5 riscos de não usar xampu para os fios de cabelo

Um ritual muito comum entre homens e mulheres é o uso de xampus e condicionadores na hora de cuidar dos cabelos, certo? Geração após geração, esse cuidado é visto como ideal e o mais básico de todos para o cuidado dos fios capilares.

No entanto, esse hábito caiu em ‘desgraça’ e surgiram verdadeiros movimentos contra o uso de xampus. Mas por que temos esse tipo de situação surgindo? Vejamos mais sobre o tema no artigo de hoje e os riscos de não usar xampu.

Isso ocorre devido a uma acusação: o ressecamento do cabelo que é causado pelo produto. Uma técnica chamada “No Poo”, que cresce mais a cada dia, utiliza apenas condicionadores na hora do tratamento com as madeixas. Porém, apesar de ser tão disseminado, existem riscos de não usar xampu para os fios de cabelo, como acompanharemos nos próximos parágrafos.

“No Poo”: como realmente é

A prática “No Poo” vem da tradução “sem xampu”. Esse movimento surgiu nos Estados Unidos com o best-seller “O manual da garota cacheada”, lançado por uma cabeleireira chamada de Lorraine Massey. Ela disseminava o não uso desses produtos e o investimento em outros.

Isso foi parar no mundo inteiro e se tornou um grande movimento. Muitas pessoas, principalmente mulheres, deixaram de usar xampu devido ao best-seller. Porém, existem riscos de não usar xampu, que você verá a a partir de agora.

1.     Aumento de sebo na cabeça

Os xampus são os agentes responsáveis por diminuir a quantidade de sebo na cabeça. Ele aparece junto à oleosidade, que causa a caspa no couro cabeludo. Esse problema é muito comum na população e precisa ser cuidado.

A caspa gera coceira, descamação da região da cabeça e até outros problemas mais graves. Na técnica “No Poo”, não há como tratar esse problema, pois apenas condicionadores são utilizados para lavar o cabelo. Ou seja, alguns transtornos maiores podem surgir a partir disso e causar ainda mais problemas para quem somente queria a cura.

2.     Dermatite seborreica

Um dos riscos de não usar xampu é a dermatite seborreica. Até chegar a esse transtorno, há alguns erros cometidos. Se o sebo e oleosidade são acumulados no couro cabeludo devido a esse método, a caspa surge imediatamente. Se não tratado, pode levar a essa doença, que não tem cura. Por sinal, também é bastante dolorida ao couro cabeludo, podendo proporcionar, além de vermelhidão, pequenas feridas na pele, não só do couro cabeludo, como no rosto e corpo.

Esse problema é um segundo tipo de caspa, porém com forma mais grave e avançada. Infelizmente, é um processo muito comum em toda a população, mas pode crescer ainda mais se a propaganda de não utilizar xampu continuar com a força atual. Esse produto é o único que pode tratar desse distúrbio no couro cabeludo.

3.     Sujeira externa

Apesar de alegarem que o xampu causa ressecamento, existem outros fatores externos que geram isso. A poluição e clima são alguns deles, que independem do uso desse produto. No entanto, só ele é capaz de tratar esses dois problemas, pois limpa a fibra capilar e a prepara para a utilização de outro componente.

Os riscos de não usar xampu estão ligados à limpeza e preparação do fio. Quando se utiliza outro produto sem antes o cabelo estar limpo, o acúmulo de sujeira pode levar ao não efeito dos condicionadores e hidrantes.

4.     Proliferação de fungos

Na nossa cabeça também pode surtir a proliferação de diversos fungos. Eles surgem por motivos às vezes explicados, porém são de difícil tratamento e muito incômodo para quem está com o problema. Os fios de cabelo não tratados de forma correta podem ficar numa situação ainda pior quando esse problema aparece.

Entre os riscos de não usar xampu, esse é um dos piores. Apesar desse transtorno ser persistente, quando utilizado o xampu indicado e de maneira adequada, ele acaba com esse distúrbio e leva as madeixas e o couro cabeludo ao normal.

5.     Compensação com outros produtos

Antes de tudo é preciso lembrar que os riscos de não usar xampu estão ligados a ausência de seus componentes em outros produtos que são colocados em seu lugar. O condicionador, hidratante e outros cosméticos comumente aplicados em fios não contêm fórmulas iguais ao xampu, ou seja, não desempenham a mesma função, com igual eficácia.

Somente mudar a forma pela qual que se utilizam esses produtos não vai ajudar totalmente, pois não tem o mesmo foco do xampu, e os resultados também diferem. Gostou do nosso texto? Sabe mais riscos de não usar xampu? Já utilizou esse método? Deixe seu comentário e conte-nos a sua experiência com esse hábito de higiene novo, mas tão disseminado. E lembre-se, quer estar sempre com a melhor informação sobre calvície? Continue acompanhando nosso blog. Aqui, trazemos sempre o conteúdo mais atual e as últimas descobertas e curiosidades para você.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos