5 dicas para deixar couro cabeludo saudável

Para quem busca cabelos saudáveis e belos, pensar na saúde do couro cabeludo é essencial.  Isso porque está diretamente associado ao nascimento e crescimento dos fios de cabelo, bem como sua conservação e beleza.

Se busca dicas para deixar couro cabeludo saudável, este  artigo foi feito para você. Aqui, será possível aprender sobre quais as principais funções do couro cabeludo, a importância de seu cuidado e, é claro, algumas dicas para deixar couro cabeludo saudável. Boa leitura!

Por que é importante deixar o couro cabeludo saudável?

Para compreender a importância do couro cabeludo no contexto dos cuidados capilares, é preciso entender o processo de nascimento e crescimento dos fios.

Os fios de cabelos, assim como os pelos do restante do corpo, nascem a partir dos folículos pilosos – estruturas complexas que contam com:

  • Bulbos;
  • glândulas;
  • músculos;
  • e outros órgãos, não menos relevantes.

Assim, é possível concluir que, no couro cabeludo, localizam-se inúmeros folículos pilosos, responsáveis por dar origem aos nossos fios de cabelos. Dessa forma, é válido afirmar que o couro cabeludo é um dos principais responsáveis pela sustentação e crescimento dos fios.

A partir disso, é válido ressaltar  que, ao cuidar de seu couro cabeludo, você está  criando condições saudáveis para o contínuo crescimento e manutenção de seus cabelos.

Quais problemas comuns causados a partir do couro cabeludo?

A dermatite seborreica – também conhecida como caspa – é um processo caracterizado pela descamação do couro cabeludo, que pode ser branca ou amarelada.

Muitas vezes, a ocorrência desses quadros pode indicar excesso de oleosidade ou ressecamento em demasia do couro cabeludo, além da ação de fungos. Outros sinais como machucados, coceira e vermelhidão também podem indicar certas fragilidades do couro cabeludo como:

  • reações alérgicas;
  • excesso de lavagens;
  • arranhões, entre outros.

Como deixar couro cabeludo saudável?  

1. Durante o enxágue, atente-se à temperatura da água

Embora o enxágue dos cabelos com água quente possa ser bastante relaxante, trata-se de um procedimento bastante danoso ao couro cabeludo.

A água quente, quando em contato com o couro cabeludo, estimula a produção exacerbada das glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade dos fios.

Isso pode ser agravado pela lavagem diária dos cabelos, capaz de diminuir a oleosidade natural e provocar excesso de sebo, originário da ação das glândulas sebáceas. Como resultado, seu cabelo apresentará aspecto engordurado, com poros obstruídos.

Recomenda-se o enxague dos cabelos com água fria ou morna, e preferencialmente em dias alternados.

Desse modo, você estará garantindo a limpeza dos fios, evitando desgastes ocasionados pelo excesso de água e pelo enxague com água quente.

2. Não durma com os fios molhados

Para deixar couro cabeludo saudável, outra dica que deve ser levada em consideração é jamais dormir com os cabelos ainda molhados.

Isso porque os cabelos molhados criam um ambiente bastante adequado para a ação e proliferação de fungos, danosos à saúde dos fios e do couro cabeludo.

Além de possíveis infecções fúngicas, dormir com fios molhados pode ainda prejudicar a força dessas estruturas capilares e evidenciar problemas no couro cabeludo como a já mencionada caspa. .

3. Massagem capilar

A massagem capilar é uma excelente técnica para deixar couro cabeludo saudável, especialmente entre aqueles que desejam acelerar o processo de crescimento dos fios.

Com as pontas dos dedos, realize movimentos circulares no couro cabeludo, desde a região da nuca até as proximidades da testa. Após isso, apoie as mãos abertas sobre a cabeça e faça pressão.

Pode ser realizada três vezes na semana, antes da lavagem dos fios. Indica-se a utilização de óleos essenciais.

Além da sensação de bem-estar, o principal benefício dessa técnica refere-se ao aumento da circulação sanguínea da região, que estimula o crescimento dos fios e o fortalecimento das  raízes capilares.

4. Mantenha uma dieta balanceada

Os cabelos são formados por um conjunto de substâncias que absorvemos, principalmente, por meio da alimentação.

Sendo assim, uma dica essencial para garantir a saúde de seu couro cabeludo é a manutenção de uma dieta equilibrada, rica em proteínas e demais nutrientes.

Dê preferência a alimentos como carnes, ovos e leite, fontes de proteínas, capazes de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios. Além disso, o zinco, encontrado em frutos do mar, age controlando a oleosidade natural dos fios.

5. Em caso de dúvida, procure um médico

Caso você venha notando diferenças em seu couro cabeludo, seja decorrente de procedimentos químicos ou não, indicamos que busque um profissional dermatologista.

Por meio da tricologia, seus cabelos e couro cabeludo serão devidamente analisados, de modo que sejam identificadas suas propriedades e necessidades.

Conclusão sobre 5 dicas para deixar couro cabeludo saudável

Neste  artigo, elencamos cinco dicas bastante úteis para aqueles que desejam deixar couro cabeludo saudável.

Esperamos que tenha  gostado e aprendido com nosso texto . Caso tenha restado qualquer dúvida, não se esqueça de nos deixar seu comentário para nosso time de especialistas nos cuidados com cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close