Conheça como reverter cabelos brancos sem tintura

Notou fios brancos em seu cabelo e deseja reverter essa situação? Mas como fazer isso sem tintura? Neste artigo, você conhecerá tudo sobre a estrutura capilar e como reverter cabelos brancos sem tintura.

Estrutura capilar

O nosso fio capilar é composto por três camadas: cutícula, córtex e medula. Cada uma dessas camadas tem uma função na anatomia capilar, que são:

Cutícula: camada externa dos fios, aquela que conseguimos enxergar. A principal função dessa camada é proteger as camadas internas dos fios, além de ser responsável pela textura e pelo brilho.

Tratam-se das “escamas” do cabelo, que recebem esse nome por lembrarem as escamas de peixe. Quando estão em ótimo estado, ficam alinhadas, resultando em maciez. Quando desalinhadas, tendem a se agarrar uma nas outras, causando a sensação de aspereza, ou seja, a falta de maciez.

Essa camada é a principal, e quanto mais lisa, mais brilho terá. É a parte que mais sofre com agressores externos, como tinturas, secadores, pentes, poluição, calor, umidade, água do mar e vento que, quando em excesso, são capazes de remover a camada protetora de gordura da cutícula e prejudicar as outras camadas;

Córtex: camada interna do fio capilar, aquela que aparece embaixo da cutícula. Essa camada representa cerca de 90% do fio e é responsável pelo volume e pela espessura do cabelo. O córtex é composto quase que totalmente por proteínas e grânulos de melina, que nada mais são que pigmentos que determinam a tonalidade dos fios. O córtex também é responsável pelas funções mecânicas de cada fio, como elasticidade, resistência e permeabilidade;

Medula: camada central do fio que fica sob a cutícula e o córtex. Não há informações concretas sobre a sua função, e a sua presença ao longo do fio é, muitas vezes, descontínua ou até mesmo inexistente. Alguns estudos indicam que a possível função dessa camada esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, porém não há nada conclusivo. Muitos especialistas acreditam que a medula apareça apenas em cabelos brancos.

Como surgem os fios brancos?

Homens e mulheres que gostam de cuidar da aparência ficam desesperados assim que notam um ou dois fios brancos e é comum que pensem como eles surgem. Há algumas teorias que explicam o motivo dos fios brancos.

A teoria mais aceita diz que acontece morte celular programada dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor aos fios. Isso é definido geneticamente e varia conforme as pessoas e as raças as quais elas pertencem. Em pessoas brancas, isso pode ocorrer entre os 35 a 45 anos de idade, já em afrodescendentes ocorre entre os 55 a 65 anos.

Conheça como reverter cabelos brancos sem tintura

Os estresses do dia a dia podem desencadear indiretamente o processo de embranquecimento dos fios. Traumas que geram queda de cabelo, assim como o eflúvio telógeno, vitiligo capilar ou alopecia areata, podem levar os próximos fios a nascerem sem pigmentação. Portanto, em alguns casos, para ter como reverter cabelos brancos sem tintura é interessante usar um peptídeo conhecido como RE30 ou Greyverse.

Esse peptídeo age exatamente no estímulo da melanina e na redução do estresse oxidativo. Ele está presente em uma loção que pode ser aplicada no dia a dia no couro cabeludo. Os estudos sobre como reverter cabelos brancos sem tintura demonstraram uma redução de 30% da densidade dos fios brancos após 90 dias de uso. Porém, para funcionar é preciso ter melanócitos ativos, as células produtoras de melatonina em nosso organismo. Caso contrário, os fios permanecerão sem pigmento mesmo com o uso da loção – sempre conforme a orientação de um especialista.

Se você tem cabelos densos de fios brancos não é recomendado utilizar esse peptídeo, pois pode não funcionar. Muitas europeias, nesses casos, acabam optando por tonalizar quando estão pensando em como reverter cabelos brancos sem tintura e outras acabam assumindo os fios brancos tranquilamente.

Além da opção formulada do Greyverse, chega ao Brasil também uma loção conhecida como RE30, da marca Phyto Paris, que pode ser encontrada em lojas de cosméticos, e promete como reverter cabelos brancos sem tintura. Esse produto é utilizado para fins domésticos que funciona como um cuidado repigmentante para os primeiros sinais de fios brancos. Como o Greyverse, o RE30 apresenta resultado de 30% de repigmentação dos fios brancos, sem efeitos colaterais, e é recomendado para uso contínuo.

Tanto o Greyverse quanto o RE30 são produtos líquidos com peptídeo, indicado para pessoas que não sabem como reverter cabelos brancos sem tintura, e esse líquido devolve o pigmento natural aos fios que ficaram grisalhos. A utilização desses produtos deve ser feita todas as noites, aplicando no cabelo e fazendo uma massagem por alguns minutos.

Lembre-se que para utilizar esse tipo de produto, você precisa consultar um médico dermatologista ou tricologista para o mesmo analisar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso e como reverter cabelos brancos sem tintura.

Gostou do artigo sobre como reverter cabelos brancos sem tintura? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos