Existem diferentes causas para a queda de cabelo, algumas mais óbvias que as outras, mas credite as causas são muitas.
A queda de cabelo pode ser um sinal que seu corpo está dando, dizendo que alguma coisa não está ocorrendo como deveria ocorrer. É normal, por exemplo, a pessoa perder em média 120 fios de cabelo por dia, mas se esse número for maior já pode ser motivo de preocupação.
De acordo com pesquisas cerca de 25% das mulheres entre 35 e 40 anos, 50% dos homens com mais de 40 anos costumam ter maior queda capilar.
O fio tem ciclo de 3 fases que abrangem as fases de anágeno, catágeno e telógeno. A fase de anágeno é a parte em que ocorre o crescimento do cabelo em que dura de 3 a 6 meses. A segunda fase, do catágeno, o cabelo para de crescer, essa fase pode levar até dois anos. Na terceira fase, telógeno, dura em média 3 meses em que o fio já está velho e fraco. Porém, esse processo é alterado quando ocorre algum problema no sistema.
Por isso, iremos falar sobre cada uma das causas para a queda de cabelo que pode ocorrer, independente de ser homem ou mulher.
Qualquer tipo de deficiência hormonal pode gerar a queda de cabelo. Por isso, fique atento a qualquer tipo de mudança, como por exemplo, algum problema como na tireoide, suprarrenal e hipófise, pois assim o organismo fica completamente desregulado e atrapalha os nutrientes de chegar nos folículos capilares.
Para quem já tem o cabelo mais frágil, utilizar o secador ou a chapinha pode piorar ainda mais a situação. Se o seu cabelo for saudável e forte, com o uso excessivo do secador e da chapinha o problema da fragilidade dos fios vai aparecer. Isso ocorre porque o calor no cabelo acaba levando formação de bolhas de ar dentro do cabelo, deixando mais fraco e quebrando.
Não é proibido usar chapinha, contando que não seja um costume regular em seus hábitos.
Deixar os cabelos presos por muito tempo também deixam os cabelos mais fracos e quebradiços. Isso porque, quando você prende o cabelo em um rabo de cavalo, por exemplo, os fios ficam tensionados promovendo assim, a quebra desse fio. Ou seja, esse hábito pode levar a ter alopecia por tração, que são falhas no couro cabeludo por causa da força exagerada empregada no cabelo.
O corpo quando está acometido por estresse acaba liberando mais energia do que libera normalmente, fazendo com que afete a produção dos seus fios de cabelo. Ou seja, quando isso ocorre, todo o organismo perde uma quantidade de vitaminas e minerais consideráveis, fazendo com que ocorra queda capilar.
Os alimentos que nos favorece as vitaminas do complexo B são a carne, o ovo, vegetais verde-escuras e o leite. Por isso, é muito importante ter uma alimentação equilibrada.
As vitaminas do Complexo B são responsáveis por manter o cabelo saudável. Como não são produzidas pelo nosso próprio organismo, se tornam ainda mais importantes.
Nesse aspecto, são os homens que ganham já que são os mais atingidos por causa do fator hereditariedade. Ou seja, a calvície que vem pela herança genética. Normalmente, causam falhas nas laterais da testa e na parte superior da cabeça.
Nesse caso, é muito importante consultar um médico para uma melhor regulação da dose ou, talvez, trocar a substância que está ingerindo.
O uso de remédios antidepressivos, antibióticos, como também o uso de anabolizantes deixam os fios bastante fragilizados uma vez que atuam diretamente no sistema nervoso e na divisão celular.
A queda de cabelo é muito comum no pós-parto e pode vir a ocorrer entre 3 a 4 meses depois de seu filho nascer. Isso ocorre porque, nessa fase os hormônios femininos estão se readequando a sua nova realidade já que durante a gravidez a mulher tem um nível bem baixo de hormônios masculinos, exatamente aqueles que são responsáveis pela queda de cabelo.
O fator envelhecimento é inevitável para a queda de cabelo uma vez que a partir dos 50 anos, o couro cabeludo fica menos espesso, prejudicando assim, as glândulas sebáceas e sudoríparas, como também a circulação de sangue no local.
Quem fuma caba tendo uma baixa oferta de nutrientes para os fios, por causa disso ocorre a queda.
O uso desenfreado de produtos químicos é muito agressivo para o cabelo. Por isso, o contato do couro cabeludo com ativos que são proibidos, como por exemplo, o alto uso do formol, faz com que o seu cabelo quebre e caia.
Deixe uma resposta