Cicatriz no couro cabeludo: como pode interferir em seus fios

Dentre os problemas relacionados à saúde capilar, as cicatrizes no couro cabeludo incomodam bastante aqueles que apresentam esse quadro.

A formação de cicatrizes, como sabemos, é a forma pela qual o organismo repara tecidos lesados.

Trata-se de um processo natural, que ocorre de modos diferentes de acordo com a profundidade onde a pele ferida.

Porém, você já sabia que a cicatriz no couro cabeludo é capaz de afetar o ciclo normal dos fios de cabelos?

Se você deseja saber mais sobre como cicatriz no couro cabeludo pode interferir na saúde dos fios, esse artigo foi feito para você. Boa leitura!

Como a cicatriz no couro cabeludo pode afetar o crescimento dos cabelos?

Para entender como uma cicatriz no couro cabeludo pode interferir no nascimento e crescimento dos cabelos, é preciso compreender como se dá o nascimento dos fios.

O couro cabeludo é composto por inúmeras pequenas estruturas chamadas de folículos pilosos, ou folículos capilares.

Esses folículos são os responsáveis pela produção e renovação dos fios de cabelos e localizam-se cerca de 3 a 5 milímetros da superfície da pele.

Para que os fios de cabelos possam continuar se renovando, é imprescindível que as estruturas fundamentais dos folículos pilosos prossigam funcionando.

Uma dessas estruturas é o bulbo capilar, um reservatório de células-tronco capilares, necessário para a formação de novos fios de cabelo.

Segundo estudos científicos, o bulbo capilar situa-se a cerca de 1,65 milímetro da superfície do couro cabeludo.

Desse modo, é possível afirmar que, caso o ferimento que tenha dado origem à cicatriz tenha afetado mais de 1,5 milímetro de profundidade do couro cabeludo, é possível que a região não seja capaz de comportar o nascimento de novos fios.

Já no caso de outras partes do corpo, apesar de estudos científicos evidenciarem o mesmo tipo de ocorrência, alguns casos raros apresentaram o aparecimento de pelos em torno da região cicatrizada.

Como cuidar da cicatriz no couro cabeludo?

Assim como o restante do corpo, o couro cabeludo também está sujeito a sofrer irritações, inflamações ou machucados.

Mesmo que você não se incomode com a exposição da cicatriz no couro cabeludo, é aconselhável a busca por tratamentos.

Isso porque a cicatriz no couro cabeludo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como o câncer de pele. Afinal, essa região é a parte do corpo mais exposta à radiação solar.

Alternativas para o tratamento de cicatrizes no couro cabeludo incluem desde produtos e métodos não cirúrgicos até procedimentos mais avançados.

Confira, abaixo, algumas das mais opções mais populares de tratamento:

1. Cirurgia reparadora

Algumas técnicas são capazes de extinguir a cicatriz, reconstruindo a área onde não há presença de fios.

Embora sejam cirurgias mais avançadas, são eficazes principalmente para o tratamento de cicatrizes finas, em tamanhos médios ou pequenos.

2. Transplante capilar

O transplante capilar pode ser realizado de várias formas. Uma dessas técnicas, a FUE, realiza a transferência de folículos pilosos por meio de micropunch.

Já o método DHI compreende a aplicação dos folículos com uma pinça ou caneta implantadora. Trata-se de um procedimento mais complexo, porém de eficácia garantida.

3. Próteses capilares

Uma opção bastante famosa para o tratamento de cicatriz no couro cabeludo é por meio de próteses capilares.

Em casos nos quais a cicatriz é mais extensa, tratamentos cirúrgicos costumam surtir resultados mais superficiais e menos efetivos.

Nesses casos, o uso de próteses é uma excelente opção para a reconstrução capilar da cicatriz.

Diversas técnicas e produtos podem auxiliar, desde perucas até próteses mais sofisticadas, produzidas parcialmente sob medida e com materiais adequados.

4. Maquiagem capilar

Para aqueles que evitam a submissão a procedimentos mais complexos, existem no mercado algumas opções de produtos para a instantânea camuflagem capilar.

A maquiagem capilar Jet Hair, produzida pelo Miss Mag Cosméticos, por exemplo, tem composição à base de queratina e sua aplicação é capaz de disfarçar falhas e regiões com clareiras no cabelo.

Esse produto, ao entrar em contato com os fios, adere a eles e faz o volume dos cabelos aumentar de modo instantâneo, de modo bastante natural.

Antes de optar por qualquer tratamento ou produto, indicamos que procure a opinião de um profissional dermatologista, que levará em consideração as propriedades e as reais necessidades de seus fios para a adoção das estratégias mais apropriadas.

Conclusão sobre cicatriz no couro cabeludo: como pode interferir em seus fios

Neste artigo, trouxemos algumas das principais informações sobre cicatriz no couro cabeludo e sobre como essas pequenas marcas podem influenciar diretamente no nascimento e crescimento dos fios de cabelo.

Apesar disso, trata-se de um quadro passível de ser tratado, tanto por produtos de fácil aplicação como por procedimentos mais avançados.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo e aprendido com nossas dicas sobre cicatriz no couro cabeludo. E caso tenha restado qualquer dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário para nosso time de especialistas.

Se você deseja saber mais sobre como cicatriz no couro cabeludo pode interferir na saúde dos fios, esse artigo foi feito para você.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos