Quatro dicas para reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos

Comparando o mundo contemporâneo com tempos atrás, podemos perceber que a incidência de pessoas com cabelos brancos tem aumentado. Seja pelo ritmo acelerado das grandes cidades, seja pelos fatores que acompanham esse ritmo: má alimentação, descanso inadequado, estresse, entre outros.

E é sobre o tema “reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos” que vamos falar hoje. Acompanhe, que está muito interessante.

Influências do meio em que vivemos

Se você tem pouca idade e já percebeu cabelos brancos em sua cabeça, ainda que em pouca quantidade, já parou para pensar qual seria a causa do surgimento tão precoce?

Sabemos que nossa carga genética é a maior responsável pela cor dos cabelos, formato do rosto, das unhas, da cor da pele etc., assim como certas características que vão surgindo em cada fase da vida. Ou seja, os genes também são responsáveis pelo aparecimento tão rápido dos fios brancos. Pesquisadores ingleses fizeram uma análise em cerca de 6.300 pessoas, percebendo que o gene IRF4 é um dos responsáveis pela perda de pigmentação dos fios. Entretanto, a genética só pode ser responsabilizada por 30% dessa alteração. Os outros 70% envolvem estilo de vida, estresse etc.

A falta de nutrientes, por exemplo, é um fator que pode acarretar na queda desenfreada de cabelos, assim como na alteração de sua cor natural.

A notícia boa é que com os estudos científicos atuais é possível prevenir ou resolver o problema e reduzir o problema de surgimento de cabelos brancos.

Causas do aparecimento dos cabelos brancos de forma precoce

O estilo de vida da população atual pode trazer muitos malefícios à saúde. No que se diz respeito ao aparecimento de cabelos brancos, não poderia ser diferente.

Com o tempo, a melanina, responsável pela cor natural dos cabelos, vai diminuindo, e isso leva ao aparecimento dos primeiros cabelos brancos. A Academia Americana de Dermatologia divulgou que mais da metade das pessoas do mundo com idade igual ou acima de 45 anos já têm cabelos brancos em grande escala.

Como é de conhecimento, existem vários fatores que levam à diminuição da produção natural da melanina (proteína), tais como:

  • Fatores genéticos
  • Drogas em geral
  • Excesso de preocupação
  • Estresse
  • Falta de nutrientes adequados ao organismo/má alimentação
  • Sedentarismo
  • Doenças
  • Entre outros

Quatro dicas para reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos

Antes de passarmos as dicas a seguir, é importante que fique claro que esses possíveis tratamentos só terão resultados esperados se forem feitos de forma frequente. E tenha consciência de que será possível controlá-los, não fazer com que estes desapareçam por completo.

Um dos cuidados que se deve ter para prevenir ou controlar o aparecimento dos fios brancos está na alimentação. Alimentos ricos em grãos e castanhas estão no topo como propulsores de bioativos para a boa saúde do corpo.

  1. Cebola

Esta dica é muito importante para quem deseja reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos.

Estudos feitos pela Universidade de Bradford (Reino Unido) afirmam que o aparecimento de cabelos brancos resulta, principalmente, do acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz dos folículos. O que causa esse acontecimento é a redução de um antioxidante natural chamado de catalase.

O suco da cebola serve para limpar os folículos e promove a redução da catalase, o que impede o aparecimento de mais cabelos brancos. Seu modo de usar é bem simples: extraia o suco da cebola e, em seguida, aplique no couro cabeludo, deixando agir por volta de 30 minutos. Depois, lave-o com água e o xampu de sua preferência.

  • Abacate

Para reduzir a velocidade do surgimento de cabelos brancos, o abacate traz vários benefícios à saúde, inclusive aos cabelos. O abacate contém gorduras naturais, minerais, ácidos graxos e vitamina E, por isso apresenta características regenerativas, que podem auxiliar na hidratação do bulbo capilar e evitar que apareçam fios de cabelos brancos.

O procedimento é o mesmo do suco da cebola.

  • Henna

Este produto é conhecido como tingidor natural, e é ótimo para quem deseja reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos por não conter nenhuma química em sua composição. A henna age nos fios proporcionado uma cor mais avermelhada. Uma dica importante: ao utilizar este produto, misture-o com groselha indiana para dar uma tonalidade mais acentuada e, se preferir, junte-a ao óleo de coco para escurecer mais ainda.

  • Óleo de argan

Este óleo é conhecido pela indústria de cosmético como um ótimo hidratante para os fios. Seu modo de uso também é simples: faça uma máscara com o óleo e com o condicionador de sua preferência, aplique-os nos cabelos, fazendo uma boa massagem, e deixe agir por volta de 30 minutos. Em seguida, lave-os com água morna.

Cuidados com os cabelos

O melhor remédio ainda é a prevenção e também é a única forma de reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos.

Cuide de sua alimentação, evite comidas pesadas e ricas em óleo, gorduras ruins etc. Pratique alguma atividade física e procure passatempos que lhe tragam prazer, assim o estresse será evitado, já que este é um dos motivos do aparecimento de fios brancos.

Agradecemos sua leitura sobre nosso tema de hoje no qual tratou sobre “quatro dicas para reduzir a velocidade de surgimento de cabelos brancos”. Deixe sua pergunta para nós, ficaremos felizes em responder.

A notícia boa é que com os estudos científicos atuais é possível prevenir ou resolver o problema e reduzir o problema de surgimento de cabelos brancos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos