Dormir com cabelo úmido faz mal: mito ou verdade?

Manter os cabelos sempre saudáveis e bonitos é a preocupação de muitas pessoas, e existem alguns ensinamentos que são passados por gerações de receitas e costumes que podem auxiliar ou prejudicar os fios.

Entre esses conceitos da cultura popular  existe a afirmativa que não se deve dormir com cabelos molhados -certamente qualquer pessoa já ouviu isso.

Neste artigo, vamos apresentar se é mito ou verdade que dormir com cabelo úmido faz mal e assim você poderá saber, com base nos estudos científicos, o que ocorre com os fios numa situação assim.

Por que as pessoas dormem com os cabelos molhados?

Antes de analisarmos se dormir com cabelo úmido faz mal, é importante entender por que esse hábito de molhar os cabelos antes de dormir é adotado entre muitas pessoas.

Vivemos tempos de muita correria e compromissos, que fazem parte de um mundo cada vez mais conectado e exigente em termos de necessidades pessoais.

Com isso, o tempo acaba sendo reduzido, e as atribuições diárias muitas vezes não permitem que nos cuidemos de maneira adequada.

Assim  as pessoas passam a se tratar ao fim de cada jornada, de tarefas domésticas e profissionais, de desenvolvimento educacional e dos cuidados com a saúde.

A maioria das pessoas cuida do trato dos cabelos antes de deitar, por ser o tempo que dispõe, ou mesmo para se refrescar antes de dormir. Nesses casos, os fios e o couro cabeludo acabam retendo umidade sem ter tempo de secar.

Dormir com cabelo úmido faz mal à saúde?

Muitas vezes, as pessoas evitam lavar a cabeça antes de dormir para evitar prejuízos a saúde, como ficar gripadas ou mesmo desenvolver sinusites.

Os estudos científicos ainda são inconclusivos quanto a esse tipo de problema.

Porém, já se sabe que a umidade nos cabelos pode provocar sintomas de dores nos olhos, que podem ser confundidas com sinusite, e até mesmo expandir as dores aos seios da face, provocando os mesmos sintomas de uma sinusite.

Esse processo pode ser provocado tanto pela umidade maior na região como por frio mais intenso, e dessa forma deve ser evitado, até que a ciência possa concluir seus estudos e garantir a saúde das pessoas.

Dormir com cabelo úmido faz mal aos cabelos?

Os cabelos precisam de hidratação adequada para se manterem fortes e saudáveis, então molhar os fios não tem maiores riscos, pelo contrário, é uma ação totalmente indicada para fortalecê-los.

Mas a hidratação não é a mesma coisa que se verifica quando estamos falando de umidade, que não traz benefícios e pode comprometer os fios, por provocar maior atrito dos fios com o travesseiro, fazendo com que se enfraqueçam e caiam.

Além disso, cabelos úmidos podem ser mais facilmente embaraçados, criando enfraquecimento e possibilidade de quebra maior.

Dormir com cabelo úmido faz mal ao couro cabeludo?

Sim, o couro cabeludo também é afetado, pois como os fios demorarão mais tempo para que sequem, podem surgir problemas de dermatite seborreica e assim trazer vários problemas para os folículos pilosos.

Isso enfraquece os fios e provoca queda e comprometimento com o seu crescimento.

O contato com o travesseiro inibe a dissipação da umidade que fica retida e provoca danos de forma intensa, com o surgimento de fungos e caspa.

Qual o prazo para secar os fios e o couro cabeludo?

O ideal é que os cabelos sequem de forma natural, pois o uso de calor gerado pelos secadores manuais pode afetar a saúde dos fios.

E o tempo para que os fios sequem depende de muitos fatores, como o tipo de cabelo, o tamanho e até a quantidade de água que os fios recebem.

Normalmente, a pessoa sabe o tempo necessário para que seus cabelos possam ficar secos; dessa maneira, pode calcular esse tempo.

Mas alertamos que qualquer descuido pode provocar danos aos fios, então é melhor não arriscar.

Dormir com cabelo úmido faz mal?

Certamente dormir com cabelo úmido faz mal à saúde da pessoa, assim como aos fios e couro cabeludo.

Assim, é importante mudar seus hábitos e fazer a lavagem dos fios com bastante antecedência ao deitar e priorizar essa limpeza no início da noite.

Caso não possa, o ideal é que passe a realizar a lavagem dos fios pela manhã, antes de iniciar suas atividades, e assim preservar mais os cabelos, sem riscos.

Por que dormir com cabelo úmido faz mal?

Dormir com cabelo úmido faz mal sim, tanto ao couro cabeludo quanto aos fios, e assim o melhor é tentar lavar os cabelos durante o dia ou com bastante tempo antes de se deitar.

Como os fios podem ficar enfraquecidos, eles podem cair com maior intensidade e começar um processo de calvície, que pode ser disfarçado com uma maquiagem capilar de qualidade.

Nesse caso, a melhor opção para disfarçar o início de calvície é usar Jet Hair. Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo e seu tema Dormir com cabelo úmido faz mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close