Calvície tem cura? Saiba a verdade

Para muitas pessoas, a calvície é basicamente uma, por assim dizer, “sentença de morte”: seus cabelos acabam caindo, aos poucos a careca fica exposta, deixando enormes clareiras no couro cabeludo da pessoa. Em muitos dos casos, as pessoas passam a mudar os cortes de cabelo, se utilizando até mesmo de perucas para disfarçar melhor a queda dos fios.

Porém, há vários estudos e pesquisas que especialistas estão desenvolvendo para possíveis tratamentos da calvície. Os mais exitosos são aqueles mais custosos. Porém, há diversas formas de disfarçar melhor a queda dos cabelos. Muito embora, ainda assim, haja casos em que a calvície não possa ser curada, como em casos de origem genética, em que a queda de cabelos pode não ser bem controlada. Mas mesmo assim, é possível controlar esse problema.

E então? Será que calvície tem cura? Vamos falar mais sobre como a calvície pode surgir a partir de agora.

Como a calvície aparece?

Nos primeiros momentos da queda de cabelo, os fios acabam enfraquecendo, ficando mais finos ou até mesmo mais propensos a quebrar com muita facilidade. O processo pode acontecer por diversos motivos, desde genéticos e também fatores não relacionados à hereditariedade, como:

  • má nutrição;
  • medicações/drogas;
  • agressões exteriores;
  • alterações hormonais;
  • estresse;
  • até mesmo tipos de produtos utilizados para os cabelos, como xampus, tinturas, entre outros;
  • secadores de cabelo, pranchas e produtos com altas temperaturas etc.

Normalmente, os cabelos caem e são substituídos por novos fios. Contudo, no caso da calvície, os fios que aparecem para substituir os que caem no corpo crescem de forma mais frágil. Em alguns dos casos, nem chegam a crescer de volta. Por esse motivo, o couro cabeludo passa a ficar com sua cobertura mais rala.

Calvície tem cura, afinal?

Então, a melhor resposta para essa questão é: depende do estágio de avanço. Como controlar, sendo que calvície tem cura apenas nos estágios iniciais? Essa é uma pergunta que muitos fazem ao ver os primeiros sinais da calvície. Em sua maioria, esses métodos ajudam a disfarçar e a controlar os efeitos das perdas do cabelo.

1. Medicamentos

Vários medicamentos de controle hormonal são utilizados para o controle da calvície. Em sua maioria, são bloqueadores de ativos e/ou estimulantes de crescimento de pelos no corpo.

Contudo, eles não resolvem, por si só, a questão de calvície tem cura. Por causa disso, deve-se sempre fazer uma consulta médica ao utilizar medicamentos por conta de possíveis efeitos colaterais.

Um dos remédios mais comuns para a cura da calvície é a Finasterida, basicamente um comprimido que inibe a produção de hormônios que causam a perda precoce de cabelo. Por causa disso, é esperado que cabelo volte a crescer depois de 3 a 6 meses de tratamento. Contudo, o medicamento é mais indicado para o tratamento da calvície masculina. No caso da queda de cabelos em mulheres, o melhor seria utilizar um creme de reposição capilar. E aí sim, ao perguntar se calvície tem cura, seria possível responder.

2. Cremes capilares

Uma outra forma de disfarçar melhor os efeitos da calvície é o uso de produtos capilares que ajudam bastante na sua aparência. Normalmente eles são cremes de reconstituição capilar, que ajudam no crescimento de fios no couro cabeludo. É um produto muitas vezes custos, mas são bem simples de serem aplicados no corpo.

Os cremes mais indicados, que fazem sonhar com calvície tem cura, são:

Minoxidil

Substância que pode ser adquirida sem a receita médica e que facilita o aparecimento do cabelo. Geralmente os primeiros resultados do uso de Minoxidil surgem após 3 meses do uso de creme

Ditranol

Creme que deve ser prescrito pelo dermatologista e aplicado antes do banho para o crescimento dos cabelos.

Pomadas corticoides

Usadas quando a calvície é provocada por problemas do sistema imunológico e assim como Ditranol, deve ser prescrita por um médico.

3. Transplantes de cabelo

É um tratamento cirúrgico que pode ser usado para disfarçar a calvície e que são usados quando os remédios e os cremes não dão efeitos para saber se calvície tem cura.

Para a realização do transplante capilar, é retirada uma pequena parte de cabelos da cabeça e depois divide-se a amostra em pequenas partes, até obter fios de cabelo individuais. Em seguida, são colocados nas partes onde não tem cabelos, a fim de promover preenchimento.

Contudo, esse é um processo bem custoso, que pode chegar até aos R$30 mil reais, pois são feitos apenas em clínicas privadas e não são cobertos pelo SUS ou pelos planos de saúde.

4. Uso de perucas

Por fim, quando nenhuma das alternativas consegue resolver o dilema o problema da calvície, o uso de perucas passa a ser uma alternativa para curar a calvície. É de longe a forma mais fácil de disfarçar a calvície.

Há dois tipos de perucas: as sintéticas de acrílico, que são as mais baratas e que possuem um preço mais barato e as perucas de cabelo natural, que produzem efeitos mais reais de cabelo de verdade. Possuem uma maior durabilidade do que as perucas de acrílico, mas  sua manutenção pode chegar a cerca de 1000 reais. Vale a pena tudo isso para driblar a verdade sobre calvície tem cura?

O que achou de conhecer mais sobre se a calvície tem cura? Comente abaixo e continue acompanhando o blog!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos