Você sabe o que é uma dieta vegetariana? Sabe que pode ocorrer queda capilar decorrente da dieta vegetariana? Nesse artigo falaremos tudo sobre a dieta vegetariana, queda capilar e daremos dicas de como evitar queda de cabelos decorrente de dieta vegetariana.
O vegetarianismo é um tipo de dieta que exclui alimentos de origem animal e os seus derivados, baseando-se no consumo de alimentos de origem vegetal. Há quatro classificações, dependendo do que se adere a sua alimentação:
Tanto vegetarianos quanto veganos seguem a filosofia de não consumir alimentos de origem animal, mas os veganos vão além, eles adotam um estilo de vida pautado nos direitos dos animais, por isso, excluem qualquer tipo de alimento, como ovo, leite e derivados, mel e produtos obtidos por meio do sofrimento ou exploração dos animais, como roupas de lã, seda e couro, cosméticos e medicamentos testados em animais.
As dietas vegetarianas, quando são bem planejadas, podem ser adotadas em todas as fases da vida, desde a infância até a gestação, promovendo desenvolvimento correto e suprindo carências nutricionais. Há várias organizações renomadas que têm um parecer favorável ao veganismo, que é incentivado por vários profissionais da área da saúde, como nutricionistas e médicos.
Para quem deseja aderir a uma dieta vegetariana, pode-se começar pelo Movimento Segundo Sem Carne, que procura promover a conscientização sobre o impacto do consumo de produtos que possuem origem animal, além de incentivar a descoberta de novas preparações e sabores com vegetais.
Se você acha que vegetarianos e veganos só se alimentam de vegetais e possui poucas receitas, você está enganado! Há diversas receitas que podem ser adaptadas com ingredientes de origem vegetal e diversos alimentos que podem ser incluídos na dieta vegetariana, como: frutas, cereais, oleaginosas, leguminosas, legumes, tubérculos, óleos e verduras.
O nosso fio capilar é constituído por 85% de proteínas, sendo a queratina o seu principal componente. Ela é formada por 21 aminoácidos, sendo que 13 são produzidos pelo organismo e oito são obtidos por meio da dieta. Muitos desses aminoácidos essenciais obtidos pela dieta são encontrados em peixes e carnes.
Entre os aminoácidos essenciais, apenas dois são relevantes para os cabelos, que são a lisina e metionina. Vegetarianos e veganos precisam garantir que as suas dietas possuam quantidades suficientes desses aminoácidos que são encontrados em alimentos como o feijão, soja, brotos, grão de bico, castanha do pará, quinoa, amêndoa e nozes.
Normalmente, perdemos cerca de 50 a 100 fios diariamente, quando um fio que cai, nasce outro em seu lugar dando início a um novo ciclo de crescimento, e você não deve se preocupar com isso. Mas, quando a queda de cabelos é em excesso é preciso consultar um médico dermatologista para verificar a causa e fornecer o melhor tratamento para deseja evitar queda de cabelos decorrente de dieta vegetariana. Há diversas causas que provocam isso, como a falta de nutrientes, vitaminas, proteínas, entre outras.
Uma dieta equilibrada faz parte dos cuidados quando se quer ter uma vida saudável, visto que muitas condições de saúde podem ser agravadas ou tratadas por meio dos alimentos.
No caso dos cabelos, a falta ou o excesso de alguns componentes pode prejudicar o desenvolvimento e o crescimento dos fios, elevando a queda, afinamento e alterando as suas características como o brilho, cor, resistência e textura. Por isso que é muito importante ficar atento e informado sobre os aspectos relacionados à sua alimentação.
Para evitar queda de cabelos decorrente de dieta vegetariana deve-se:
Gostou do artigo sobre como deseja evitar queda de cabelos decorrente de dieta vegetariana? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!
Deixe uma resposta