A calvície também pode afetar os jovens, sabia? Você sabe o que é calvície? Nesse artigo falaremos tudo sobre a calvície e como lidar com calvície em adolescentes.
Normalmente, homens e mulheres, perdem cerca de 100 a 120 fios por dia e sempre que um fio cai, logo é ele substituído por outro no mesmo folículo dando início a um novo ciclo de vida. E, com o avanço da idade os nossos fios ficam cada vez mais finos, podendo até mesmo cessar o crescimento e resultar em calvície.
A calvície é caracterizada pela redução parcial ou total dos fios capilares, podendo atingir outras áreas do corpo que possuem pelos. A calvície possui diversos casos e tratamentos específicos.
O cabelo é algo muito importante para a nossa aparência, não é mesmo? Independentemente da idade e do gênero, a calvície também pode surgir na adolescência, gerando impacto na autoestima e na relação social.
A queda capilar que possui falhas visíveis é conhecida como alopecia e há diversos tipos. As mais comuns são a alopecia areata e a alopecia androgênica.
A adolescência está relacionada com as mudanças hormonais e o desregulamento pode interferir diretamente nos níveis de testosterona que dá origem a queda capilar por causa da DHT (dihidrotestosterona), que faz com que os folículos pilosos diminuam e caiam.
A respeito do desregulamento de hormônios, há medicamentos como anticoagulantes, excesso de vitamina A e bloqueadores de beta que interferem no sistema hormonal podendo também levar a queda precoce dos fios. Em casos mais intensos da queda capilar, essa condição pode ser o resultado de doenças mais severas, como a infecção no couro cabeludo, tireoide, diabetes, distúrbios cutâneos ou até mesmo tricotilomania, um distúrbio obsessivo compulsivo que leva a pessoa a arrancar os próprios fios.
Atualmente, os adolescentes não andam tendo uma alimentação balanceada, pois acabam comendo fast-food e alimentos processados o tempo todo, e a má alimentação claramente é uma das causas que facilita a queda capilar, pois os alimentos atuais possuem carência de nutrientes podendo não só afetar o couro cabeludo como também outras áreas do corpo que possuem pelos.
As meninas mais jovens hoje em dia gostam de cuidar dos cabelos, usar produtos químicos como tinturas, alisar, enrolar com babyliss, usam secadores com ar quente e esquecem que essas ferramentas também são uma das causas que podem danificar os fios e resultar em calvície. Claro que pode utilizar esses produtos, mas não em excesso.
Quando jovens que sofrem com a queda capilar, logo ficam desesperados, podendo até mesmo ficar com baixa autoestima. Antes de tudo, é muito importante consultar um médico especialista para ele realizar vários exames e diagnosticar qual é o seu caso e quais são os possíveis tratamentos.
Mas, lembre-se de saber como lidar com calvície em adolescentes o mais rápido possível, pois ela pode ser irreversível. Há alguns hábitos diários que ajudam a como lidar com calvície em adolescentes. Eles são:
Gostou do artigo sobre como lidar com calvície em adolescentes? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!
Deixe uma resposta