8 dicas de alimentação para ajudar na saúde dos fios

O cuidado com a limpeza e a aplicação de produtos de qualidade nos cabelos são fatores que trazem benefícios garantidos para manter cabelos bonitos e bem tratados.

Porém, somente esses fatos não garantem integralmente a saúde dos fios, e, para isso, é fundamental adotar uma alimentação adequada e rica em nutrientes que possam auxiliar no fortalecimento dos cabelos, assim como é benéfica para a saúde geral da pessoa.

Vamos apresentar 8 dicas de uma boa alimentação para ajudar na saúde dos fios.

8 dicas de alimentação para ajudar na saúde dos fios

Contar com boa alimentação para ajudar na saúde dos fios

A boa alimentação para ajudar na saúde dos fios é algo que deve ser buscado, pois tem base científica. Os alimentos oferecem substâncias benéficas ao corpo e ainda melhoram a saúde de forma consistente.

No caso específico dos fios de cabelos, os alimentos ricos em proteínas que contêm aminoácidos atuam para fortalecer esses fios a fim de evitar o aumento da queda.

O uso de alimentos ricos em ferro, biotina, ômega 3 e zinco são fundamentais para garantir a saúde dos cabelos e seu crescimento.

Mas há de se destacar que nos casos em que mesmo após uma alimentação adequada forem identificados problemas nos cabelos ou couro cabeludo, é importante consultar um médico para avaliar as causas.

Importante destacar que existem hábitos que devem ser abandonados para contribuir com a alimentação adequada a ter uma saúde geral de melhor qualidade. Entre esses hábitos, podemos citar excesso de consumo de café, álcool, uso de açúcar refinado e farinha branca.

Esses são hábitos que impactam diretamente em sua saúde e que devem ser evitados.

  • Alimentos ricos em vitamina A

Fazer uso de alimentos ricos em vitamina A contribui na alimentação para ajudar na saúde dos fios.

Diversos alimentos contêm essa vitamina e podem auxiliar nessa missão, consumir com habitualidade cenoura, tomate, beterraba, melão e mamão, são indicados para atender seu objetivo de saúde capilar.

Esse tipo de vitamina atua ainda nos folículos por ser antioxidante, atuando sobre o enfraquecimento.

O leite também é indicado por fornecer além da vitamina A, a B1, B2, B6 e B12, zinco, potássio, magnésio e fósforo, que atuam  com mais força para evitar a queda de fios.

  • Ovos

Se desejar cabelos hidratados, consumir ovos regularmente faz parte da alimentação para ajudar na saúde dos fios.

Rico em proteínas e aminoácidos, além de zinco, ferro e selênio, esse alimento atua na melhoria do crescimento dos fios e os mantêm mais saudáveis.

Atua diretamente nos folículos capilares por contribuir com as proteínas que compõe essa parte do couro cabeludo.

  • Consumir alimentos ricos em minerais

Consumir fígado ou feijão com habitualidade contribui na alimentação para ajudar na saúde dos fios. Ricos em ferro, auxiliam a oxigenar o couro cabeludo, fortalecendo os fios de cabelos.

Além do ferro, esses alimentos contêm zinco, que impacta diretamente na força de crescimento dos fios, mantendo sempre resistentes a quebras e enfraquecimento.

Ingerir alimentos ricos em silício, como amendoim, castanha-do-pará e amêndoa, são importantes para manter os cabelos cheios e com brilho.

  • Espinafre

Com grande quantidade de ferro, o espinafre cumpre um papel de destaque para o crescimento dos fios, por aumentar a oxigenação no couro cabeludo. Contém ainda vitamina A e C.

  • Batata-doce

Rica em carboidrato de qualidade, biotina e vitamina C, contribui diretamente como fornecedora da nutrientes dos fios de cabelo. Contém boa quantidade de vitamina A, que atua no crescimento dos fios.

Um alimento de excelente ação no organismo e que deve ser consumido para a melhoria da saúde dos cabelos.

  • Peixes

Alguns peixes ricos em ômega 3 são indicados para consumo e melhoria dos fios de cabelos. Atum, salmão, sardinha são indicados para suprir essa necessidade.

Além disso, o uso de algumas sementes também se faz presente, como linhaça e nozes.

  • Abacate

Fonte de gordura boa, atua diretamente no crescimento dos fios de cabelos, por conter a vitamina E em sua estrutura.

Atua diretamente na proteção da pele e do couro cabeludo, contribuindo para dar mais força aos fios de cabelo.

Conclusão sobre alimentação para ajudar na saúde dos fios

É fundamental o papel da alimentação para ajudar na saúde dos fios e também na melhoria de qualidade de vida de qualquer pessoa.

Fortalecendo a saúde com uma alimentação adequada é possível manter seus cabelos e corpo saudáveis.

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