Quais as 5 vantagens de xampu sem sulfato e parabenos para os fios?

Sabemos que a indústria farmacêutica investe milhões em novos produtos para cabelos todos os anos. Também que o mercado desses produtos tem aumentado, e com o passar dos anos tem-se investido mais ainda em produtos naturais, no que se refere à composição química para cosmético capilar.

A indústria de cosméticos, observando o comportamento de quem procura por produtos capilares, passou a considerar e se adaptar às exigências dos clientes que estão cada vez mais procurando por novos produtos que contenham substâncias naturais. Tratando-se de produtos para cabelos, o xampu sem sulfato e parabenos tem subido no ranking na busca por produtos dessa qualidade.

Nesse sentido, no texto de hoje vamos conhecer mais sobre as vantagens de xampu sem sulfato e parabenos. Acompanhe.

Sulfatos e parabenos: para que servem?

Sulfatos:

Os sulfatos presentes nas fórmulas de  xampus são considerados agentes surfactantes. Esses agentes são capazes de enfraquecer as ligações químicas que prendem qualquer tipo de sujeira aos fios ou ao couro cabeludo.

Esses agentes também conseguem dissolver as gorduras que são produzidas no couro cabeludo, também conhecidas como oleosidade natural da pele.

Portanto, eles são os responsáveis pelo controle da oleosidade da pele e da remoção da sujeira.

Mas, é importante lembrar que nem todos os tipos de xampus trazem em sua composição o sulfato. Técnicas como “low poo” defende que para que cabelo seja limpo é necessário somente água, ou seja, o uso de xampus e produtos capilares sem sulfatos e outros compostos como petrolatos e silicones.

Parabenos:

Essas substâncias são compostas com propriedades antimicrobianas que são usadas na preservação de produtos industrializados como cosméticos, alimentos e remédios. São utilizados principalmente por serem de baixo custo e de baixa toxidade, e eles são muito usados ao redor do mundo.

Sabe-se que são produtos naturais que podem ser encontrados na natureza e que quando ingeridos são rapidamente eliminados pela urina. Por serem muito utilizados em alimentos, essas substâncias podem ser encontradas no organismo, especialmente na pele.

Outro fato que chama a atenção é que alguns parabenos têm uma leve atividade estrogênica, o que para alguns pesquisadores a ação deles pode ter a ver com alterações hormonais.

Cientistas afirmam que ao observar alguém que faz uso diário de alguns produtos de higiene pessoal, os parabenos podem ser encontrados juntos ao tecido da pele em relação a quem não usa com tanta frequência.

Entre os líquidos do corpo humano onde podem ser encontrados os parabenos temos como exemplo: o sêmen, o leite materno, sangue e urina.

Possíveis riscos que o sulfato e parabenos podem trazer

Como foi dito acima, as vantagens de xampu sem sulfato e parabenos têm sido o alvo atualmente dos consumidores.

O sulfato pode ajudar a remover oleosidade e sujeiras dos fios, porém, ao mesmo tempo, pode causar quebra dos fios e torná-los quebradiços. Isso porque somente o excesso de oleosidade pode fazer mal aos fios.

Porém, sabemos que o sebum ajuda a proteger a pele de possíveis infecções da pele, assim também como ajuda na hidratação e previne a quebra. E, retirando totalmente essa proteção natural do couro cabeludo, os cabelos tornam-se vulneráveis.

Já com os parabenos a questão é a saúde.

A preocupação maior surgiu quando encontraram os parabenos em tecidos mamários com câncer. Isso preocupou os especialistas, que acreditam que as propriedades estrogênicas dos parabenos poderiam contribuir no desenvolvimento do câncer.

Mas apesar da dúvida sobre essa relação, não há dados científicos suficientes para comprovar essas suspeitas que sirvam de norte para banir de vez os parabenos dos alimentos e produtos cosméticos em geral.

Por isso, podemos listar as cinco vantagens do xampu sem sulfato e parabenos.  Mas, antes de listarmos, devemos ter consciência de que lavar os cabelos com xampu sem sulfato e sem parabenos exige cuidados especiais, uma vez que a forma de lavar os cabelos muda quando não se utiliza xampu com sulfato.

Pois, este não espuma e exige uma lavagem mais detalhada, onde é necessário lavar os cabelos esfregando-os com um pouco mais de força para que a sujeira seja retirada com a ajuda dos dedos e não mais com as substâncias presentes nos xampus tradicionais.

As cinco vantagens do xampu sem sulfato e parabenos:

  1. Evita o ressecamento do fio, a porosidade e a quebra;
  2. Dá maior resistência a fibra capilar tornando os fios mais fortes;
  3. Deixa o couro cabeludo e os fios mais saudáveis e sedosos;
  4. Evita alergias que podem ser causadas pelo sulfato;
  5. Mantêm a cor dos cabelos mais vibrante.

Considerações finais sobre o uso de xampus sem sulfato e sem parabenos

A indústria de cosméticos tem sofrido pressão da mídia para substituir sulfatos e parabenos de suas fórmulas. E a internet tem contribuído para essa propagação, mostrando os benefícios que o uso de xampus sem sulfato e sem parabenos pode oferecer.

Assim, ao perceber qualquer problema relacionado à queda de cabelo, não saia por aí apenas pesquisando por conta própria, procure imediatamente um especialista no assunto e comece já a seguir suas orientações, pois ele saberá como solucionar da melhor forma seu problema.

Gostou de nossa postagem de hoje, onde falamos sobre as cinco vantagens de xampu sem sulfato e sem parabenos? Então, não se esqueça de deixar sua pergunta ou sugestão nos comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos