Como as estações do ano influenciam couro cabeludo

Você sabia que o nosso couro cabeludo e os nossos cabelos podem sofrer com a mudança das estações de ano? Sabe como elas influenciam o couro cabeludo? Neste artigo iremos falar tudo sobre o couro cabeludo, como as estações do ano influenciam couro cabeludo e falaremos sobre cuidados do couro cabeludo e cabelos em cada estação do ano.

O couro cabeludo

O couro cabeludo é uma pele que reveste o nosso crânio e possui diversos fios capilares. O couro cabeludo é distinto das demais peles por dois motivos: abaixo dessa pele há uma estrutura muito vascularizada, formada por uma grande ramificação de vasos sanguíneos e é responsável pelos grandes sangramentos ocorridos em ferimentos nesse local. O tecido do couro cabeludo é fino, friável e vascularizado, chamado de gálea.

Como as estações do ano influenciam couro cabeludo?

Mudanças de estação do ano e a temperatura sempre exigem cuidados redobrados com o nosso bem estar e o nosso corpo, principalmente quando os dias ensolarados acabam virando para o clima seco e frio. Além de problemas respiratórios, precisamos estar atentos sobre a saúde dos cabelos.

Por mais que não há um estudo cientifico comprovando que as estações do ano influenciam couro cabeludo, no período entre o fim de verão e inicio de outono é comum que tenha uma grande procura por ajuda profissional em consultórios de tricologia e dermatologia, onde os pacientes relatam a queda excessiva e repentina dos fios capilares.

Em média, cada individuo possui cerca de 130 a 150 mil fios capilares que passam por fases que correspondem ao crescimento, repouso e a queda dos fios que são substituídos por novas estruturas. É comum perder 100 unidades de fios por dia e se a queda for maior que isso pode ter algum problema.

Durante o fim do calor e inicio do período mais frio do ano, alguns indivíduos podem sentir um outro aumento significativo na queda. Quando a marcação dos termômetros diminui, alguns hábitos que nós mesmos adquirimos acabam sendo um dos fatores associados a queda, como um banho quente, pode ser uma ótima alternativa para os dias mais frios, mas é um perigo para o nosso couro cabeludo.

O contato com a água quente retira dos fios e da pele a sua oleosidade natural, fazendo com que o nosso organismo produza mais e isso pode desencadear uma inflamação chamada de dermatite seborreica. A mesma situação de aumento de óleo nos fios pode acontecer por conta do uso constante de toucas e gorros sem a devida higiene.

Como cuidar do couro cabeludo em cada estação do ano?

O procedimento de cuidados mais adequado em que as estações do ano influenciam couro cabeludo é em dias mais gelados a lavagem do couro cabeludo deve ser feita de forma freqüente e adequada, sempre utilizando água morna, nada de água quente demais.

É normal os fios capilares ficarem ressecados no inverno e isso deixa os fios mais opacos e sem brilho. Mas, isso tem solução! Nas estações do ano influenciam couro cabeludo como o inverno, a melhor forma é utilizar óleos vegetais, fazer uma umectação, principalmente se o seu cabelo for descolorido ou cacheado.

Os óleos são excelentes para serem utilizados após a hidratação com os cabelos úmidos. Esse tratamento cria uma película protetora que sela o produto dentro dos fios capilares e faz com que o efeito da hidratação dure por mais tempo.

Você também pode utilizar a reconstrução caso os seus fios capilares sofram muito com o frio. A reconstrução pode ser realizada com queratina que dá a estrutura para os fios, deixando-os mais saudáveis. Para isso, você pode utilizar a queratina liquida em sua máscara preferida e fazer os dois processos juntos. Assim como no frio, há também cuidados para tomar durante o verão, assim como o protetor solar capilar fazendo com que os fios não fiquem ressecados. Também há cremes para pentear e outros produtos que possuem proteção UV e não pesam nos fios.

Há uma teoria biológica que relaciona a queda a melatonina, um hormônio que regula o ciclo do sono-vigilia. A sua produção aumenta a noite e diminui durante o dia. Como o inverno possui dias mais curtos e noites mais longas, ocorreria o aumento da melatonina nesse período e menor queda de cabelos. No verão ocorre ao contrario.

Por fim, outra teoria que as estações do ano influenciam couro cabeludo seria de que o Sol mais intenso do verão poderia induzir maior queda. A radiação solar mais intensa causa inflamação dos folículos por conta do suor e estresse.

Essa queda sazonal normalmente é difusa, não sendo esperado o aparecimento de áreas expostas no couro cabeludo. Assim, caso se observe alargamento da risca que divide o seu cabelo ao pentear, fios mais finos ou crescimento lento, é preciso fazer uma consulta médica para saber a causa principal disso.

Gostou do artigo sobre como estações do ano influenciam couro cabeludo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos