Por que os cabelos de bebês caem?

Você com certeza já deve ter notado que há falhas no couro cabeludo de seu pequeno (a) e entrou em desespero, não é mesmo? Mas, você sabia que isso é normal? Nesse artigo falaremos tudo sobre por que os cabelos de bebês caem e os cuidados que você pode tomar.

Cabelo de bebê

Os cabelos dos bebês costumam ser mais fracos do que dos adultos, ou seja, eles precisam de mais cuidado. Muitas crianças costumam nascerem carecas. Já outras acabam nascendo já com pouco ou muito cabelo. Mas, por que os cabelos de bebês caem?

Por que os cabelos de bebês caem?

Nos primeiros meses de vida do seu filho (a) é normal você perceber que os cabelos de bebês caem. Isso ocorre porque o ciclo capilar possui três fases: crescimento, repouso e queda. Em recém-nascidos, todos os folículos capilares entram em um período de repouso ao mesmo tempo e esse mesmo processo muitas vezes afeta a mãe após o nascimento do bebê.Nesse artigo falaremos tudo sobre por que os cabelos de bebês caem e os cuidados que você pode tomar.

Essa calvície gradativa normalmente está relacionada a fatores hormonais. Antes de nascer, o feto tem alta concentração de hormônios sexuais, derivados da mãe. Após o parto, esses níveis diminuem e o cabelo do bebê cai junto.

Além de que os cabelos de bebês caem, eles também podem ter falhas no couro cabeludo, principalmente atrás da cabeça porque muitos deles dormem sempre na mesma posição ou por preferir virar o pescoço apenas para um lado quando estão deitados.

À medida que eles começam a se movimentar mais, principalmente quando eles começam a sentar, esse tipo de falha é interrompido. Caso você perceba os cabelos de bebês caem em excesso após os seis meses, é muito importante consultar um pediatra para diagnosticar se está ocorrendo algum problema nutricional.

Quando uma criança nasce com uma boa quantidade de cabelo, escuro e liso, o cabelo vai caindo e quando os novos fios nascem eles podem vir numa cor diferente e com outro tipo de textura assim como mais fino, mais grosso ou crespo. Portanto, não se preocupe, isso é normal!

A queda capilar em bebês pode ocorrer por vários motivos, um dos quais seria a fase onde deixa de mamar e passa a se alimentar com outros nutrientes. Essa transição capilar acaba prejudicando o bebê com a falta de algumas vitaminas essenciais para sua saúde.

Outro problema é o uso de produtos inadequados à faixa etária do bebê. Alguns xampus não são recomendados para os primeiros meses de vida. Por isso, é muito importante pedir orientação a um pediatra para a escolha correta do produto.

A queda capilar ocorre com muita intensidade até os seis meses; porém, toda queda que continue excessiva após esse período deve contar com a atenção dos pais, que devem procurar o pediatra; afinal, o bebê pode estar com algum distúrbio endócrino ou deficiência nutricional.

Estes dois distúrbios resultam de fatores genéticos e costumam ocorrer com qualquer pessoa, independentemente de faixa etária; por isso, é muito importante o acompanhamento de um médico para tratar o quanto antes.

O que fazer?

Não há muito que se pode fazer no momento em que os cabelos dos bebês caem. Muitos são carecas e às vezes ficam assim até depois do primeiro aniversário. Se você olhar de perto, é possível enxergar um cabelo bem fino. Caso tenha percebido que há pontos mais carecas associados à posição de dormir, experimente mudar a posição do bebê no berço.

O couro cabeludo do bebê deve ser liso e macio, sem escamas, crostas ou vermelhidão. Caso o bebê não tenha crescimento dos fios até os dois anos de vida ou se apresentar algum desses sinais já mencionados, é o momento de procurar ajuda de um médico profissional para analisar o caso e fazer o tratamento adequado.

Outra dica para cuidar dos cabelos do seu bebê é não utilizar secador até os dois anos de idade, pois o couro cabeludo dele é um pouco diferente do couro cabeludo dos adultos. Além de ser mais frágil, pode não reagir tão bem às temperaturas quentes e ela pode deixar os fios ressecados.

Mas, caso você precise utilizar o secador, ele deve estar em uma temperatura não muito quente, com mais vento do que calor. Procure lembrar-se também de manter o secador distante do couro cabeludo, cerca de 30 cm do dele.

Muitas mães têm dúvidas se podem lavar o cabelo todos os dias. Poder até pode, mas é importante ficar de olho na temperatura da água que deve ser sempre morna. Lembre-se de utilizar produtos específicos para os cabelos de bebês, que possuam uma fórmula que não agrida o couro cabeludo, pois ele é delicado. No momento de pentear os cabelos do bebê é indicado utilizar pentes com dentes largos, pontas arredondadas e com cerdas macias.

 

Gostou do artigo falando sobre o porquê que os cabelos dos bebês caem? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos