ser mais um sinal do provável histórico familiar de perda de cabelo. A alteração das taxas hormonais que ocorre durante a menopausa pode também influenciar.  Uma das alternativas é parar de usar anticoncepcionais orais ou hormônios e adotar outra forma de contraceptivos ou de reposição hormonal.

O estresse emocional

O estresse emocional é menos provável de causar perda de cabelo que o físico, mas pode acontecer, por exemplo, no caso de um grande trauma – divórcio, após a morte de um ente querido, ou uma doença. Muitas vezes, porém, o estresse emocional não vai realmente precipitar a queda de cabelo. Irá agravar um problema que já existe.
Tal como acontece com a perda de cabelo devido ao estresse físico, essa queda acaba diminuindo.  Tome medidas para combater o stress e ansiedade, faça mais exercícios. Tudo isso deve se resolver.

Anemia

Quase uma em cada 10 mulheres com idade entre 20 a 49 sofre de anemia, devido a uma deficiência de ferro (o tipo mais comum de anemia), que é uma causa facilmente solucionável ​​de perda de cabelo. Você, médico, terá que fazer um exame de sangue para determinar, com certeza, se você tem esse tipo de anemia. Com um suplemento de ferro simples, deve ser corrigido o problema. A perda de cabelo é um dos sintomas da anemia.

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos