Qual o melhor tipo de água para lavagem de cabelos?

Você já parou pra pensar na possibilidade de que a água que você usa para lavar seus cabelos pode influenciar na vitalidade dele? É disso que vamos falar no nosso texto de hoje, daremos uma ênfase sobre qual o melhor tipo de água para lavagem de cabelos. Não deixe de nos acompanhar.

Qual a melhor água para lavagem de cabelos?

Estudos contemporâneos mostraram que a água que utilizamos para lavar nossos cabelos diariamente influencia completamente na textura, cor e hidratação dos fios. Mas por que isso acontece?

É o exemplo que temos quando fazemos algumas viagens. Percebe-se que algumas vezes os cabelos ficam mais secos ou até mesmo quebradiços. Devido aos inúmeros tratamentos que a água recebe, ela pode ficar carregada de algumas substâncias que são nocivas a estrutura dos fios. E este acontecimento requer um cuidado maior.

Além do clima, umidade e outros fatores ambientais  podem modificar os cabelos, e o tipo de água pode ser determinante.

Diferentes tipos de água

Em uma visão microscópica, os tipos de água não são todas iguais e, portanto, diferem de um lugar para o outro. Dependendo da quantidade de sais como, por exemplo, carbonato de cálcio e sulfato de magnésio, a água pode ser classificada com dura ou mole.

A água chamada de “água dura” contém mais sais minerais que as demais. A dureza da água pode ser permanente ou não. Isso vai depender do que pode acontecer nos ambientes em que ela se encontra. A composição pode ser alterada com o aumento da temperatura, uma vez que pode perder seus sais minerais depois de fervida.

Logo, existe também a “água mole”, e sua característica principal é o baixo teor de sais minerais. As águas destiladas e deionizadas são exemplos. Esse tipo de água é chamada assim pela ausência de sais minerais e íons de sua composição.

Mas, afinal, qual a participação desses sais minerais no tratamento diário dos fios?

Qual a melhor água para lavar os cabelos?

Alguns aspectos devem ser avaliados para se responder a essa questão. Vejamos alguns dados sobre os tipos de água.

Para chegar a algumas conclusões, primeiramente foi avaliada a interferência que pode haver mediante a ausência de sais minerais na água e qual a consequência que isso traria para os fios.

Esse estudo foi realizado em 2013 e foi um dos primeiros a testar o efeito dos diferentes tipos água nos cabelos. Foram selecionadas 15 mulheres entre 20 e 25 anos de idade.

No experimento foram separadas 15 amostras com pedaços iguais de cabelos de cada uma das voluntárias. Nesse teste, os cabelos ficaram mergulhados dez minutos a cada dois dias. Após esse processo, os cabelos eram secos com a ajuda de um secador – isso foi repetido por trinta dias seguidos.

Após esse período, as amostras foram submetidas a testes para avaliar qual seria a melhor água para lavar os cabelos.

Logo em seguida, os cabelos foram submetidos a testes para verificar a força e a resistência dos fios. Por fim, descobriram que a ausência de sais minerais ou o excesso delas não alterava em nada a estrutura dos fios.

Em 2018, outro estudo mostrou resultados diferentes. Nesse teste foram coletadas pequenas mechas de cabelos de 70 homens, num período de três meses. Após os testes, os cabelos imersos em água dura apresentaram redução significativa da sua força.

Os cientistas afirmaram que os cabelos foram afetados de forma negativa pelo fato de que as amostras permaneceram mais tempo sob as águas com concentração maior de sais minerais.

O uso de xampus

A qualidade dos fios não depende só de qual tipo de água para lavagem de cabelos. Um dos fatores que contribui para a fragilidade dos fios é o uso de xampus juntamente com a água rica em sais minerais.

Isso se dá porque acontecem reações químicas entre a água e o xampu, impedindo que o cabelo fique totalmente limpo.

Quanto mais dura, ou seja, quanto mais sais minerais têm a água, mais difícil do xampu ou do sabão fazer espuma e menor a ação desses produtos na remoção da sujeira. Isso aumenta drasticamente a fragilidade dos fios.

A melhor água

Quando o assunto é qual o melhor tipo de água para lavagem dos fios, muitos associam entre a que contém mais sais minerais e outra que contém menos. Mas como vimos nos estudos, dificilmente a água dura ou mole irá influenciar na estrutura dos fios.

O que pode acontecer é o uso demasiado de água quente juntamente com certos tipos de produtos para cabelos, pois a água quente sozinha apenas tem o efeito de abertura das cutículas dos fios. Portanto, o que realmente causa dano são os agentes químicos, sobretudo por conta do pH dos produtos utilizados.

Assim, a melhor coisa a se fazer é lavar os cabelos com a água e, portanto, os produtos corretos podem evitar problemas capilares.

Gostou das informações que repassamos a respeito do tema “qual o melhor tipo de água para lavagens de cabelo?”. Não deixe de deixar sua pergunta para nossos especialistas.

É disso que vamos falar no nosso texto de hoje, daremos uma ênfase sobre qual o melhor tipo de água para lavagem de cabelos. Não deixe de nos acompanhar.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos