Como é composto o fio de cabelo – e como evitar quedas

Os fios capilares compõem uma boa parte do corpo e, por conta isso, eles necessitam de vários cuidados para que tenham um bom desenvolvimento, especialmente os que estão localizados no couro cabeludo. Para isso, iremos descobrir, com mais detalhes, como eles são compostos para que assim você possa aprender melhor como evitar quedas dos fios. Vamos começar?

Como são formados os fios de cabelo?

Os fios de cabelos são compostos basicamente por uma estrutura de queratina. E possuem outros elementos, como nutrientes e proteínas que ajudam a manter os fios de cabelo mais fortes e saudáveis. São eles que ajudam a formar as cutículas, o córtex e a medula das madeixas.

A estrutura principal dos fios é composta por 45,5% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio, todos responsáveis pela formação e manutenção da queratina, sendo o restante preenchido por enxofre.

Os fios de cabelo possuem metais na sua composição

Além desses componentes, os fios de cabelo possuem metais na sua composição. Eles podem variar de acordo com o estilo de vida e da alimentação de cada pessoa. Essas substâncias podem ser bem inusitadas, como o ouro, cobre e prata que, juntos, formam uma estrutura única nos fios. Por conta disso, é difícil de que uma pessoa possua os mesmos elementos iguais ao outro, como se fosse DNA.

As combinações que aparecem são cruciais na hora de identificar substâncias em testes químicos, como o uso de drogas e de exposições de alta concentração de vários elementos, já que os fios de cabelo são as primeiras partes do corpo que sentem as alterações nos ambientes.

A oleosidade pode ajudar ou atrapalhar na queda de cabelos

Constantemente relacionada à queda dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo é responsável pela camada de glândulas sebáceas que reveste a cutícula dos cabelos (a parte externa da fibra), ajudando assim a não ficarem muito desidratados.

O sebo do cabelo é composto por 5% de ácidos graxos, 10% de esqualeno (composto orgânico), 20% de cera e 50% de glicerídeos, sendo o restante composto pela queratina. Sendo assim, o sebo ajuda a manter a umidade dentro dos fios de cabelos, evitando a queda dos cabelos. Certos procedimentos, como alisamento e colorações, podem fazer com que as escamas dos fios fiquem mais fracos e quebradiços, fazendo com que aconteça a calvície.

Como então evitar a queda dos fios de cabelo e a calvície?

Para que os fios de cabelos estejam sempre saudáveis, você deve tomar uma série de prevenções para que a calvície não apareça. Confirma algumas das nossas dicas a seguir:

  1. Lavar os cabelos pelo menos duas vezes por semana

Como dito anteriormente, a gordura sebácea deixa os fios mais fracos, o que faz com que os efeitos da calvície surjam com mais rapidez. Uma dica que pode ser aplicada a todos os tipos de cabelo é de lavar o couro cabeludo pelo menos duas vezes por semana no máximo.

Não lave seus cabelos duas vezes por dia, pois isso poderá deixar os seus fios mais ressecados e propensos a quedas.

  1. Invista em uma alimentação mais saudável

Uma das formas de resolver o problema da queda de cabelos é fazendo uma alimentação saudável e equilibrada, com as  vitaminas necessárias para o seu corpo. Consuma alimentos ricos em ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio para melhora da nutrição dos seus fios.

Alimentos ricos em vitaminas E ajudam na formação de novos fios de cabelo. Ele podem ser encontrados em óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

Proteínas que são localizadas em carne de peixe, como o ômega-3 e ômega-6 ajudam a hidratar e dar força no seu cabelo. Eles também podem ser encontrados em azeite, nozes, castanhas e em alguns tipos de óleo, como o  de soja, milho e de canola.

  1. Enxaguar muito bem os fios de cabelo

Para que os fios de cabelo não fiquem com resíduos de compostos químicos, você deve sempre enxaguá-los da forma correta, ou seja, retirando totalmente o resíduo após várias enxagues.

  1. Só prender os cabelos se eles estiverem bem secos

O ato de prender os cabelos pode[ ocasionar o afinamento e enfraquecimento dos fios de cabelo. Se eles forem presos ainda úmidos, a raiz pode acabar danificada, uma vez que os fios novos já nascerão mais fracos e quebradiços, facilitando assim o aparecimento da calvície.

  1. Exercite-se e controle os seus acessos de estresse

Como toda medida de prevenção à saúde, você deve sempre exercitar e controlar o estresse do seu corpo, por conta do risco de desequilíbrios hormonais que podem afetar diretamente nos fios de cabelo, enfraquecendo-os e levando a uma possível queda dos mesmos, deixando a cabeça calva. Evitando o estresse, a circulação sanguínea do corpo é melhorada, o que ajuda com que os fios de cabelo fiquem mais fortes e saudáveis, evitando assim os efeitos da calvície. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos