O que é e como curar eczema no couro cabeludo?

Você sabe o que é eczema no couro cabeludo? Quais são os sintomas de eczema? Sabe como curar ? Nesse artigo iremos abordar tudo sobre eczema e também falaremos sobre as possíveis soluções para esse quadro, que tanto incomoda as pessoas em sua autoestima. Confira tudo a partir de agora.

Eczema

Eczema é um termo coletivo para um grupo de doenças relacionado à pele que causam sintomas como vermelhidão, descamação, inflamação e secura. Este mal é muito mais comum em bebês e crianças do que em adultos, mas isso não descarta que adultos também possam desenvolvê-la. Há diversos tipos de eczema: dermatite atópica, dermatite seborreica, eczema numular, dermatite de estase, entre outros.

Sintomas da eczema

Os sintomas de eczema variam entre curto prazo ou crônica. Os sintomas são descamação e prurido que causam surtos em resposta a fatores como a baixa função imunológica e estresse. Os principais sintomas incluem pele inflamada, com vermelhidão e inchaço, descamação da pele, caspa, cortes e rachaduras, sensibilidade a produtos como cremes, xampus e produtos de limpeza, queimadura por conta da pele exposta ou irritação, alterações na textura e cor da pele.

As crianças e bebês tendem a ter mais vermelhidão e secura nas bochechas, queixo ou cabeça, além do dorso das pernas e dos braços, estômago, tórax ou parte das costas. Em bebês, a eczema surge nos primeiros seis meses de vida.

Como curar eczema?

Apesar de que eczema não ter cura, é possível aliviar os seus sintomas e controlá-la.

O primeiro passo de como curar eczema é não utilizar xampus que contêm sabão, ingredientes como sulfato de sódio e similares. É recomendado utilizar à base de fruta e sem perfume. Utilize xampus que não irritem o couro cabeludo, assim como aqueles que contêm óleos de coco, oliva, jojoba, entre outros.

Também é muito importante nutrir o couro cabeludo em intervalos constantes com condicionadores, pois os xampus apresentam efeito de secagem sobre o nosso couro cabeludo, por isso é preciso utilizar óleos naturais como azeite de oliva, óleo de lavanda, entre outros, uma vez que auxiliam na restauração da umidade do couro cabeludo.

Há também remédios caseiros que podem ajudar como curar eczema, confira:

– Expor a área afetada a luz solar direta pela manhã auxilia no tratamento da doença;

– Cortar cebola em rodelas, esfregar os anéis sobre a área afetada e deixar por pelo menos uma hora e enxaguar;

– Uma colher de chá de pó de sândalo com cânfora para fazer uma pasta espessa, aplicar sobre as erupções e lavar depois de algum tempo;

– O mel é fundamental para o tratamento de algumas doenças de pele, pois contém propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que auxiliam no processo de cicatrização da área atingida. Além disso, o mel é umectante, logo, fornece umidade às áreas atingidas e impede que as mesmas rachem ou criem bolhas;

– A manteiga de karitê também pode ajudar a como curar eczema. Basta criar uma loção com colheres de sopa de manteiga de karitê, cera de abelha e óleos de coco e de jojoba em um frasco. Se desejar, você também pode misturar o óleo de lavanda para ter fragrância. A dica é aplicar essa mistura diariamente nas áreas atingidas;

– O creme antifúngico também pode ajudar a aliviar a coceira sobre a área afetada. Esse produto é ideal de como curar eczema e contém clotrimazol. Procure seguir as instruções do produto para aplicá-lo sobre a área e logo utilize outro creme de hidrocortisona que ajuda a reduzir a vermelhidão e a secura;

Quando você sentir vontade de coçar, você pode utilizar luvas de lã de inverno ou látex para evitar a coceira e arranhar a área, assim você também evita que as bactérias encontradas nas mãos entrem em contato com o couro cabeludo e causem infecções.

Outra dica de como curar eczema é utilizar vinagre em algumas gotas e massagear a área afetada. Depois, lavá-la. Além disso, é muito importante ter uma dieta saudável e equilibrada. Para curar a eczema é preciso evitar alimentos que podem irritar a pele, como pães e derivados que contêm levedura, como o fermento que provoca mais infecção e os açúcares refinados. É recomendado consumir alimentos ricos em vitamina B, vegetais, nozes, soja, alimentos ricos em fibras e zinco.

É muito importante consultar um profissional caso esses métodos não sejam eficientes em como curar eczema, por isso, procure um dermatologista – o especialista no assunto – para ajudar você a tratar essa doença, pois  é essa a pessoa que saberá quais serão os melhores métodos para tratá-la. Não se esqueça de evitar coçar as áreas afetadas para que não se agrave e que não ocorra a queda capilar, OK? Todo cuidado é pouco.

Gostou do artigo sobre o que é e como curar eczema no couro cabeludo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos