Como lidar com calvície em adolescentes

A calvície também pode afetar os jovens, sabia? Você sabe o que é calvície? Nesse artigo falaremos tudo sobre a calvície e como lidar com calvície em adolescentes.

A calvície

Normalmente, homens e mulheres, perdem cerca de 100 a 120 fios por dia e sempre que um fio cai, logo é ele substituído por outro no mesmo folículo dando início a um novo ciclo de vida. E, com o avanço da idade os nossos fios ficam cada vez mais finos, podendo até mesmo cessar o crescimento e resultar em calvície.

A calvície é caracterizada pela redução parcial ou total dos fios capilares, podendo atingir outras áreas do corpo que possuem pelos. A calvície possui diversos casos e tratamentos específicos.

Calvície em adolescentes

O cabelo é algo muito importante para a nossa aparência, não é mesmo? Independentemente da idade e do gênero, a calvície também pode surgir na adolescência, gerando impacto na autoestima e na relação social.

A queda capilar que possui falhas visíveis é conhecida como alopecia e há diversos tipos. As mais comuns são a alopecia areata e a alopecia androgênica.

A adolescência está relacionada com as mudanças hormonais e o desregulamento pode interferir diretamente nos níveis de testosterona que dá origem a queda capilar por causa da DHT (dihidrotestosterona), que faz com que os folículos pilosos diminuam e caiam.

A respeito do desregulamento de hormônios, há medicamentos como anticoagulantes, excesso de vitamina A e bloqueadores de beta que interferem no sistema hormonal podendo também levar a queda precoce dos fios. Em casos mais intensos da queda capilar, essa condição pode ser o resultado de doenças mais severas, como a infecção no couro cabeludo, tireoide, diabetes, distúrbios cutâneos ou até mesmo tricotilomania, um distúrbio obsessivo compulsivo que leva a pessoa a arrancar os próprios fios.

Atualmente, os adolescentes não andam tendo uma alimentação balanceada, pois acabam comendo fast-food e alimentos processados o tempo todo, e a má alimentação claramente é uma das causas que facilita a queda capilar, pois os alimentos atuais possuem carência de nutrientes podendo não só afetar o couro cabeludo como também outras áreas do corpo que possuem pelos.

As meninas mais jovens hoje em dia gostam de cuidar dos cabelos, usar produtos químicos como tinturas, alisar, enrolar com babyliss, usam secadores com ar quente e esquecem que essas ferramentas também são uma das causas que podem danificar os fios e resultar em calvície. Claro que pode utilizar esses produtos, mas não em excesso.

Como lidar com calvície em adolescentes?

Quando jovens que sofrem com a queda capilar, logo ficam desesperados, podendo até mesmo ficar com baixa autoestima. Antes de tudo, é muito importante consultar um médico especialista para ele realizar vários exames e diagnosticar qual é o seu caso e quais são os possíveis tratamentos.

Mas, lembre-se de saber como lidar com calvície em adolescentes o mais rápido possível, pois ela pode ser irreversível. Há alguns hábitos diários que ajudam a como lidar com calvície em adolescentes. Eles são:

  • Seguir um plano alimentar balanceado e que satisfaça as suas necessidades;
  • Deixe o seu cabelo secar naturalmente para dar mais liberdade aos fios e utilize pranchas ou babyliss em ocasiões especiais;
  • Outra dica é ter muito cuidado com os fios na hora de retirar os elásticos ou pregadeiras, nada de tirar de qualquer jeito! Caso queira prender o seu cabelo, procure fazer uma trança em vez de amarrá-lo;
  • Você também deve utilizar protetores solares para os cabelos, pois o calor excessivo pode causar a queda capilar;
  • A quantidade de vezes que você escova os seus cabelos também pode influenciar na queda capilar. Uma das dicas de como lidar com calvície em adolescentes é escovar o seu cabelo no máximo duas vezes diariamente, sem excessos;
  • Invista em alimentos ricos em ácidos gordos Ômega 3, como frutos secos e salmão;
  • Uma dica de como lidar com calvície em adolescentes é não esfregar o seu cabelo de forma excessiva, pois isso pode até piorar a queda. Procure utilizar shampoos e condicionadores que sejam designados para o seu tipo de cabelo e use só aquilo que for necessário, e procure evitar o uso excessivo desses produtos durante o banho;
  • Outra dica para saber como lidar com calvície em adolescentes é procurar junto ao médico a melhor maneira para equilibrar os hormônios, algo que pode ser alcançado com um estilo de vida mais ativo, redução da ansiedade e alimentação saudável. Também é importante saber se há algum tipo de carência vitamínica;
  • Para saber como lidar com calvície em adolescentes basta também estimular o seu couro cabeludo com massagens leves para ativar a circulação sanguínea, e nada de usar as unhas, hein!

Gostou do artigo sobre como lidar com calvície em adolescentes? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos