Todos sabem que a calvície não é uma doença que chega a matar as pessoas, mas se torna um incômodo para muitos. Por conta disso, muito se fala sobre os efeitos da doença, assim como o que pode resolvê-la.
Contudo, nem todos os mitos sobre a calvície são verdadeiros, sendo que boa parte delas pode ser considerada apenas mito para a maioria dos especialistas da área. Mas ainda assim vale a pena conhecê-las, para que você possa saber mais como lidar e prevenir a calvície.
Quais os mitos sobre a calvície são verdadeiros e quais são meras crenças? Vamos saber mais a seguir:
A calvície pode ocorrer devido a um conjunto de fatores, como genética, alimentação, estilo de vida e até mesmo o uso de produtos e aparelhos para beleza capilar. Esses pontos podem contribuir de forma negativa para a causa da calvície.
A calvície causa afinamento nos fios de cabelo, que dificultam o seu fortalecimento. Por conta disso, aos poucos caem.
É normal os cabelos caírem, como uma forma de renovar o couro cabeludo. Mas se a calvície acontecer, os fios estão mais finos a medida que os mesmos estão sendo substituídos.
Embora a queda dos fios do couro cabeludo aconteça por conta do enfraquecimento dos mesmos, o fato de lavar os cabelos todos os dias não vai fazer com que você tenha calvície.
Lembre-se de que a calvície é basicamente causada por conta do afinamento dos fios de cabelos e o enfraquecimento dele é uma das consequências.
Como uma curiosidade que poucos comentam em diversos sites sobre saúde, usar muito gel no cabelo sem a devida higienização pode fazer com que os cabelos fiquem mais fracos e quebradiços. Em um indivíduo que tem tendência a calvície, os fios por conta da composição química contida nesses produtos. Por isso, sempre higienize os seus cabelos após o uso do gel.
A curiosidade sobre calvície que está diretamente relacionado a isso é que o excesso de gordura no corpo faz com que a queda de fios de cabelos fique pior. Contudo, como fator principal do afinamento e da queda dos fios, a caspa está em parte ligada a ela.
Isso acontece muito para quem utiliza xampus de baixa qualidade para os fios de cabelos. Para quem estava usando antiqueda baratos, de procedência duvidosa, saiba que isso não lhe trará muitos efeitos, os produtos não ficam muito tempo no couro cabeludo. Além disso, por conta da água, boa parte do efeito do sequer vai para os fios de cabelo. Por isso sempre utilize xampus anticaspa de qualidade.
Deixando o cabelo mais curto não resolve na hora de disfarçar os efeitos da calvície, apenas ajudam a melhorar o seu visual. Sendo assim, os dermatologistas recomendam o uso de maquiagem e implantes para minimizar esse problema.
Para quem usa anabolizante, saiba que esses produtos possuem a tendência de desequilibrar os fios por conta da alteração hormonal que ele pode causar no couro cabeludo. Por conta disso, os fios acabam afinando e enfraquecendo.
Sempre tome cuidado na hora de utilizar suplementos vitamínicos, antes procure a orientação de um nutricionista para que além de escolher o melhor suplemento, também poderá organizar sua alimentação.
Estresses, alterações de humor e até mesmo a depressão causam distúrbios hormonais que atrapalham fios de cabelo. Eles acabam ficando pobres em nutrientes por conta da resposta natural do corpo humano em guardar os mesmos para as outras partes do organismo, deixando os cabelos fracos e sem vida, agravando o problema calvície.
Embora afete a maioria da população masculina, a calvície pode atingir mulheres também. Isso acontece por conta de disfunções hormonais que ocorrem no corpo no momento em que atingem a menopausa. Além disso, também pode acontecer por uso de tinturas, chapinhas e secadores de cabelo, que podem enfraquecer os fios de cabelo, além de submeter o couro cabeludo a situações onde se utilizam temperaturas muito elevadas, como as escovas progressivas.
É importante esclarecer que qualquer tratamento por menos invasivo que seja, deve ser submetido a uma avaliação médica, não podemos descuidar da saúde. Após os cuidados mencionados, podemos ter a certeza da maior eficácia no resultado final.
O que você achou do nosso artigo? Que tal comentar? Estamos esperando o seu feedback! Até breve!
Deixe uma resposta