Como água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos

A água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos porque apresenta uma série de benefícios para a hidratação e a limpeza de fios. Ganhou espaço nas gôndolas de farmácias, lojas de cosméticos e mercados devido aos seus inúmeros benefícios para a pele, como remoção de maquiagem, hidratação e refrescância.

Além disso, o produto vem sendo utilizado cada vez mais em xampus, condicionadores e máscaras. Ou seja, a água micelar tornou-se também uma tecnologia para os cabelos.

Quando descobriu-se que a água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos, muitas pessoas começaram a aplicar o produto nos fios. Mas nem sempre da maneira correta, o que não gerava nenhum resultado.

Como a água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos?

Os xampus são produtos tradicionais na limpeza capilar. Mas, na verdade, acabam fazendo muito mais que isso, uma vez que retiram até mesmo a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo.

No entanto, a água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos porque é uma substância tensoativa. Isso quer dizer que ela apresenta duas polaridades diferentes, capazes de ocasionar reações opostas.

Em uma extremidade, a molécula da água micelar é hidrofóbica, ou seja, repele moléculas de H2O (água). Sendo assim, essa parte se torna uma espécie de ímã para sujeiras capilares, impurezas, e oleosidade excessiva.

O outro polo da água micelar é chamado de hidrofílico, logo, apresenta um comportamento diferente. Essa extremidade atrai a água que irá varrer a sujeira atraída no outro polo. Como o produto não contém ingredientes e químicas que agridem a pele e o cabelo, essa limpeza fica muito mais suave, saudável e eficiente.

Produtos que hidratam o cabelo, poluição, sujeira do dia a dia e a própria oleosidade podem obstruir os folículos do couro cabeludo, prejudicando a circulação de sangue. O resultado: queda de cabelo ou nascimento de fios fracos.

Há outros benefícios importantes para o uso de água micelar na cabeça, como a prevenção de dermatites e limpeza da pele, o que facilita a absorção de outros tipos de produtos.

Como usar água micelar no cabelo?

O ideal é procurar por produtos capilares à base de água micelar. Atualmente, já é possível encontrar xampus, condicionadores, hidratantes, entre outros com esse ativo na composição.

A água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos se for utilizada diária e corretamente. Por isso, não há nenhum problema no uso contínuo de produtos tensoativos. Esse componente também pode ser utilizado junto com produtos tradicionais, como o xampu que você já usa. Essa mistura não traz nenhum dano à saúde capilar nem tira o efeito da água micelar.

No entanto, o ideal é que os produtos com água micelar sejam utilizados antes dos outros. Após a higienização correta dos fios e do couro cabeludo, é possível aplicar condicionadores, máscaras, cremes hidratantes, entre outros.

Nesses casos, não há a necessidade de usar um xampu tradicional junto com um produto para lavar os cabelos à base de água micelar. Isso apenas custaria mais caro, já que tem efeitos parecidos.

Ao usar a água micelar no cabelo, deixe o produto agir por alguns minutos antes do enxágue. Enquanto isso, massageie os cabelos e, principalmente, o couro cabeludo. Assim, o produto terá um efeito ainda maior.

Checklist: as vantagens da água micelar na cabeça

Confira os principais motivos que explicam por que a água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos:

1 – Limpeza mais eficiente

Por ser um componente tensoativo, a água micelar faz um trabalho redobrado no couro cabeludo, eliminando todas as impurezas e o excesso de oleosidade.

2 – Desobstrução de folículos

r impede que os folículos fiquem entupidos, e isso é importante para a absorção de outros produtos.

3 – Hidratação mais eficiente

A água micelar também ajuda na hidratação, porque a sua higienização prepara melhor o couro cabeludo para receber outros produtos.

4 – Menos agressão ao cabelo

Os produtos com água micelar também geram menos agressão aos fios de cabelo e ao couro cabeludo, por serem, em geral, mais suaves.

5 – Maior penetração nos fios

O resultado desses produtos é mais intenso, já que a água micelar tem uma forte atração de sujidades, gordura e outros e, por isso, limpa profundamente enquanto é suave aos fios, diferentemente dos tradicionais xampus de limpeza profunda.

6 – Regula umidade natural

A água micelar funciona como um repositor de umidade. Ou seja, esses produtos devolvem ao cabelo sua umidade natural, mantendo-o mais forte.

A água micelar ainda é um produto novo, que está passando por diversos testes. No entanto, os seus efeitos são visíveis e rápidos. Portanto, já há diversos motivos que comprovam que a água micelar pode ajudar na saúde dos cabelos.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos